O que é ROI? Essa é uma métrica usada para saber se uma empresa está dando o retorno esperado diante de um investimento financeiro realizado.
Ao aplicarmos isso na realidade do pequeno empreendedor, vemos a importância de seguir o mesmo princípio: entender como funcionam as métricas capazes de apresentar os resultados de venda dos produtos, aumento de clientes, lucratividade e rentabilidade do seu negócio.
Mas é por meio do cálculo dessa métrica que você terá os dados certos. E assim, tomar as próximas decisões de investimento no seu negócio. Conheça a seguir mais sobre o que é ROI.
O que é o ROI?
A sigla ROI vem do inglês e significa Retorno Sobre o Investimento (Return on Investiment). De uma maneira simples de explicar, o ROI mede o quanto a sua empresa ganhou ou perdeu de dinheiro dentro de um determinado período através do seu índice de rentabilidade.
O ideal é que o ROI seja calculado de forma periódica. Para assim, o empreendedor ter mais controle sobre o que está sendo investido em seu negócio e qual o retorno obtido. Você vai aprender como calcular o que é ROI da sua empresa nos próximos tópicos.
Por exemplo, quando você cria campanhas e anúncios dos seus produtos e serviços nas redes sociais, espera-se que essas ações gerem lucros.
Então, se você investe R$ 5.000 em anúncios, é necessário que seja recuperado pelo menos o valor inicial empregado, mais 30% de lucro (uma porcentagem mínima) que é R$ 1.500,00, totalizando R$ 6.500,00.
Qual a importância de calcular o ROI?
É importante saber o que é ROI e calculá-lo de maneira correta. Ele é uma das métricas mais eficazes quando se trata de saber se o investimento feito na empresa está dando resultado.
É como se fosse uma medida usada para obter o resultado de uma campanha de marketing em uma empresa.
O ROI precisa ser mensurado dentro de uma campanha de marketing. Ele é uma métrica que faz parte do universo da publicidade.
Por se tratar de um indicador, saber o que é ROI também ajuda a mostrar para o mercado o quanto a sua empresa está rendendo, como ela usa os recursos que tem para fazer o negócio crescer.
Como se calcula o ROI?
Depois de entender o que é ROI e calcular de forma correta, ficará muito mais fácil efetuar o cálculo em suas campanhas de marketing.
É necessário subtrair a receita gerada de um investimento pelo custo, depois dividir o resultado pelo custo novamente e multiplicar o resultado por 100.
A fórmula
A fórmula para calcular o ROI é:
ROI = Receita – Custo
__________________ X 100
Custo
A receita mencionada aqui é apenas a que foi gerada a partir de uma campanha de marketing.
Como interpretar o resultado do ROI? Você encontrará um valor em porcentagem, representando o retorno líquido daquele investimento. Ou seja, a cada real investido obtivemos uma determinada porcentagem.
O ROI na prática
Vamos dar um exemplo agora de como calcular o valor do ROI de uma empresa. Uma determinada empresa investiu R$ 2.000 em campanhas dos produtos e serviços nas redes sociais.
Através desse investimento, o empreendedor obteve um valor de R$ 3.500 de vendas em produtos, dentro de um mês. Se ele quiser saber o ROI dessa campanha, deve-se usar a fórmula:
ROI = (Receita) R$ 3.500,00 – (Custo) R$ 2.000,00
___________________________________________
(Custo) R$ 2.000,00
R$ 1.500,00
____________
R$ 2.000,00 dividindo os valores, obtemos 0,75.
Multiplicando 0,75 por 100 teremos 75%, ou seja, a cada 1 real investido na campanha o retorno é de 75%.
O ROI negativo acontece quando os valores são abaixo de zero, tal como, – 35%, – 75%,
– 80% – o que significa que, mediante todo o investimento financeiro realizado em campanhas de vendas, a empresa acabou perdendo dinheiro ao invés de ganhar.
A partir desses resultados (mesmo que sejam negativos) é preciso traçar rotas e soluções para que eles melhorem e você tenha sempre um crescimento de lucro e de vendas na sua empresa. Além de calcular a diferença entre lucratividade e rentabilidade
Tipos de campanhas onde o ROI pode ser calculado:
- Links patrocinados: digamos que você investiu em links patrocinados sobre seus produtos, loja virtual ou site no Google. Vamos supor que o custo desses links foi de 10 mil reais e as vendas foram de 20 mil reais, esse é um investimento que trará um bom ROI
- Banners em plataformas: são aqueles tipos de anúncios que ficam expostos em sites e plataformas, fazendo propagandas da sua empresa. Digamos que investiu 15 mil reais em anúncios e obteve 20 mil reais em vendas – também é um exemplo de ROI positivo
- Marketing de conteúdo: quando a empresa investe em criação de conteúdo, como por exemplo, em blogs, portais, sites e até mesmo nas redes sociais
Vamos supor que nessa campanha você investiu 5 mil reais e obteve com acessos e direcionamentos para o seu site um total 10 mil reais. Com isso, você vai gerar um ROI positivo.
Como montar meu relatório?
É muito válido documentar os resultados obtidos através dos cálculos ROI de cada campanha de marketing. Para que assim, você compare e verifique se a sua empresa está mandando bem no marketing.
Confira agora os passos para montar o seu relatório:
1º passo – definir qual o objetivo do relatório: saber se uma campanha está dando resultado, traçar um novo rumo de vendas dos seus produtos e etc. No caso de empresas maiores, esses relatórios servem para mostrar aos gestores como anda os resultados de publicidade.
Quando as empresas são menores, como no caso de microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte, os objetivos com o relatório podem ser usados para saber como e quanto investir no seu negócio.
2º passo – coletar os dados: reúna os dados para fazer os cálculos e encontrar o ROI da sua empresa.
3º passo – análise dos resultados: deve-se analisar de forma bem crítica se os resultados obtidos foram ruins ou bons.
Agora, é necessário sempre analisar esses resultados. Com isso, a sua empresa cria campanhas melhores ao longo do tempo, além de organizar seu financeiro. Nas datas comemorativas, é possível se preparar para vender mais, obter um retorno maior sobre o investimento e o lucro.
Para que você possa entender ainda mais sobre o que é ROI e como calcular facilmente na sua empresa, clique aqui para conferir o artigo!