Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

O que é checkout de uma loja virtual?

5 Mins read

Você sabe o que é checkout? Essa é a principal forma usada para efetuar as compras em lojas virtuais na internet.

As pessoas estão passando a comprar mais pela internet e as empresas estão se adaptando para criar páginas de checkout confiáveis e seguras para o uso dos clientes.

Neste artigo, você vai saber o que é checkout e como funciona na prática em uma loja virtual. Continue acompanhando!

O que é checkout?

Uma maneira fácil de entender o que é checkout é traduzindo o termo, que vem do inglês e significa finalização da compra de um produto

Ao decidir pela compra, o usuário faz um cadastro na página de checkout inserindo os seus dados pessoais e bancários, o endereço e a forma de entrega com ou sem frete grátis.

Como funciona o checkout de uma loja virtual

Quanto mais transparente for o checkout de uma loja virtual, maiores serão as chances de que o cliente feche a compra e sinta segurança em continuar todo o processo de interação com a sua empresa.

Essa é uma das partes mais importantes de uma loja online e que não deve ser deixada de lado.

Depois que a empresa criou uma estratégia poderosa para atrair o seu público, despertar o seu interesse e fazê-lo comprar o produto que você oferece, é hora de concluir a jornada de compra e fechá-la com chave de ouro em uma página de checkout organizada, otimizada e segura para o seu cliente.

Em uma loja virtual, o processo de conclusão da compra deve ser fácil de acessar, deixando o cliente à vontade para inserir os seus dados sem deixar dúvidas em sua cabeça. Além disso, é preciso passar a imagem de que ele está fazendo uma boa compra e está no local certo e de confiança.

É bem simples de entender: assim que a pessoa escolher os produtos da sua loja virtual, ela será direcionada para a página de checkout e enfim, irá concluir a sua compra inserindo seus dados de pagamento e escolhendo os métodos de envio. 

Quais são os tipos de checkout?

Para conhecer mais a fundo o que é checkout, é preciso entender os três tipos existentes e que podem ser aplicados em uma loja virtual na internet: transparente, padrão e lightbox. Eles são igualmente eficazes para atender o seu cliente no momento da venda do produto. 

Vamos conhecê-los agora:

Transparente

O checkout transparente é uma das formas de pagamento mais eficazes e seguras. Nele, o processo de compra é feito dentro da loja virtual, sem a necessidade de ser redirecionado para outra página.

O cliente poderá então inserir todos os seus dados pessoais e de pagamento, bem como selecionar a forma de envio das mercadorias e concluir a compra. 

Padrão

No checkout padrão, o cliente é direcionado para outra página de pagamento, fora da loja virtual, que é o intermediador do recebimento das compras, tais como o PagSeguro e Mercado Pago.

Esse modelo de checkout pode não ser tão atraente para o cliente, pois, ao direcionar para outra página de pagamento, ele pode se sentir inseguro e até mesmo desistir da compra, podendo gerar o abandono de carrinho.

Checkout Lightbox

Esse modelo pode ser definido como uma junção do checkout tradicional e o padrão

Isso porque, o Lightbox usa uma página de pop-up do intermediador de pagamento dentro da própria loja virtual, sem a necessidade de redirecionamento para fora da página.

O único ponto de atenção desse modelo de checkout, é que a página de pop-up pode não abrir em todos os navegadores dos clientes, principalmente os de mobile, gerando uma certa dificuldade na conclusão do pagamento da compra. 

Como melhorar o checkout da loja virtual?

A experiência que o consumidor tem com a página de pagamento de uma empresa na internet irá influenciar na forma como ele irá interpretar a reputação dela no mercado.

Por isso, é muito importante gerar uma boa experiência de compra durante todo o processo. 

Saiba agora como melhorar o checkout de uma loja virtual e atrair mais clientes para o seu negócio.

Diminua a burocracia

Os dados que o cliente precisa fornecer para efetuar uma compra na internet, são básicos:

  • Dados pessoais: nome completo, e-mail, número de telefone e endereço completo (informando só o CEP, já carrega qual é a rua, bairro e cidade)
  • Informações bancárias e de pagamento: número do cartão de crédito ou de débito, escolha da forma de pagamento, forma de envio e frete 

Portanto, esse processo não deve ser complicado, lento ou extenso de se preencher. Deve-se aproveitar o momento em que o cliente está motivado e decidido a comprar. 

Caso contrário, o usuário pode desistir no meio da página de checkout e não é isso o que queremos para nossa empresa, não é verdade?

Informe o valor do frete 

O valor do frete é uma informação que deve ser passada com clareza e de forma a deixar o consumidor ciente do quanto ele vai pagar para mandar o produto até a sua casa.

Mas esse detalhe não precisa ser colocado somente na página de checkout. É possível inserir um campo de pesquisa de CEP ao lado de cada produto disposto em sua loja virtual, assim, o cliente já poderá calcular o valor da mercadoria e do seu envio.

Tenha variedade nas formas de pagamento

Se a sua loja virtual aceitar inúmeras formas de pagamento, maiores serão as chances de você vender mais todos os dias!

Uma das formas de pagamento mais usadas são: cartão de crédito ou débito, via boleto ou até mesmo por meio do Pix.

O Pix é a forma de pagamento criada pelo Banco Central do Brasil e que tem como finalidade facilitar a compra e venda de mercadorias pela internet, através de aplicativos e sites.

Além desses, o WhatsApp Pay também vem fazendo sucesso quando se trata de pagamento e recebimento de dinheiro. Essa é mais uma forma de atrair o cliente, mostrando-lhe que é possível se adaptar ao mundo moderno e facilitar a compra.

Tenha uma página leve

Menos é mais! Por isso, quanto mais limpa e com layouts harmoniosos a página tiver, sem anúncios indesejados ou pop-ups que não funcionam, maiores serão as chances de o cliente comprar e fidelizar com a sua empresa. 

Ter uma loja virtual moderna, bem organizada e otimizada para o público navegar com segurança e realizar as suas compras, está mais perto do que você imagina!

Apresentamos a você a Loja VIrtUOL do UOL Meu Negócio! A única capaz de tornar a sua empresa um destaque positivo na internet, gerando mais interatividade, independentemente de qual seja a sua área de atuação!

Agora, você pode criar a sua Loja VirtUOL e deixar o seu negócio ainda mais acessível na internet! 

Faça isso hoje mesmo e aproveite o preço de 50% off ao contratar o plano da Loja VirtUOL. Clique aqui para começar!

Related posts
Soluções

5 estratégias de sustentabilidade digital para pequenas empresas

4 Mins read
A sustentabilidade digital está se tornando um dos pilares mais importantes para empresas que buscam alinhar suas operações a práticas mais responsáveis,…
Soluções

7 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

3 Mins read
No mundo competitivo de hoje, o atendimento ao cliente pode ser o grande diferencial entre conquistar ou perder um cliente. Com tantas…
Soluções

Taxa de rejeição: o que é e como reduzir para aumentar suas conversões

4 Mins read
A taxa de rejeição é uma métrica essencial para qualquer empresa que atua no ambiente digital. Ela indica a porcentagem de visitantes…