Abandono de carrinho: como o frete influência na desistência da compra

Abandono de carrinho: como o frete influência na desistência da compra

Você já deixou seu carrinho de compras de lado pois o frete não correspondia com as suas necessidades? Essa prática de abandono de carrinho é algo muito comum nas vendas online!

Segundo a consultoria Enext, cerca de 71% dos consumidores no ano de 2020 praticaram o abandono de carrinho. Para quem é empreendedor, essa porcentagem significa que é necessário estar atento a métodos que possam evitar e reverter a prática do abandono de carrinho, garantindo o maior sucesso das vendas. 

Para entender melhor como fazer isso, acompanhe este artigo que vai apresentar para você como vender melhor e assegurar a melhor experiência de seus clientes. 

O que é abandono de carrinho?

Abandono de carrinho é a prática realizada na metade para o final da compra, antes da efetivação do pagamento dos produtos que foram escolhidos pelo cliente. 

Essa prática é mais comum do que imaginamos, sendo importante entender os motivos e assim criar novas estratégias para garantir a venda de seus produtos e a melhor experiência do cliente.

Então, o carrinho abandonado pode ser a resposta de seus clientes a diferentes motivos, saiba agora quais são os principais e como organizar melhor sua loja virtual! 

Quais os principais motivos de desistência?

Existem diferentes motivos para o abandono de carrinho que podem afastar seu cliente da etapa de fidelização. Os motivos que levam o consumidor a desistir da compra começa pelo frete. Isso porque, muitas vezes, os clientes acabam se assustando com os valores cobrados para realizar as entregas.

Outro motivo é a segurança que sua loja virtual vai transmitir ao cliente durante a etapa de compra. 

Vale destacar também que muitos clientes acabam não realizando a compra e praticando o abandono de carrinho devido às poucas formas de pagamento disponibilizadas pelo seu negócio. 

Tudo isso diz respeito a experiência de compra do cliente, quanto mais dificultada ela for, mais chances do carrinho ser abandonado pelo consumidor, principalmente na escolha do frete. 

Mas porque o frete influencia tanto no abandono de carrinho?

Segundo informações coletadas pelo Ibope E-commerce apresentados na matéria do UOL Meu Negócio, 44% dos consumidores avaliam que o abandono do carrinho se dá pelo valor alto cobrado pelo frete.

Assim, diferentes clientes acabam se frustrando por encontrarem o produto ou serviço que precisavam, mas no momento de adicionar o endereço encontram o frete com valor maior do que o próprio desejo.

Para evitar que isso aconteça, é necessário encontrar estratégias que vão garantir a entrega por valores mais acessíveis.

Se sua empresa atua em cenário nacional, conhecer diferentes empresas ou serviços de frete pode garantir maior poder de escolha aos seus consumidores e garantir um menor abandono de carrinho.

Como calcular a taxa de abandono de carrinho? 

A taxa de abandono do carrinho trata-se de uma porcentagem de consumidores online que adicionam alguns itens no carrinho mas o abandonam antes de concluir a compra. 

Basicamente, a taxa indica os clientes em potencial que estavam interessados ​​em uma compra, mas que saem sem finalizar o pedido, em comparação com o número total de carrinhos de compras criados.

Conhecer a taxa de abandono de carrinho pode garantir maior organização para sua empresa. Para isso é necessário ter uma média da taxa de conversão de compra dos carrinhos. 

Por exemplo, digamos que sua empresa tem uma taxa de vendas de 1,5%, assim:

  • Taxa de abandono = 100% – (taxa de conversão em compras)
  • Taxa de abandono: 100% – 1,5%
  • Resultado: taxa de abandono = 98,5%

Agora que você sabe calcular a taxa de abandono de carrinho, vamos conhecer outras estratégias para aumentar suas vendas.

Como reduzir e reverter o abandono de carrinhos?

É chegado o momento de você se preparar para reduzir e reverter as taxas de abandono de carrinhos, por isso preparamos para você alguns passos que vão garantir o sucesso do seu negócio. Acompanhe: 

  1. Avalie o frete e os métodos de envio

Como já falado, um dos problemas principais do abandono de carrinho tem relação direta com os métodos e valores de frete. Por isso, ofereça ao seu cliente a possibilidade de calcular o frete com base no CEP direto em sua página da loja virtual.

Isso vai garantir maior poder de escolha e apresentar valores reais com base na agência dos Correios, a principal responsável por fretes no país. 

Aproveite também para oferecer frete grátis para valores mínimos, garantindo menor abandono de carrinho e assim movimentando suas vendas.

  1. Agilize o processo de checkout

O checkout é a etapa de cadastro do seu cliente em sua loja virtual. Ele é responsável também pelos altos índices de abandono de carrinho, por isso é necessário que essa etapa seja facilitada, agilizada e segura.

Nela é importante garantir as informações mais relevantes de seus clientes para entregar o melhor durante o envio de seus produtos, sem erros ou falhas. 

Vale ressaltar que pedir muitas informações pode afastar seus clientes e assim fazer com que eles abandonem seus carrinhos. 

  1. Ofereça um ambiente de segurança

Comprar através da internet tem inúmeras vantagens ao consumidor, mas também podem surgir fraudes durante a jornada.  

Assim é importante que sua loja virtual transmita segurança para os clientes, principalmente para aqueles que vão realizar sua primeira compra em seu negócio. Nesse sentido, opte por apresentar os certificados de segurança em sua página e principalmente tenha seu negócio hospedado em plataformas seguras e que transmitam credibilidade.

  1. Melhore a experiência do usuário

Garantir que a jornada de compra de seu cliente seja a melhor será fundamental para que o abandono de carrinho não seja praticado.

Logo, é importante destacar que a experiência do usuário diz respeito a diferentes fatores, como ter sua loja virtual compatível com celulares, apresentação atrativa das suas páginas e maior facilidade em encontrar informações.

Aproveite para investir em boas imagens de seus produtos além de ótimas descrições dos itens da sua loja, tudo isso vai atrair seus clientes e garantir a compra.

  1. Faça remarketing

Fazer remarketing com os clientes que abandonaram os carrinhos pode ser uma ótima estratégia. Essa prática consiste em você fazer contato com esses consumidores, apresentando os produtos novamente.

Assim, muitos clientes que acabam adicionando produtos no carrinho para conhecerem as formas de pagamento ou qual valor ficará o produto com o frete, podem ser encantados novamente por seu negócio.

Que tal enviar promoções, dicas e conquistar novamente esse cliente que praticou o abandono de carrinho? 

  1. Facilite os métodos de pagamento

Por fim, e tão importante quanto as outras estratégias para evitar a taxa de abandono de carrinho em seu negócio é garantir diferentes formas de pagamento.

Contribuir para o poder de escolha do cliente no momento de pagar por seus produtos pode facilitar a compra. 

Assim, aproveite as novas ferramentas de pagamento como Pix, WhatsApp Pay, boletos, cartões de crédito e outras que conhecer para facilitar no momento da compra

E para garantir que seu cliente vai ter a melhor experiência de compra com seu negócio é necessário ter uma loja virtual que transmita segurança, que atue de forma facilitada e que apresente os produtos com muita criatividade.

Tudo isso e muito mais você pode encontrar criando sua Loja Virtual com o UOL Meu Negócio. Com diferentes planos mensais, facilidade para criar e muito mais segurança para vender, a Loja VirtUOL pode ser aliada no seu sucesso!

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