Marketing Digital

Saiba como o planejador de palavras-chave do Google pode salvar o seu negócio!

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Colocar o seu produto em uma vitrine virtual já é um bom começo para vender na internet. Mas se você é um empreendedor que espera crescer e se destacar no seu nicho, é fundamental oferecer um diferencial, concorda?

Nesse sentido, algumas estratégias podem se tornar ótimas aliadas na sua jornada empreendedora. Por exemplo, você sabe o que é o planejador de palavras-chave do Google?

Essa é a ferramenta ideal para quem deseja encontrar termos para campanhas pagas – por meio do Google Ads –, ou para melhorar o posicionamento orgânico do site (SEO), redes sociais ou loja virtual.

É o seu caso? Então está na hora do seu e-commerce contar com uma estratégia de marketing digital assertiva, que além de aumentar o tráfego orgânico também melhora a visibilidade da sua marca nos mecanismos de busca.

Vamos entender na prática como esse recurso do Google pode ajudar o seu negócio?

Neste conteúdo, o UOL Meu Negócio explica o que é o planejador de palavras-chave do Google, qual o seu impacto nas vendas e como ele pode (e deve) ser utilizado por quem está começando a empreender!

Primeiro passo: O que é planejador de palavras-chave?

Saber o que dizer e como dizer. Esse é um dos segredos valiosos para quem vende e precisa conquistar um público fiel na internet. Na busca por uma ferramenta que auxilie nessa estratégia, o Google trouxe o planejador de palavras-chave.

Daí você pode estar se perguntando: o que é o planejador de palavras-chave?

Essa é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a descobrir e organizar termos para desenvolver campanhas pagas ou orgânicas.

Por exemplo, se você tem ou pensa em abrir um e-commerce de roupas infantis, mas tem receio quanto à popularidade desse nicho na web, é possível usar o planejador de palavras-chave para entender se as pessoas buscam por termos como “comprar roupas de bebê”.

Ou seja, a ferramenta do Google ajuda o empreendedor digital a identificar palavras-chave relevantes para as campanhas e otimiza o conteúdo do site para mecanismos de busca, aumentando o tráfego e as vendas!

Qual seu impacto no meu negócio?

Você está prestes a lançar uma campanha de publicidade para o seu produto?

Antes de colocá-la em prática, o UOL Meu Negócio convida você a entender como a ferramenta do Google pode ser importante nas suas estratégias.

Primeiro, quando um empreendedor cria um anúncio, ele precisa escolher as palavras-chave que os clientes em potencial usariam para encontrar o seu produto ou serviço.

Com o planejador de palavras-chave do Google é possível ter acesso a dados precisos sobre o volume de pesquisa, a concorrência e o custo por clique para cada um dos termos. Assim, o empreendedor sabe exatamente como direcionar seus gastos em publicidade.

Agora, mais do que saber o que é o planejador de palavras-chave, é importante conhecer os seus pontos positivos. Por isso, reunimos os principais benefícios que a ferramenta oferece aos empreendedores que querem promover produtos ou serviços na internet:

1. Auxílio em análise das melhores keywords para o negócio

A ferramenta ajuda a identificar as palavras-chave que são mais relevantes para o seu negócio. Dessa forma, suas campanhas de publicidade se tornam mais eficazes e otimizadas para os mecanismos de busca.

Além disso, o recurso do Google apresenta outras palavras-chave relacionadas que podem ser úteis para o empreendedor – como variações e sinônimos.

2. Campanhas assertivas para seu nicho

Toda campanha deve ter um objetivo e o resultado desejado em mente para ser bem-sucedida. Por isso, o seu anúncio deve ser relevante para seu público-alvo específico, para que o tom, a linguagem e o Call to Action (botão de ação) sejam envolventes.

Com o planejador de palavras-chave é possível encontrar as respostas para algumas perguntas bem pertinentes, como por exemplo:

  • Que palavras-chave estão sendo pesquisadas e são relevantes para o seu nicho?
  • Como tornar o anúncio relevante para as palavras-chave digitadas no buscador?

Ou seja, você cria anúncios que refletem diretamente as suas metas e atingem o público que está mais disposto a comprar na sua loja!

3. Aumento no tráfego orgânico

Sabendo quais termos são mais adequados ao seu nicho de atuação, fica mais fácil otimizar o conteúdo da sua página. Isto é, a linguagem utilizada no seu site, nas redes sociais ou na sua loja virtual se encaixa exatamente naquilo que o consumidor procura.

Isso provoca um aumento no tráfego orgânico, já que as pessoas que estão pesquisando por essas palavras-chave podem encontrar os seus produtos/serviços mais facilmente!

Lembra do exemplo das roupas infantis? Se o empreendedor usa o planejador para descobrir termos relacionados, como “roupas de bebê baratas”, “roupas de bebê para meninos” ou “roupa de bebê para meninas”, as vendas se tornam mais direcionadas.

Como fazer um planejamento estratégico sendo uma empresa de baixo porte?

Agora que você já tem uma noção do que é o planejador de palavras-chave, é importante saber que essa ferramenta é super útil para microempreendedores Afinal, seja qual for o porte da empresa, é essencial ter estratégias de marketing e otimização para mecanismos de busca (SEO).

Se o seu negócio se encaixa neste perfil, o UOL Meu Negócio separou algumas dicas valiosas para você começar a usar a ferramenta do Google:

Escolha palavras-chave com baixa concorrência

No planejador de palavras-chave do Google, você pesquisará palavras ou frases relacionadas aos seus produtos/serviços. Por exemplo, se você atua na venda online de roupas, pode inserir palavras-chave como “roupas femininas”, “roupas masculinas”, entre outras.

Mas atenção! Dê preferência aos termos com baixa concorrência. Ou seja, termos que não são populares o suficiente para serem usados pelos concorrentes, e nem tão comuns a ponto de atingir um público que não é do seu interesse.

Assim, você não terá dificuldades para performar entre os melhores resultados dos buscadores. 

Seja específico com linguagem e uso de títulos e subtítulos

Com as palavras-chave mais relevantes em mãos, você ganha novas possibilidades para criar títulos e subtítulos cativantes nos seus conteúdos.

Com a melhora do SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca), a relevância dos seus conteúdos aumentam significativamente. Assim, a sua empresa conquista uma posição privilegiada nos resultados do Google.

E o melhor, sem pagar nada por isso!

Use os filtros do planejador

Com os filtros do Planejador de palavras-chave do Google, você poderá refinar sua pesquisa a partir de alguns aspectos específicos. Dessa forma, você obtém dados mais precisos e relevantes para o seu público-alvo.

Entre os filtros que podem ser utilizados destacam-se:

  • Idioma: para obter palavras-chave relevantes em um idioma específico.
  • Localização: para obter palavras-chave relevantes para uma região ou país específico.
  • Pesquisa mensal média: para obter palavras-chave que atendam a determinados critérios de volume de pesquisa.
  • Lance sugerido: permite definir um intervalo para obter palavras-chave que atendam a critérios de custo por clique.

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Além de seguir essas boas práticas, que tal apostar no tráfego pago?

Como você viu neste conteúdo, o planejador de palavras-chave do Google é uma ótima estratégia para performar de maneira orgânica.

Mas, se você é um empreendedor de primeira viagem, com certeza vai precisar de uma ajudinha extra para alcançar a audiência certa, não é mesmo?

Por isso, o UOL Meu Negócio oferece a ferramenta Google Ads, que através de anúncios pagos pode trazer um tráfego muito mais otimizado para a sua empresa.

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