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Instagram ADS x Impulsionar: qual é o melhor?

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O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. A rede social está entre os 5 maiores tráfegos mundiais na internet, com mais de um bilhão de usuários ativos por mês.

Ou seja, quem deixa de investir em estratégias de marketing para o Instagram, perde excelentes oportunidades!

Uma das mudanças mais importantes dos últimos meses do Instagram foi a volta do feed cronológico, que mostra primeiro os posts mais recentes. Antes disso, o desafio era fazer o algoritmo da rede social trabalhar ao seu favor para entregar o conteúdo.

Agora, essa mudança é opcional e precisa ser ativada sempre que o aplicativo é aberto.

Ainda sim, muitas empresas se veem competindo pela atenção dos usuários e correndo o risco de seus conteúdos não chegarem ao público. Assim, fica a pergunta: como impulsionar no Instagram e obter retorno concreto desse investimento?

Quando você cria uma nova publicação, ela pode ser exibida organicamente para as pessoas que mais interagem com as suas publicações. Já com a opção da nova atualização, ela pode ser exibida para novos usuários que estão ativos naquele período, independente da relação com a sua marca.

As constantes atualizações do Instagram podem gerar um pouco de confusão, especialmente em empreendedores que desejam saber: vale a pena investir em um anúncio ou campanha?

>> Instagram Business: O Que É, Como Fazer e Para Que Serve

>> Quais são as novas atualizações do Instagram?

Afinal, por que devo investir em publicidade digital?

Somente no Brasil, são aproximadamente 99 milhões de pessoas que usam o Instagram todos os dias. Por isso, a maior vantagem de investir em publicidade digital é a certeza de que você terá resultados em alcance e envolvimento com os usuários.

Isso porque, como falamos anteriormente, se você depender apenas do alcance orgânico, será refém de uma bolha formada apenas pelo seu público mais envolvido. 

Em outras palavras, você não será capaz de atingir outras pessoas e o mais importante — conquistar novos clientes. Por isso, é fundamental entender como impulsionar no Instagram.

Embora tenham menos alcance, as publicações orgânicas geram resultado positivo para o negócio, pois é através delas que você irá construir a relevância da sua marca. Para isso, é fundamental manter uma determinada constância e produzir 80% de conteúdos que despertem interesse, curiosidade e/ou soluções de problemas para o seu público e apenas 20% de posts voltados para a venda.

Alguns fatores influenciam na entrega orgânica e devem ser considerados na hora de montar as estratégias de conteúdo para redes sociais. São eles:

  • Audiência;
  • Nicho da conta;
  • Frequência de postagem;
  • Interação.

E é justamente o funcionamento do algoritmo que acaba entregando conteúdo apenas para uma bolha formada pelo público mais envolvido e não vai além dele. E não para por aí: quanto mais as páginas publicam, menos as pessoas interagem.

Logo, você se depara com dois grandes problemas: alcançar  novas pessoas com potencial interesse na sua marca e obter interações em um cenário onde isso é cada vez mais difícil.

Frente a esse cenário, o investimento em mídia paga surge como uma excelente solução para superar esses desafios e ainda obter um efetivo retorno financeiro.

Quer saber mais? Acesse os nossos conteúdos:

>> Algoritmo: como ele funciona nos seus apps?

>> Guia definitivo: Como criar conteúdos para Instagram?

Anúncio VS Impulsionamento: Diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens

Bom, é nessa hora que você precisa tomar a decisão: afinal, devo focar minha estratégia de mídia paga em anúncios ou em impulsionar publicações? Muitas vezes, essa dúvida pode ter impedido você de realizar alguma dessas funções necessárias, justamente por medo do investimento não dar o retorno esperado.

É por isso que o UOL Meu Negócio preparou este conteúdo especializado para você entender, de uma vez por todas, qual dessas estratégias é a ideal para o seu negócio. Descubra como impulsionar no Instagram e ainda aproveitar todas as vantagens de investir em anúncios pagos na rede social:

1. Impulsionamento

Impulsionar ou turbinar uma publicação no Instagram aumenta a visibilidade de um conteúdo já publicado em sua página. Assim, quando você impulsiona um post, ele é exibido para um público-alvo específico que você escolhe.

Ou seja: esse conteúdo pode atrair a atenção de quem já compra de você e de novos clientes em potencial, além de melhorar o alcance da sua postagem.

O impulsionamento é um tipo de anúncio. Apesar disso, é importante lembrar que ele não permite definir objetivos de campanha e o máximo de informações personalizadas que você pode definir são:

  • Pessoas selecionadas com base em informações de idade, gênero, localização e interesses;
  • Pessoas que curtiram sua página;
  • Pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
  • Públicos personalizados definidos anteriormente;
  • Orçamento de publicidade;
  • Tempo de exibição do post.

Certamente, uma das maiores vantagens do impulsionamento é o fato de que os amigos dos seus seguidores podem ver as curtidas e comentários da publicação em destaque no Feed de Notícias. Dessa forma, seu negócio ganha confiança e credibilidade, pois, afinal de contas, se um amigo curte a página, é sinal de que o seu conteúdo é interessante.

2. Instagram Ads

Para criar um anúncio no Instagram é necessário acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Também vale lembrar que essa ação é um pouco diferente de impulsionar um post.

Ao criar um anúncio, você prepara um conteúdo a partir do zero com o objetivo exclusivo de conversão. Isso inclui a escolha pelo formato, se será imagem, vídeo ou carrossel, a criação do conteúdo e a seleção do público-alvo.

Além disso, você também tem a opção de segmentação de público e otimização de orçamento. Quando você cria um anúncio, pode exibir em diversas áreas do Instagram, como nos stories, por exemplo.

Essa estratégia costuma ser a mais indicada, justamente porque você pode trabalhar com os objetivos de campanha. Isso torna o direcionamento do seu anúncio mais efetivo e garante uma maior otimização da campanha como um todo. Alguns critérios que você pode definir são:

  • Posicionamentos personalizados: é a mídia na qual o seu anúncio será veiculado, podendo ser configurado para Instagram Stories, Instant Articles, Audience Network e mais;
  • Objetivos específicos: você pode selecionar o seu objetivo de campanha, podendo ser tráfego para o estabelecimento, conversões, geração de cadastros, aplicativo e outros;
  • Controle criativo: é possível testar diversos formatos de criativos como anúncios carrossel, vídeos, imagem única, ou incluir botão de ação para incentivar o seu público a realizar ações;
  • Direcionamento avançado: com essa função você consegue criar tipos de públicos sobrepostos, públicos semelhantes e muito mais.

A principal diferença com relação ao impulsionamento é que o foco dessa alternativa está apenas apenas no alcance das postagens — e não em conversões. Se você deseja gerar resultados reais imediatos, criar anúncios pagos é o caminho a se seguir.

Você pode criar vários anúncios ao mesmo tempo e fazer testes para avaliar qual tem o melhor desempenho, usando como base sua estratégia e objetivos de negócio. Inclusive, é possível fazer testes A/B para avaliar qual texto e imagem do anúncio performam melhor.

Quando devo usar anúncios e publicações turbinadas?

É importante definir exatamente os objetivos e metas que você deseja alcançar antes de investir. Se você deseja maior engajamento e reconhecimento para sua marca, impulsionar uma publicação é uma ótima forma de ganhar visibilidade e expandir seu público.

Por outro lado, se você deseja obter resultados imediatos para campanhas, o mais recomendado é utilizar anúncios pagos para alcançar os resultados da sua estratégia.

Resumindo…

Impulsionar

  • Destaca apenas um post
  • Aumenta alcance
  • Focado em reconhecimento de marca
  • Aparece na linha do tempo
  • Poucas opções de segmentação
  • Só aparece no feed de notícias desktop e mobile

Instagram ADS

  • Cria vários anúncios ao mesmo tempo
  • Aumenta conversão
  • Focado em vendas
  • Não aparece na linha do tempo
  • Maior segmentação
  • Aparece em diversos locais

Escolha a melhor estratégia para o seu negócio

Gostou do conteúdo?

Agora que mostramos o quanto as redes sociais podem impulsionar as suas vendas, que tal colocar todo esse conhecimento em prática?

No UOL Meu Negócio você tem acesso às ferramentas Facebook e Instagram Ads. É uma excelente estratégia de criação de anúncios para divulgar produtos/serviços nas redes sociais!

Trabalhe com foco nos cliques e conversões, através de campanhas personalizadas que conversam com os objetivos da sua empresa.

Acesse o site e conheça todos os planos disponíveis!

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