UOL Meu Negócio

O que é ser um afiliado? O UOL Meu Negócio te explica!

É fato que o mercado online vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e, em decorrência deste sucesso, novas formas de ganhar dinheiro começam a surgir. Entre as atividades que vem ganhando novos adeptos está a função de afiliado.

Mas, o que é ser um afiliado? Para quem já ouviu falar sobre esse termo mas não se aprofundou muito no assunto, o UOL Meu Negócio traz um conteúdo completo, mostrando como o empreendedor pode ingressar nesse modelo de vendas.

Na prática, um afiliado é alguém que divulga produtos e serviços de outras pessoas na internet e, em troca, recebe comissões por cada venda realizada.

Considerando que as vendas pela internet cresceram 27% em 2021, as perspectivas para quem decide tentar essa nova atividade são muito positivas. E mais, o crescimento das vendas online no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi superior a 12%!

Diante de um cenário tão convidativo, que tal entender melhor qual a função do afiliado, o que preciso para ser e qual o ganho de um afiliado?

Essas são perguntas que vamos começar a responder a partir de agora. Boa leitura!

O que é ser um afiliado?

Quem entra no mundo do empreendedorismo costuma estar cercado de oportunidades por todos os lados. Seja para alavancar as vendas ou criar uma comunicação mais assertiva com o público, é importante entender qual o melhor caminho seguir para ter bons resultados e lucratividade.

Entre tantas opções, indicar e promover serviços e produtos de outras pessoas, marcas ou empresas pode ser uma excelente estratégia de vendas. Essa é a função de um afiliado, que além de ter talento para as negociações também precisa ter muito comprometimento e dedicação.

Agora você deve estar se perguntando, por onde começar? Antes de partir para a ação, o lojista deve participar de um programa de afiliados. Dessa forma, toda vez que uma venda for finalizada por conta de alguma recomendação, o afiliado passa a receber comissões e ganhar dinheiro com a proposta.

Acredite, não faltam nichos de mercado para você explorar e promover aos consumidores que estão em busca de produtos digitais e/ou mercadorias físicas!

Como funciona um programa de afiliados?

Nos tópicos anteriores você já pôde entender o que é ser um afiliado e, que para se tornar um, é necessário participar de um programa de afiliados.

Um programa de afiliados é uma valiosa estratégia de marketing onde o afiliado tem a missão de fazer uma boa propaganda — principalmente nas redes sociais —, divulgando produtos ou serviços com o intuito de gerar interesse no consumidor.

Esse programa funciona através de uma plataforma online que reúne anunciantes (pessoas ou empresas que querem aumentar suas vendas) e afiliados (pessoas ou empresas que têm espaços para ceder em blogs, sites e redes sociais e fazem divulgação em troca de comissão).

Ainda não conseguiu visualizar de que forma isso acontece na prática? Calma, vamos apresentar alguns exemplos que ajudarão você a entender melhor o programa de afiliados.

No UOL, você encontra o programa UOL Afiliados, perfeito para quem deseja aumentar os lucros vendendo uma variedade enorme de produtos. Com divulgação facilitada, é possível anunciar no seu próprio site, blog, fórum ou nos seus perfis das redes sociais.

Outro exemplo é o Magazine Você, uma plataforma exclusiva do Magalu que permite ao afiliado criar uma loja virtual e disponibilizar produtos e promoções.

O Parceiros Promo é outro programa de afiliados, mas especializado em viagens. Nele, o afiliado utiliza um link específico para oferecer passagens e seguros para o consumidor. A cada venda fechada, uma nova comissão para o afiliado!

Qual é o ganho de um afiliado? 

Agora, que tal ficar por dentro das políticas de remuneração disponíveis? É preciso ter conhecimento dessas práticas de ganho, pois, existem plataformas que pagam todas as comissões em dias fixos (pré-definidos), por outro lado, existem outras que liberam o pagamento conforme as ações são realizadas. 

Conheça as principais:

Quais as vantagens de um programa de afiliados?

Quem aceita ser um afiliado fica cercado por diversos benefícios. Um deles é que você mesmo vai definir as estratégias, escolher os produtos, canais de divulgação, e o tempo que dedicará para essa atividade. Seu ganho será diretamente proporcional ao seu esforço!

Quer outras vantagens? Vamos listar alguns bons motivos para você participar de um programa de afiliados:

O que é preciso para ser um afiliado?

Para começar a receber comissões, basta pesquisar os anunciantes e começar a divulgação dos produtos e/ou serviços. Mas, antes disso, é necessário preencher alguns requisitos básicos:

Com esses dados já é possível criar a sua conta em alguma plataforma que fornece um programa para afiliados, como o UOL Afiliados!

Como se destacar e ter sucesso nesse meio?

Se você chegou até aqui, já sabe o que é preciso para ser um afiliado. Agora, chegou a hora de saber como ganhar dinheiro com afiliados, ou melhor, como ganhar muito bem se destacando neste meio.

Se você possui um blog ou site, é recomendado alimentar a plataforma com conteúdos relevantes e que tenham ligação com o produto ou serviço divulgado.

Outra estratégia importante tem relação com as técnicas de SEO. Utilize nos seus textos e anúncios palavras-chave que tragam um bom posicionamento para o seu conteúdo. Assim, os resultados por meio das buscas orgânicas aumentarão significativamente!

Neste momento, também invista na criatividade para encantar o consumidor e aumentar as chances de venda. Tente “pensar fora da caixa”, e esteja preparado(a) para usar as datas especiais — como Natal e Black Friday, por exemplo —, além dos temas que viralizam nas redes sociais para as suas estratégias de divulgação.

Como fazer parte do UOL Afiliados

Ao escolher a plataforma do UOL, você garante o recebimento de comissões por cliques, leads ou vendas realizadas. Além disso, você tem a possibilidade de personalizar os anúncios e obter ótimas oportunidades de aprimoramento com cursos especializados.

Ganhe dinheiro anunciando os produtos UOL HOST no seu site. Seja mais um parceiro do UOL Afiliados!