Marketing DigitalRedes Sociais

10 ideias de vídeos para atrair mais seguidores nas redes sociais

6 Mins read

Os usuários das redes sociais querem ter mais facilidades nos meios digitais e consumir conteúdos cada vez melhores. Diante disso, você já parou para pensar que boas ideias de vídeos podem ajudar sua marca a se engajar com a audiência e atrair mais clientes?

O audiovisual não se tornou o “queridinho” dos usuários por acaso. Estamos falando justamente do melhor formato para entreter as pessoas e se comunicar com elas de maneira simples, eficiente e atrativa. Esses formatos, se dão através de vídeos curtos, engraçados, explicativos, mostrando a rotina de maneira leve e, até mesmo, com as famosas “dancinhas”.  

Se você ainda não sabe ao certo como criar esse tipo de material, fique tranquilo. Só o seu interesse no assunto já demonstra que a sua empresa está no caminho certo para crescer na internet. 

Tenha em mente que não existe uma fórmula pronta para isso, mas temos algumas dicas valiosas para lhe ajudar nessa jornada. 

A seguir, você vai entender melhor porque é importante investir em vídeo marketing nas redes sociais e descobrir como conseguir ideias de vídeos com 10 dicas de formatos para as suas peças. Confira: 

  • Por que os vídeos nas redes sociais são importantes para a sua estratégia?
  • 10 ideias de vídeos incríveis para atrair mais clientes nas redes sociais

Por que os vídeos nas redes sociais são importantes para a sua estratégia? 

Você já deve saber que as redes sociais se tornaram vitais para as estratégias digitais de todo negócio, mas é sempre válido relembrar a sua importância. 

Só no Instagram, por exemplo, 92% dos usuários acessam a timeline diariamente, sendo que 53% faz isso várias vezes ao dia. 

Os dados são de uma pesquisa da Opinion Box. Eles ainda revelam que 80% dos internautas brasileiros acreditam que essas mídias aproximam as pessoas das empresas, sendo que 82% seguem marcas e 59% já compraram delas graças a esse contato digital. 

Já está claro que investir em social media é importante, certo? Mas afinal, por que os vídeos do Instagram, TikTok, entre outras redes famosas, são indispensáveis para ter sucesso nesses meios?

Hoje em dia, 66% dos usuários em todo o mundo consideram os vídeos sua principal fonte de informação online. Além disso, 93% das marcas já entendem que eles são fundamentais para atrair novos clientes. É isso o que aponta o estudo Video Consumption Statistics.

A relevância do audiovisual é tamanha, que 87% dos consumidores já decidiram fazer uma compra por conta de sua influência, como destaca a pesquisa Why Vídeo. Entre as características que tornam o formato tão vantajoso, destacam-se: 

  • Proximidade com a audiência, graças à comunicação mais interativa e pessoal
  • Facilidade para consumir e compreender as informações compartilhadas
  • Criação de autoridade de marca, por meio de conteúdo atrativo e relevante
  • Incentivo ao compartilhamento, que também é simplificado nas redes sociais
  • Diferentes tipos de formatos para adequar-se às estratégias do seu negócio

Como se não bastasse, você ainda pode aumentar o tráfego orgânico. Dados da Econsultancy indicam que boas ideias de vídeos aumentam em 184% os usuários que chegam às lojas virtuais pelas redes sociais. Eles ainda gastam 45% a mais nas suas compras. 

Afinal, como atrair mais seguidores com vídeos?

Além de ser um dos formatos preferidos dos seguidores, o vídeo ainda conta com maior exibição nas redes sociais. Hoje, essas plataformas são mais orientadas ao audiovisual e privilegiam quem produz esse tipo de conteúdo.

No Instagram, é só clicar no botão “Explorar” para perceber a infinidade de vídeos recomendados pelo aplicativo. Além disso, assim que a peça acaba, uma nova reprodução com temas semelhantes já inicia. 

Já pensou ter sua marca entre as recomendações populares?

O primeiro passo é conhecer o seu público. Entenda seus comportamentos, expectativas, necessidades e o conteúdo que gosta de consumir. Quando você identifica as demandas que as ideias de vídeos podem atender, as chances de engajar novos seguidores aumentam muito. 

O próximo passo é cuidar da parte técnica. Você não precisa de equipamentos caros para divulgar sua pequena empresa. A câmera do smartphone já consegue dar conta do recado. Só tome cuidado com a iluminação, para que ela seja boa e mantenha as gravações bem nítidas. 

Para editar os materiais, há diversas soluções práticas e econômicas à sua disposição. Entre as mais populares, estão o InShot, KineMaster e FilmoraGo. Todos estão disponíveis para Android e iOS.

Com tudo preparado, chegou a hora de se inspirar com as ideias de vídeos do próximo item! 

10 ideias de vídeos incríveis para atrair mais clientes nas redes sociais 

Pronto para começar? Agora é só conferir as ideias de vídeos que compartilhamos abaixo, deixar sua criatividade tomar conta, colocar a mão na massa e criar conteúdos incríveis para os seus seguidores! 

Acompanhe: 

1. Mostrando o dia a dia do seu negócio

Manter um contato pessoal e humanizado com a audiência está em alta no marketing

Os seguidores querem saber quem está por trás do seu negócio e se identificar com indivíduos reais. Criar peças mostrando o cotidiano dentro da empresa é uma excelente pedida para atender a essa demanda. 

>> Exemplo: https://www.instagram.com/reel/CQ_LLNIFs6q/?igshid=OTE2OGRmYjI=

2. Realizando a montagem dos pedidos

Se você tem uma loja virtual ou vende pelas redes sociais, uma das melhores ideias de vídeos é mostrar como é feita a montagem dos pedidos. 

Esse tipo de conteúdo permite aos usuários visualizarem melhor como são os seus produtos “na vida real” e enxergarem o cuidado que você tem com eles, aumentando seu desejo de compra. 

>> Exemplo: https://www.instagram.com/reel/CUUuXXDg9jp/?igshid=OTE2OGRmYjI= 

3. Apresentando situações de maneira divertida 

As redes sociais são, acima de tudo, ambientes descontraídos que as pessoas utilizam para relaxar um pouco em meio à rotina. Portanto, uma dose de bom-humor nos vídeos é sempre bem-vinda. 

Na hora de mostrar o dia a dia do negócio, você pode humanizar ainda mais sua marca ao compartilhar situações inusitadas e até “perrengues” da sua equipe.

>> Exemplo: https://www.instagram.com/p/CXhDkV9IId3/ 

4. Mostrando os bastidores do seu negócio

Além de mostrar seu trabalho e situações cotidianas, você pode ir ainda mais a fundo nos bastidores. Faça vídeos no reels, por exemplo, explicando como seus produtos são criados, como os serviços são feitos ou como são os processos de trabalho

Mais que aproximar você do público, essa é uma espécie de “validação” da sua qualidade perante a audiência. 

>> Exemplo: https://www.instagram.com/p/Ccfd3f6JRax/ 

5. Realizando Lives com parceiros

Com as lives, você cria conexões em tempo real com o público, respondendo dúvidas, eliminando objeções, compartilhando informações ou até divulgando promoções exclusivas. 

Uma dica é convidar seus parceiros para participarem e contribuírem com ofertas. No Instagram, todos os seguidores recebem uma notificação assim que a Live começa. 

>> Exemplo: https://www.instagram.com/tv/CbfMLNDIUTj/ 

6. Utilize músicas e áudios que estão em alta

Você certamente já ouviu a expressão “musiquinha do TikTok”. Ela diz respeito às canções que estão bombando nas redes sociais. Adicioná-las às trilhas das suas ideias de vídeos é ótimo para aproximar-se dos seguidores. 

Afinal, essas músicas vão tocar a todo momento, em todas as redes, e essa é uma oportunidade de associá-las à sua marca. Além disso, a partir dos filtros de música as pessoas também podem chegar no seu vídeo ao ver quem também está utilizando elas.

>> Exemplo: https://www.instagram.com/reel/CU0kjxtFF_P/ 

7. Apresentando Dicas e Tutoriais

Você também pode melhorar a experiência de quem já comprou um produto da sua loja virtual. Com dicas e tutoriais, você explica o jeito ideal de usar cada item e tirar proveito máximo dele, aumentando sua satisfação. 

Dependendo da sua área, as dicas podem ser diversas. Você pode sugerir sites, aplicativos, dicas de negócios, roupas, ideias criativas, e assim por diante. 

>> Exemplo: https://www.instagram.com/reel/CcV7T0thvjN/ 

8. Fazendo ASMR de produtos e embalagens  

Muitos influenciadores estão fazendo um sucesso estrondoso com o ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response, ou Resposta Sensorial Meridiana Autônoma), em que captam um áudio tão preciso e detalhado de objetos, que eles chegam a causar arrepios em quem escuta. 

Diversas empresas estão aproveitando essas ideias de vídeos para criar ASMR de suas embalagens, tornando o produto mais palpável e estimulando um desejo maior de tocá-lo.

>> Exemplo: https://www.instagram.com/p/CcEfWhyDpKJ/ 

9. Respondendo perguntas e dúvidas dos clientes 

Além do desejo de informar-se e de consumir conteúdo a todo momento, as pessoas também querem ter participação nas marcas que admiram e acompanham. 

Ao perguntar quais são as dúvidas mais comuns dos seguidores e criar um vídeo para saná-las, você atende a essas duas demandas, pois agrega mais clareza aos seus produtos e dá poder de decisão à audiência.

10. Fazendo uma Trend atual

Trend é o termo que engloba tudo o que está na moda nas redes sociais. Isso inclui os desafios, dublagens, coreografias, tutoriais, memes ou o que quer que esteja bombando entre os usuários. 

Aqui, vale a mesma lógica que citamos nas músicas: quanto mais você associa sua marca a essas tendências, mais as pessoas se identificam com a sua empresa.

Related posts
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Redes Sociais

Threads: o que é e como usar para divulgar sua marca

4 Mins read
As redes sociais se desenvolvem constantemente. As plataformas que já existem, passam por atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. De…