Empreendedorismo

Tendências de tecnologia para pequenas empresas

13 Mins read

Você sabia que a tecnologia para pequenas empresas pode transformar o dia a dia dos negócios e facilitar o alcance dos clientes?

Isso se dá pelo fato que as tendências disponíveis hoje no mercado são muito mais acessíveis para quem tem o sonho de empreender.

Se você busca inovar seus processos, conquistar otimização da sua rotina e garantir o encantamento dos consumidores, investir na tecnologia é uma ótima pedida.

Quer saber como investir hoje mesmo em soluções de tecnologia para pequenas empresas? Continue no texto e descubra:

  • A importância em investir em tecnologia
  • Como realizar transformação digital na sua empresa
  • Benefícios da inovação para os negócios
  • 7 tendências tecnológicas pequenas empresas

Além desses pontos, saiba como ter um parceiro ideal ao seu lado para intensificar sua jornada no mundo dos negócios, aliando a inovação. Ótima leitura!

Tecnologia para pequenas empresas: Por que é importante investir em inovação?

Utilizar a tecnologia nas pequenas empresas é a saída perfeita para quem deseja se destacar e impulsionar as vendas. 

Do planejamento até o contato com os clientes, as tendências tecnológicas estão surpreendendo os empreendedores que buscam crescer na internet e atrair consumidores.

Com tamanha competitividade do mercado, um negócio que está antenado às inovações, consegue suprimir as demandas com maior eficiência e agilidade.

Além disso, automatizar processos evita muitas vezes a perda de dinheiro e, em consequência, otimiza o tempo nas suas operações. 

Por exemplo, você já imaginou quanto tempo demoraria um dono de supermercado para cadastrar todos os produtos em um caderno? Ou ainda, se o seu objetivo é ter uma loja de roupas infantis, já imaginou catalogar todos os produtos semanas antes do dia das crianças

Facilitar a vida dos empreendedores é o principal objetivo da tecnologia, além de oferecer segurança e mais credibilidade para sua empresa.

Agora, se você busca transformar digitalmente seu negócio, continue no texto e descubra mais como isso é possível!

Como ocorre a Transformação Digital nas Pequenas Empresas

Se você utiliza a internet para pesquisar produtos e realizar compras, saiba que você faz parte da transformação digital que o mundo vem passando nesses últimos anos.

Com o acelerado processo de digitalização dos negócios e das compras online, os hábitos dos consumidores mudaram e com isso, muitos empreendedores foram pegos de surpresa. 

Nas pequenas empresas, as tecnologias revolucionaram processos antes feitos manualmente, por exemplo, tornando mais seguras as etapas como pré e pós-venda.

Logo, no cenário atual, muitos negócios tiveram que digitalizar suas operações, o que levou a uma atualização urgente por parte dos empreendedores para vender online. 

Com isso, muitas lojas físicas fecharam, já no mundo virtual elas permaneceram abertas 24h por dia, 7 dias por semana, aumentando o número de clientes e das vendas no e-commerce

A partir disso, para melhorar a experiência de compra do cliente, a tecnologia entrou em cena, facilitando o acesso aos negócios, agilizando pagamentos e o envio de produtos.

Portanto, podemos dizer que o uso da tecnologia para pequenas empresas se dá muitas vezes pela procura que os consumidores trazem aos empreendedores, como por exemplo:

  • Agilidade nos processo de compra
  • Segurança para comprar online
  • Facilidade no contato com o empreendedor
  • Exclusividade no atendimento
  • Garantia da qualidade nos serviços

Desse modo, se você é empreendedor e busca crescer e expandir seus negócios, esteja preparado para oferecer ao seu consumidor aquilo que ele realmente procura. Através do investimento nas tendências de tecnologia você acompanha os movimentos do mercado e garante a melhor jornada ao seu consumidor

Como manter as tecnologias do seu negócio atualizadas?

As tecnologias se transformam todos os dias, numa velocidade quase imperceptível. Do mesmo modo que você acompanha lançamento de produtos, tendências e estilos, é necessário saber qual caminho que as tecnologias estão tomando.

Seja para tornar a acessibilidade digital aliada a sua empresa, como também a possibilidade de inovar suas operações, estar atento às novas tecnologias é sempre importante.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas, utilizar um software fácil de mexer, que registra todos seus produtos em poucos minutos, pode fazer toda a diferença. 

Vale destacar que existem tecnologias perfeitas para todos os nichos de mercado, basta saber qual é o seu e como relacionar essa inovação com as suas operações e necessidades.

Nesse sentido, procure se atualizar levando em conta os seguintes pontos:

  • Saiba quais as tecnologias mais utilizadas no seu nicho de mercado
  • Entenda qual o comportamento da concorrência frente às tecnologias
  • Visite sites especializados em inovação e tecnologia
  • Utilize plataformas que se atualizam sempre que possível

Desse modo, seu negócio estará sempre à frente da concorrência, garantindo o foco no cliente, bem como na qualidade de suas operações. 

Como as tendências tecnológicas ajudam as pequenas empresas?

Muito se fala que o uso da tecnologia para pequenas empresas está relacionado diretamente com a satisfação do consumidor, porém ela oferece muito mais. 

Se você está iniciando sua jornada no mundo dos negócios, saiba que a gestão de um negócio demanda planejamento, organização e visão de futuro. 

Tudo isso pode ser conquistado na prática, contudo, utilizar as tendências de tecnologia do mercado pode ser a saída perfeita para tornar suas operações mais tranquilas.

Além disso, com diferentes aplicativos, planilhas e softwares, a tecnologia permite que você construa estratégias certeiras para solucionar problemas. 

Por exemplo, através do uso da tecnologia você pode reconhecer qual a etapa de compra tem feito seus clientes abandonarem o carrinho. Se é na etapa de finalização da compra que seus clientes estão encontrando dificuldades, você vai conseguir identificar esse problema e reparar para garantir a melhor experiência.

Ou seja, é através da tecnologia que você vai conseguir verificar uma dificuldade de modo mais pontual, permitindo a transformação de imediato, sem travar suas operações.

Esse é apenas um dos pontos que a tecnologia pode ajudar seu negócio, separamos a seguir alguns benefícios para você conhecer.

Benefícios da aplicação de tecnologia para pequenas empresas

São diferentes os benefícios que essa prática pode oferecer, seja para seu negócio, para suas operações ou ainda aos consumidores.

Para facilitar sua decisão, separamos os principais benefícios que serão conquistados ao utilizar a tecnologia nas operações do seu negócio, acompanhe.

  

Otimização e rapidez de processos

O primeiro benefício que deve ser pontuado quando falamos de tecnologia para pequenas empresas é a possibilidade de otimizar e agilizar processos.

Você já deve ter ouvido falar que “tempo é dinheiro”, certo? Por isso, no mundo dos negócios, tornar mais rápidos os processos pode garantir o sucesso da sua empresa.

Se você está entrando no mundo digital e quer aumentar suas vendas, garantir agilidade para assinar contrato com fornecedores e realizar pagamentos, pode ser o primeiro passo.

Através da tecnologia para pequenas empresas, realizar transações e assinar documentos online pode fazer toda a diferença para a sua rotina. 

Além disso, a automação tem sido a porta de entrada para que as empresas possam entregar maior qualidade em seus produtos, evitando erros ou atrasos. 

Com a tecnologia as etapas da sua operação tornam-se mais ágeis, entregando de forma mais eficaz o cadastro de seus produtos e controle de estoque, por exemplo.

Vale destacar que a otimização e rapidez dos processos ocupa um lugar importante nas tarefas que antes eram exercidas por pessoas e demandavam atenção e tempo.

Melhor relação com clientes

Outro benefício que todo empreendedor deseja conquistar ao abrir um negócio é garantir que a relação com os clientes seja a melhor possível. 

Diante disso, é o atendimento, seja ele antes ou depois da compra, que pode intensificar a fidelização do consumidor e garantir que ele retorne a comprar no seu negócio.

Com a tecnologia para pequenas empresas você pode conquistar uma fluidez e disponibilidade maior para atender e se comunicar com seus consumidores.

O que muitos empreendedores têm utilizado são os pop-ups nos sites profissionais, que direcionam o consumidor para janelas com chats 24h, por exemplo. Além dessa estratégia, a inovação permite que o seu consumidor faça parte do crescimento do seu negócio, através de pesquisas de satisfação.

Esse tipo de recurso mostra ao consumidor como ele é importante para que sua marca se desenvolva, mas também como a opinião do cliente importa, garantindo a venda pessoal.

Logo, o cliente precisa estar no centro do seu negócio e você deve criar estratégias que facilitem essa comunicação e envolvimento.

Por isso, o uso de tecnologia para pequenas empresas têm transformado o modo de se relacionar com os consumidores e você vai sentir a diferença nos seus resultados.

Aumento nas vendas e retorno financeiro

Com o avanço da tecnologia e a procura pelo mercado digital para realizar compras, os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes.

Diante disso, um negócio que investe em tendências de tecnologia, facilitando os acessos e garantindo a compra com segurança, tem tudo para ser um verdadeiro sucesso.

Ainda que se possa pensar que a inovação exige altos investimentos, é possível encontrar hoje no mercado plataformas e estratégias de baixo custo.

Desse modo, investir no seu sonho de empreender pode ser feito através de uma plataforma segura e com credibilidade no mercado, com preço que cabe no seu bolso.

Tudo isso para garantir que seu negócio se destaque no mercado e atraia consumidores que buscam comprar com maior segurança e tranquilidade.

Para facilitar sua compreensão sobre quais caminhos seguir, separamos na sequência 7 tendências que você precisa conhecer para investir no seu negócio. Acompanhe!

7 principais tendências de tecnologia para pequenas empresas

Cada tendência de tecnologia tem agilizado as operações de diferentes empresas, além de garantir um ótimo retorno financeiro para os negócios.

Se você quer vender seus produtos na internet, chegou o momento de descobrir as tendências que estão dando o que falar nesse ano. 

Aproveite cada uma delas para adaptar ao seu negócio ou ao seu projeto e tornar sua marca um referencial de inovação, atendimento e qualidade. 

  1. Atendimento Digital 

O atendimento digital é a etapa de comunicação e contato entre o empreendedor e o consumidor, facilitando muitas vezes a compra ou ainda o retorno dos clientes a empresa.

Essa estratégia pode ser feita de diferentes formas, seja utilizando chats com mensagens automáticas, FAQs com perguntas frequentes ou ainda realizando contato direto com o cliente. 

Diante disso, o maior desafio para os empreendedores é construir uma interação humanizada ao utilizar esses canais, resolvendo os problemas ou dores dos consumidores.

Vale pontuar que as tendências de tecnologia estão caminhando para tornar essa comunicação mais pessoal possível, unindo agilidade e eficiência.

Caso esse seja seu maior desafio, procure atentar-se para as mensagens automáticas ou ainda reunir as dúvidas mais frequentes dos consumidores em um único lugar. 

Lembre-se também de entregar todas as informações possíveis sobre seus produtos e serviços nas descrições, evitando dúvidas dos consumidores.

  1. Personalização através da Automação de E-mail Marketing

O E-mail Marketing é muito utilizado para enviar anúncios, notícias e informações sobre produtos e serviços, contudo precisa ser muito bem pensado antes de sua utilização.

Sabe aquele e-mail que parece que foi escrito especialmente para você? Esse é um exemplo da personalização que pode fazer toda a diferença no momento de atrair o cliente.

Através da automação do E-mail Marketing, fica muito mais fácil e rápido enviar mensagens que são a cara do seus clientes.

Além disso, é possível analisar quantos e-mails foram abertos, quais chamaram mais a atenção do seus consumidores e como estão as taxas de conversão em vendas. 

Com o futuro das tendências de tecnologia para pequenas empresas, ficará muito mais fácil se comunicar através de e-mail, de modo a enviar conteúdos que se relacionam com seu público. 

Afinal, um E-mail Marketing bem escrito, apresentando a solução para as necessidades do consumidor, pode ser a estratégia perfeita para seu sucesso.

  1. Omni-channel

Você sabia que utilizar as estratégias omni-channel, ou seja, ter múltiplos canais de venda e apresentação do seu negócio, pode intensificar os resultados e atrações dos clientes?

É comum os usuários verem fotos e vídeos dos produtos e serviços nas redes sociais, entrarem em contato pelo WhatsApp e finalizar a compra na loja virtual, por exemplo. 

Por isso, ter um site profissional ou uma loja virtual atrativos, bem organizados e apresentando os produtos e serviços com facilidade, pode fazer toda a diferença. 

Lembre-se de divulgar e anunciar seus produtos e serviços e apresentá-los em detalhes em suas páginas na web, garantindo que seu consumidor encontre com facilidade o que realmente procura.

Ao analisarmos as tendências para o futuro da tecnologia, ter um endereço exclusivo para o seu negócio na internet vai facilitar a compra e o interesse do seu cliente por sua marca.

Portanto, aproveite melhor seus canais de venda e entregue ao consumidor o que realmente procura, em diferentes formatos e linguagens. 

  1. Chatbots e assistentes virtuais

Os Chatbots são canais de comunicação onde são utilizados robôs para responder perguntas dos consumidores a qualquer momento do dia.

Como na internet os negócios nunca fecham, estão sempre abertos para atender, essa comunicação dinâmica pode garantir o aumento de suas vendas. 

Além disso, a Inteligência Artificial (IA) tem sido muito utilizada para oferecer a melhor experiência de compra e acesso aos consumidores.

Para além da comunicação, a IA pode ser utilizada para mensurar dados e informações dos acessos em seu site profissional ou loja virtual.

Muitos empreendedores acabam obtendo informações com relatórios mensais, por exemplo, de modo a conhecer os tráfegos e engajamentos de seus negócios na internet.

Podemos ainda citar que a IA vai oferecer muitos benefícios para os empreendedores com o passar dos anos, melhorando atendimentos, contatos, vendas e em consequência os lucros.

  1. Marketing de vídeo

Outra tendência de tecnologia para pequenas empresas que caiu no gosto dos empreendedores e dos consumidores é o marketing de vídeo

Com a facilidade em criar conteúdos, seja através das redes sociais ou aplicativos específicos, o vídeo é uma linguagem capaz de encantar e atrair consumidores a todo momento.

Em poucos cliques, seu vídeo pode acessar diferentes usuários, convertendo esses acessos em vendas e divulgação para sua marca. Com isso, essa linguagem só tende a crescer e as empresas precisam se adaptar a esse tipo de conteúdo para transmitirem suas mensagens. 

Desse modo, uma marca com a presença digital bem definida, criando conteúdos atrativos e exclusivos, tem grandes chances de crescer e se expandir.

Enquanto tendência, é esperado maior atividade das marcas, seja nos aplicativos como Instagram e TikTok ou ainda no Youtube. 

  1. Pagamentos digitais

Na era atual, onde a tecnologia está presente em todas as etapas de compra e venda na internet, os pagamentos digitais ganharam destaque e protagonismo no mercado.

Com o lançamento do PIX, por exemplo, pagar fornecedores e receber pelos produtos e serviços se tornou ainda mais fácil, rápido e dinâmico.

Além disso, as maquininhas de cartões se popularizaram entre os pequenos negócios, facilitando o aceite de cartões de débito e crédito. 

Desse modo, o dinheiro em papel ficou em segundo plano e os pagamentos digitais tornaram-se os queridinhos das tendências de tecnologia para pequenas empresas.

Vale lembrar que um negócio que oferece diferentes formas de pagamento, gerando poder de escolha ao consumidor, costuma se destacar no mercado. 

Portanto, se você está em dúvida sobre qual método de pagamento seu negócio vai aceitar, é melhor escolher pelas menores taxas e agilidade para receber seu dinheiro. 

  1. Cloud Computing

O Cloud Computing diz respeito ao armazenamento de dados e informações na nuvem, que atua como servidor online permitindo o acesso de qualquer lugar. 

Essa facilidade já tem mudado a realidade das empresas, que antes armazenavam informações em pastas e papéis guardados na gaveta. 

Sua importância está estritamente relacionada com a praticidade e segurança para guardar informações pertinentes da empresa ou ainda dos consumidores.

Além disso, os arquivos na nuvem nunca são corrompidos ou desaparecem sem sua autorização, garantindo maior durabilidade do armazenamento. 

Hoje em dia, muitas empresas guardam informações como contratos, dados dos clientes como e-mail e telefones e informações secretas no armazenamento Cloud Computing. 

Ou seja, cada vez mais os papéis vão desaparecer e a prática do armazenamento online será uma realidade entre os empreendedores. 

O que está impedindo as pequenas empresas na era digital? 

Se você chegou até aqui, é importante conhecer o que tem impedido as pequenas empresas de prosperarem na internet e garantir que você se prepare ainda mais.

Para facilitar seu entendimento sobre essas barreiras, separamos alguns pontos que acabam atrasando o sonho de crescer e expandir os negócios na web. São eles:

  • Se preparar para os desafios: utilizar tecnologia para pequenas empresas pode ser um bicho de sete cabeças para alguns empreendedores, por isso, conhecer mais sobre esse universo pode fazer toda a diferença, busque referências sempre que possível.
  • Falta de oportunidades digitais: saber qual tendência de tecnologia mais se relaciona com seu negócio e seus objetivos vai abrir um leque de oportunidades para crescer e fortalecer sua marca.
  • Procure treinamento: muitos empreendedores acabam deixando de lado a formação e treinamento para lidar com as tecnologias, o que acaba atrasando processos e retardando etapas, por isso se capacitar é sempre uma ótima pedida.
  • Conhecer as jornadas digitais: saber ao certo a jornada do seu consumidor e como seu negócio atende a essas necessidades tem tudo para transformar o modo como você se comunica com os clientes.

Esses são alguns pontos que acabam impedindo os empreendedores de se tornarem referenciais em vendas e atendimento na internet, portanto, ter o parceiro perfeito para isso vai abrir muitas portas para seu negócio.

Como o UOL Meu Negócio pode te ajudar!

Ter um parceiro disposto a investir nos seus sonhos pode fazer toda a diferença no momento de iniciar a jornada no empreendedorismo. 

Com o UOL Meu Negócio você encontra os produtos perfeitos para começar a empreender com segurança, facilidade e praticidade. 

São diferentes as opções para criar seu endereço na internet, anunciar e preparar sua marca para ser um verdadeiro destaque no mercado. 

E o melhor, tudo isso a partir de um investimento que cabe no seu bolso, utilizando diferentes tecnologias para encantar seu cliente e facilitar suas operações.

Através da Loja VirtUOL você vende online e ainda garante a satisfação dos seus clientes com as tecnologias de ponta que só o grupo UOL oferece.

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Se precisar, conte com os nossos especialistas para iniciar sua jornada na internet com facilidade e segurança.

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