É preciso ser visto para ser lembrado! Você já ouviu falar dessa famosa frase? Ela resume muito bem o fato de que, no universo virtual, é cada vez mais importante estar presente na mente e em frente aos olhos do consumidor.
Com as redes sociais atraindo e reunindo usuários e empresas em um mesmo ambiente, usar campanhas pagas online para as suas estratégias pode ser um ótimo caminho para o marketing da sua marca.
Em meio a tantas opções de anúncios, você já pensou em utilizar um dark post?
Se isso ainda não passou pela sua cabeça, ou se você ainda não conhece muito bem esse modelo de publicação, o UOL Meu Negócio vai mostrar porquê você deve considerá-lo nas suas próximas estratégias. Acompanhe!
O que é um dark post?
O dark post é uma publicação patrocinada e segmentada que não aparece na página do anunciante, sendo exibida apenas para os usuários que se encaixam na segmentação de público escolhida para o anúncio.
Esse recurso pode ser configurado em diversas plataformas, mostrando ao consumidor os conteúdos e ofertas que atendem diretamente aquilo que ele busca. Para isso, é possível segmentar o público por idade, gênero, região, comportamento e interesses que tenham relação com o produto ou serviço da sua empresa.
Além de focar no público que realmente trará resultados para as suas campanhas, o dark post pode ser uma excelente alternativa para quem busca personalizar os anúncios, alavancar as vendas e realizar conversões com novos clientes.
Quer saber outras vantagens de utilizar esse modelo de publicação? Então acompanhe os próximos tópicos!
Por que utilizar esta estratégia?
As vendas pela internet apresentaram um grande crescimento nos últimos anos e, diante da maior procura no virtual, também vieram maiores exigências por parte do consumidor.
Diante desse novo perfil de cliente, a necessidade de planejar uma comunicação mais próxima e personalizada vem fazendo parte da rotina dos empreendedores. Por isso, o dark post surge como uma estratégia eficiente para mostrar ao consumidor exatamente o que ele procura.
Considerando que dois em cada três consumidores desistem de comprar no online por conta de más experiências, tenha em mente que o dark post é a porta de entrada do cliente na sua loja virtual.
Portanto, não esqueça de entregar uma experiência agradável durante toda a jornada de compras!
Quais as vantagens de utilizar o dark post na estratégia de marketing digital?
Para colocar em prática as melhores estratégias de marketing digital, tenha o máximo de cuidado com os excessos. Isso quer dizer que atingir um pequeno público não é nada interessante para o seu negócio. Porém, atingir uma “grande massa” também não é bom.
Diariamente, centenas de anúncios são disponibilizados nas redes sociais e, diante de tanta informação, é comum que o consumidor filtre o que é do seu interesse e o que pode ser rapidamente descartado.
Agora, imagine o anúncio da sua marca aparecendo constantemente no feed de notícias de um usuário que não é do perfil do seu produto ou serviço?
Além de causar um possível prejuízo financeiro para o seu negócio — pois essa verba poderia ser usada em anúncios direcionados ao seu nicho —, é provável que a imagem da sua empresa seja negativamente atingida, sendo associada a produtos ou serviços desinteressantes.
Com o uso do dark post é possível evitar esse tipo de situação. Afinal, com esse recurso você pode criar campanhas sob medida, de acordo com as preferências do seu público-alvo e economizando recursos com usuários que talvez não tenham interesse no seu conteúdo!
Personalize as suas ofertas para a audiência certa e aumente as suas chances de vendas, mesmo com um alcance de público reduzido!
Como fazer o Dark Post?
O seu dark post pode ser apresentado tanto para os usuários configurados como público-alvo quanto em outros locais onde a plataforma do Facebook exibe anúncios, por exemplo.
Além disso, você também pode criar campanhas pensadas e otimizadas para o Instagram, ao lado do Feed de Notícias do Facebook, nos anúncios do Messenger, no Instagram Stories, no Instant Articles ou no Audience Network.
Mas, para começar, que tal saber como utilizar o dark post nas plataformas mais populares entre os usuários? A seguir, vamos mostrar como essa estratégia pode ser usada no Facebook Ads e Instagram.
Facebook Ads
Para usar esse ótimo recurso no Facebook, basta ter uma conta de anúncios ativa e ser administrador ou editor de uma página na rede social.
Acesse o “Gerenciador de Anúncios” da sua conta e clique em “Criar anúncio”. Depois, você pode escolher o objetivo da sua campanha – para se tornar um dark post, selecione a opção “Impulsionar suas Publicações”. Após isso, nomeie a sua publicação e clique em “Continuar”.
No próximo passo você pode segmentar a sua campanha — uma das principais vantagens do dark post. O Facebook oferece algumas opções, entre elas, a segmentação por gênero, idade, localização ou interesses, por exemplo.
Em seguida, é o momento de definir o orçamento e a duração para a sua campanha.
Na última etapa, clique na opção “Criar novo anúncio”. Defina o conteúdo que será publicado e pronto! O seu dark post estará criado!
Para criar um dark post no Instagram, o caminho é o mesmo do Facebook. Portanto, utilize o Instagram Ads — a plataforma de gerenciamento de anúncios pagos — e acesse a sua conta comercial.
Para realizar os anúncios na rede social, você pode:
- Criar campanhas de anúncio no Gerenciador de Anúncios
- Usar os anúncios ou posts do Facebook para serem exibidos também no Instagram.
Você sente que ainda precisa adquirir mais conhecimento sobre as ferramentas do Instagram? Então separamos um material completo para você tirar todas as suas dúvidas!
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Dicas para fazer um bom dark post
Para você chamar a atenção do seu potencial cliente através de um dark post, além de segmentar o seu público, é interessante caprichar no conteúdo. Por isso, alinhe a imagem, a linguagem e o texto de acordo com o perfil de consumidor que você pretende atingir.
Também não esqueça de ter um bom planejamento, definindo o orçamento a ser investido nas publicações. Estabeleça o período em que os posts ficarão rodando e aparecendo para o seu público — quanto mais tempo no ar, mais investimento precisará ser feito.
E claro, sempre que possível, realize os chamados “testes A/B”, que oferecem a possibilidade de entender qual modelo de anúncio é melhor recebido pelo seu público. Quer um exemplo prático?
Se você possui uma loja virtual que vende roupas, experimente criar um post apenas com fotos das peças e outro post onde uma pessoa possa vestir as peças. A partir daí, será possível avaliar qual conteúdo impactou mais a sua audiência de forma específica!
Que tal começar agora mesmo a criação de um dark post para a sua marca?
Você pode enviar as informações do seu negócio ao UOL Meu Negócio e a nossa equipe configura as suas campanhas, cria os seus anúncios e gerencia tudo para você alcançar os melhores resultados!
Através das plataformas Facebook Ads e Instagram Ads vamos auxiliar a sua marca a performar mais!