O marketing digital é a estratégia de divulgação de um negócio através da internet. Os conceitos do marketing podem ser aplicados também em pequenas empresas.
À medida que o cenário econômico muda, ou seja, o consumidor se mostra mais interessado pelo mundo digital e busca soluções práticas para o seu dia a dia, o marketing digital para pequenos negócios começa a ganhar força.
Essa é a oportunidade que os empreendedores têm de divulgar o seu negócio de maneira atrativa o ano todo na internet.
Veja o que você vai encontrar neste artigo:
- Marketing digital para pequenos negócios: como funciona essa estratégia
- Quais as vantagens do marketing digital para o seu negócio?
- 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas
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Marketing digital para pequenos negócios: como funciona essa estratégia
O conceito de marketing digital pode ser entendido como: a promoção e divulgação de produtos e serviços da empresa, através da internet. Essa é uma das formas mais práticas para se comunicar com o seu público, indo de encontro ao que ele precisa através da divulgação no meio digital.
Além disso, o marketing digital para pequenos negócios é uma excelente oportunidade para aumentar as suas vendas, conquistar e fidelizar novos clientes.
Canais de comunicação para pequenos negócios investirem
Pensando nos aspectos apresentados anteriormente, precisamos mencionar quais são os canais que a pessoa empreendedora pode utilizar para divulgar melhor o seu negócio na internet. Confira a seguir:
- Investir em publicações nas redes sociais: considerando que a tendência dos usuários é usarem cada vez mais a internet, fazer publicações diárias nas redes sociais sobre um determinado produto ou serviço com certeza irá trazer mais vendas para o seu negócio.
- Marketing de conteúdo: é uma forma de promover conteúdos de valor para o público certo através da internet. Isso pode ser feito através de blogs, posts nas redes sociais, etc. Aqui, é importante criar um planejamento de conteúdos que vão de encontro à necessidade do seu público, atraindo os clientes mas também as pessoas que ainda não são. O uso de técnicas de SEO também devem ser aplicadas nos conteúdos para serem bem classificados nos buscadores da internet.
- E-mail marketing: é a maneira de se comunicar com o cliente através de envio de e-mails regulares que divulgam os produtos, serviços e conteúdos de valor aos consumidores. Para que seu negócio se comunique com mais autoridade e credibilidade com seus contatos é necessário que a empresa tenha um e-mail profissional para aumentar as chances dos clientes abrirem os e-mails.
- Anúncios: como o nome mesmo diz, os anúncios servem para divulgar os seus produtos e serviços nas principais plataformas da internet, como por exemplo, portais e sites, blogs, buscadores e redes sociais. Independentemente de qual seja a forma escolhida de fazer marketing digital para pequenos negócios, comece a testar as possibilidades e ver qual delas vai funcionar melhor para a sua empresa.
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Quais as vantagens do marketing digital para o seu negócio?
Estar presente no mundo digital é uma realidade que todas as empresas precisam trilhar. Por isso, quanto mais cedo elas aplicarem o marketing digital, mais sucesso terão no mercado em que atuam.
Confira algumas vantagens sólidas de divulgar o seu negócio na internet:
- Segmentação de mercado: significa estar no lugar certo e na hora certa para atrair a persona adequada para a sua empresa
- Presença online: aqui, podemos citar que as empresas estarem no mundo digital inclui a acessibilidade do conteúdo através de qualquer dispositivo, sejam celulares, tablets e computadores, aumentando a visibilidade na internet.
- Credibilidade e autoridade: quando a empresa cria um conteúdo de qualidade, ela estará passando mais credibilidade e autoridade sobre determinado assunto no mercado, o que será facilmente percebido pelos consumidores
- Fidelização de clientes: tudo isso gera confiança no cliente, fazendo com que ele seja um comprador frequente em sua empresa, passando confiança para outros consumidores.
5 dicas de marketing digital para pequenas empresas
Agora que já entendemos as vantagens de fazer marketing digital para pequenos negócios, é hora de conferir mais dicas sobre o assunto e obter sucesso em suas campanhas
1 – Construa uma forte presença nas redes sociais
Grande parte das pequenas empresas usam as redes sociais para divulgarem os seus produtos e serviços. Mas, para melhorar a experiência do usuário, é possível criar uma estratégia de direcionamento e encantamento nas postagens de forma a chamar a atenção dos clientes.
Uma das opções é usar vender pelo Instagram através da sacolinha, que permite integrar a rede social com a sua loja virtual e assim aumentar as vendas. Neste vídeo você confere como utilizar a sacolinha do Instagram:
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No Facebook, a empresa pode tanto criar postagens diárias, como também divulgar nos grupos dos consumidores. Se fazer presente nessas mídias atrai mais clientes e reforça o sucesso da marca.
2 – Acompanhe a jornada do cliente
De maneira geral, os consumidores trilham uma jornada antes de se tornarem clientes, que inclui: conhecer a marca, se identificar com o produto/serviço, entender a sua necessidade, analisar os benefícios e assim comprar com a empresa.
Por isso, para conseguir resultados assertivos com a sua estratégia de marketing digital para pequenos negócios, é preciso realizar um acompanhamento dessa jornada e identificar os passos do seu cliente até a compra ou solicitação de um serviço.
3 – Tenha constância e frequência
Seja qual for o canal utilizado para divulgar a sua empresa, é importante manter a constância nas publicações.
Isto é, se você deseja ter mais vendas pela internet, é necessário manter a regularidade nas postagens.
4 – Utilize vídeos e boas imagens
Os vídeos e imagens dos produtos e serviços são ótimas opções para atrair clientes. Isso porque as divulgações visuais podem ser mais explicativas e atrativas do que um único texto na internet.
5 – Acompanhe as métricas e relatórios
Para saber se as estratégias usadas deram certo, é preciso analisar as métricas e relatórios. Um dos meios de fazer isso é calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI) da empresa, que serve para medir o resultado financeiro de uma empresa.
O cálculo do ROI é feito da seguinte forma:
ROI = (valor arrecadado com campanhas de vendas – investimento realizado) / investimento total
Por exemplo:
ROI = (R$ 1.500 de vendas – R$ 500 investimento realizado) / investimento R$ 500
ROI = R$ 1.000 / R$ 500 = 2 x 100 (porcentagem) = 200%
Esse resultado significa que a empresa teve o retorno de duas vezes ou 200% do valor investido nas campanhas de vendas, o que é muito positivo para uma empresa!
O marketing digital para pequenos negócios é acessível e fácil de aplicar, já que as estratégias que citamos aqui se encaixam em qualquer empresa.
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