SoluçõesVendas Online

Passo a passo de como criar a sua Loja VirtUOL

8 Mins read

As compras online estão se tornando cada vez mais populares. Por isso, ter uma loja virtual tornou-se um hábito comum a muitos empreendedores – pelo menos para aqueles que desejam aumentar a sua visibilidade e as vendas!

E você, está pensando em como montar uma loja virtual do zero?

Se a resposta for sim, o UOL Meu Negócio vai mostrar o caminho certo para a sua marca aproveitar os benefícios das vendas pela internet.

Um deles é a possibilidade de vender para pessoas de todo o mundo, sem se preocupar com as limitações geográficas de uma loja física.

Além disso, um e-commerce permite que o consumidor tenha acesso a uma variedade maior de produtos, já que é possível armazenar mais mercadorias no espaço virtual.

Daí você pode estar se perguntando: e para quem é dono do negócio, quais vantagens podem ser adquiridas na hora de abrir uma loja virtual?

Sem dúvidas, a maior delas é a redução de custos, já que não é necessário arcar com custos como aluguel, luz, água e manutenção do espaço. E mais, fica mais fácil ter um controle maior sobre o estoque e as vendas, reduzindo perdas e desperdícios.

Vamos aos primeiros passos?

Antes de colocar o seu plano em prática, é importante que um ponto esteja bem claro na sua mente empreendedora: o comércio eletrônico precisa ser atualizado e monitorado constantemente.

Assim, é possível garantir um bom desempenho e uma experiência positiva para os consumidores. Anotou a dica?

Então agora já podemos iniciar o nosso passo a passo para saber como montar uma loja virtual. Acompanhe:

1. Defina o segmento que sua loja virtual irá atuar

Esta etapa deve vir antes mesmo de você pesquisar nomes para loja virtual. Até porque, ao saber o que de fato você quer vender, fica mais fácil definir como o seu negócio deve ser chamado, concorda?

Antes de qualquer outra ação, defina o tipo de produto ou serviço que será oferecido. As possibilidades são inúmeras e vão desde o food service até o segmento da saúde e bem-estar. Por isso, é importante analisar o mercado, a concorrência, e claro, trabalhar na identificação do seu público-alvo.

Assim, você consegue entender em quais nichos terá mais espaço para desenvolver o seu negócio. E o principal, terá uma visão clara para criar e direcionar as suas estratégias de marketing.

>> Aproveite para conhecer as 10 maiores tendências de mercado de 2023!

2. Defina o diferencial

Já decidiu em qual segmento atuar? Seja no ramo de alimentos, vestuário, beleza, pets ou qualquer outro, é essencial se manter atualizado com as últimas tendências do mercado.

Só assim você consegue entender quais novidades podem ser absorvidas pela sua marca. Da mesma forma, fica mais fácil descobrir quais são as carências do seu nicho e tentar supri-las com os seus produtos ou serviços.

Se diferencie para ganhar destaque em meio à multidão! Um bom começo é apostar em um serviço de entrega rápido e eficiente. Portanto, muita atenção aos fornecedores que você firmar parcerias.

Por exemplo, se você quiser investir em uma loja online de alimentos perecíveis, é fundamental que a comida chegue fresca até o cliente. Além disso, é essencial que o produto seja entregue em condições adequadas de temperatura, para evitar a deterioração e garantir a segurança alimentar.

3. Formalize seu negócio

Esta é uma questão fundamental para quem deseja empreender. Portanto, ao mostrar para você como montar uma loja virtual, não podemos deixar de lembrar: seu negócio precisa ter um CNPJ!

Com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica você garante que a sua operação estará de acordo com as obrigações legais – a emissão de notas fiscais é uma delas.

Além disso, uma empresa formalizada transmite mais confiança aos clientes e parceiros de negócios. Outra grande vantagem é a possibilidade de ter acesso a linhas de créditos especiais para empreendedores.

4. Encontre a plataforma ideal

Após decidir qual será o segmento de seus produtos, organizar suas finanças e formalizar seu negócio, é chegada a hora de montar uma loja virtual.

Nesse sentido, vale escolher uma plataforma de e-commerce eficiente. Na Loja VirtUOL, por exemplo, você terá maior facilidade em abrir o seu negócio, de forma prática e rápida

Ao optar por esse recurso, você terá acesso a recursos técnicos e operacionais prontos para colocar a sua marca no ar. E mais, tenha inúmeras ferramentas de customização para deixar a sua loja otimizada para a navegação dos usuários.

5. Criar loja do zero

Montar uma loja virtual do zero também é uma opção!

Mas aqui vai uma dica importante: esse recurso é interessante quando o negócio tem um retorno financeiro que possibilita o investimento na construção de um site.

Portanto, se você tem urgência para abrir uma loja virtual, experimente uma plataforma como a Loja VirtUOL. Assim, você tem uma solução prática para resolver as suas necessidades em pouco tempo.

Mas lembre-se: seja qual for a sua escolha, é essencial registrar seu domínio. Dessa forma, você adquire o seu endereço exclusivo na internet (ex: suaempresa.com.br) – tornando sua loja virtual ou seu site acessível aos seus clientes.

6. Dica extra: Entenda a diferença entre domínio e hospedagem

Antes de abrir uma loja virtual também é importante que você tenha em mente outro conceito importante: a hospedagem.

Como já citamos anteriormente, o domínio é o seu endereço na web. Ou seja, ele funciona como um mapa para que os usuários acessem o seu ambiente virtual.

Por outro lado, a hospedagem é o próprio ambiente virtual do seu negócio. É por meio dela que você armazena os dados do seu site ou loja virtual. Em resumo, é a “casa” da sua empresa na internet!

Vantagens de criar uma Loja VirtUOL

Agora que mostramos dicas básicas e fundamentais para empreender na web, chegou a hora de saber como a ferramenta do UOL funciona na prática.

A Loja VirtUOL é um serviço na internet para que diferentes empreendedores possam montar uma loja virtual. Assim, cria-se uma janela de oportunidades para apresentar e vender produtos ou serviços em único lugar.

Esse recurso é perfeito para quem está iniciando ou deseja conquistar novos clientes, já que oferece:

  • Facilidade para personalizar a loja com diversas opções de templates
  • Integração com métodos de pagamento e as menores taxas
  • Várias opções de planos mensais, trimestrais e anuais
  • Cálculo automático de frete
  • Garantia da qualidade do grupo UOL.

Diferenciais da concorrência

Escolhendo a Loja VirtUOL você estará sempre a um passo dos concorrentes. Invista no fortalecimento da sua marca, tenha maior facilidade para administrar suas vendas e entregas, além de entregar a melhor experiência de compra aos seus clientes.

Conheça alguns recursos eficientes que colaboram para isso:

  • Integração com PagSeguro, Instagram e Facebook
  • Integração com os marketplaces Mercado Livre, Google Shopping e Shopee
  • Loja de aplicativos com soluções exclusivas de personalização 
  • Economia com envio de produtos através dos Correios
  • Sem taxa por transação
  • Recebimento via Pix.

Chegou a hora de montar uma loja virtual com o UOL!

Com a correria da rotina empreendedora, encontrar uma ferramenta que fortalece a sua presença digital pode ser a chave que faltava para o seu sucesso.

Portanto, se você já decidiu que deseja contar com o auxílio do UOL, chegou o momento de saber o que fazer para abrir uma loja virtual.

Na prática, basta acessar a página da Loja VirtUOL, escolher um dos planos, cadastrar os dados pessoais e as informações da sua loja e seguir os passos abaixo:

  • Crie o seu catálogo, adicione os seus produtos e defina os preços
  • Escolha a forma de envio, seja pelos Correios ou transportadora própria
  • Configure as formas de pagamento, inclusive com a opção via Pix!

Depois, é só divulgar sua loja virtual nas redes sociais e demais canais para atrair clientes e aumentar as vendas. Pronto! Sua Loja VirtUOL está pronta para vender e atrair novos consumidores, com facilidade e rapidez.

A importância da versão mobile

Com a Loja VirtUOL você oferece uma experiência completa ao usuário. Isso porque o UOL Host possui a versão mobile para quem decide abrir uma loja virtual. Com essa opção, seus clientes poderão visualizar e contratar seus produtos através de celulares e tablets.

A versão responsiva da Loja Virtual é integrada com a versão web. Ou seja, sempre que você realizar mudanças, seja na estrutura ou no layout, sua loja será atualizada em todas as versões.

Quem navega pelo site não precisa se preocupar com qual versão vai acessar, já que o sistema o direciona automaticamente para a URL mais adequada.

Gostou? Além de flexibilizar o acesso dos seus clientes, a versão mobile torna o processo de compras mais simples e intuitivo. E claro, não esqueça que dessa forma você ganha mais um canal de vendas para alavancar os seus lucros!

Entendendo as métricas da sua Loja VirtUOL

Daí você pode estar com outra grande dúvida: depois de montar uma loja virtual do UOL, quais são os outros pontos que devo ter atenção na rotina do meu negócio?

Fique tranquilo, para que você não se sinta perdido em meio as vendas e as outras demandas da sua loja, o UOL Meu Negócio fez uma seleção especial.

Separamos 5 métricas que devem fazer parte dos relatórios mensais e/ou anuais da sua empresa. Com esse controle, você acompanha a saúde financeira da sua loja virtual em tempo real.

E mais, ao menor sinal de qualquer problema, você tem tempo hábil para reverter os números e colocar o seu comércio eletrônico nos trilhos.

1. Número de visitantes

Aumentar o número de visitantes na loja virtual é sinônimo de aumento de potenciais clientes. Esse número, que pode ser mensurado por ferramentas de monitoramento de tráfego – como o Google Analytics –, indica se suas ações de marketing estão sendo eficientes em trazer novos usuários para o seu ambiente virtual.

2. Margem de lucro

Quem empreende com uma loja virtual precisa ter algo em mente: é essencial saber qual é sua margem de lucro por produto. Assim, fica mais fácil saber quais deles trazem melhores resultados e, portanto, devem ser priorizados. Para saber como calculá-lo, temos um conteúdo completo para a sua leitura:

>> Como calcular minha margem de lucro? 

3. Vendas por período

Quer avaliar a quantidade de vendas realizadas?

Para isso, vale apostar em todo tipo de análise. É possível comparar com o volume alcançado no mês anterior ou no mesmo período do ano passado, por exemplo. Faça também um comparativo com os números gerais do mercado e se questione: será que as minhas vendas acompanharam o ritmo ou não?

4. Taxa de conversão

Depois de montar uma loja virtual, você pode calcular a taxa de conversão por meio da divisão entre o número de pessoas que compram pelo número de visitantes em um determinado período. Com o resultado dessa equação, fica mais fácil analisar a eficácia do seu processo de venda e identificar possíveis gargalos.

>> Se o cliente chegou até sua loja e não comprou, algo deve ser melhorado. Saiba por onde começar no conteúdo “Taxa de conversão: o que é e como aumentá-la”.

5. Carrinho abandonado

O cliente chegou quase até o final da compra e desistiu? Para evitar futuras vendas perdidas, acompanhe constantemente a taxa de abandono do carrinho e tente entender o que está por trás dela. Afinal, para abrir uma loja virtual e deixá-la funcionando por muito tempo, é fundamental que a jornada de compra chegue até o fim!

Através deste conteúdo, o UOL Meu Negócio reforça a importância de um empreendedor montar uma loja virtual. Afinal, estar presente na internet é essencial para empresas que desejam alcançar um público maior, reduzir custos e fortalecer a marca.

Para os consumidores, uma loja virtual oferece praticidade, comodidade e acesso a uma variedade maior de produtos.

E você, está esperando o que para aumentar as vendas e conquistar novos clientes?

Acesse agora mesmo o nosso site e conheça os planos disponíveis para alavancar os seus resultados através da nossa Loja VirtUOL!

Related posts
Soluções

A importância do e-mail marketing para a sua empresa

3 Mins read
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para empresas que desejam alcançar e engajar seus clientes de maneira eficiente e…
Soluções

6 dicas para criar conteúdo atraente para o seu novo site

6 Mins read
Ao lançar um novo site, a criação de conteúdo atraente é essencial para capturar a atenção do seu público e manter o…
Soluções

Criação de sites: o que é landing page?

3 Mins read
No marketing digital é bem comum ouvir e ler o termo “landing page”, mas o que exatamente significa? Em essência, uma landing…