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Quando é a Black Friday? Descubra a data e as melhores ofertas

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Descobrir quando é a Black Friday é apenas o seu primeiro passo de uma estratégia completa para ter o maior número possível de vendas em uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro. Agora é só começar a se planejar para posicionar o seu negócio na hora certa!

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados por consumidores e empresas ao redor do mundo. Ela marca o início da temporada de compras de fim de ano, oferecendo descontos impressionantes em uma ampla variedade de produtos e serviços. 

Continue a leitura, descubra quando é a Black Friday em 2024, e deixe o seu negócio pronto para vender muito em uma das datas mais importantes do e-commerce brasileiro. Confira!

O que é a Black Friday?

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, e o termo foi utilizado pela primeira vez em 1961 para descrever o congestionamento de tráfego e as multidões que surgiam no dia após o feriado de Ação de Graças.

Com o tempo, a data se consolidou como um evento de compras no varejo, quando lojas de departamento ofereciam grandes descontos para limpar seus estoques antes da temporada de festas de fim de ano.

Em 2005, a Black Friday ganhou ainda mais relevância com o surgimento da Cyber Monday, uma extensão digital das promoções, focada em e-commerce. Mas foi apenas cinco anos depois que o evento ganhou força no mercado brasileiro. E, atualmente, já é uma das datas mais importantes da indústria.

Um exemplo disso foi a edição de 2023, considerada a segunda pior da história, mas que movimentou mais de 4,5 bilhões de reais em vendas entre quinta-feira (23) e sábado (25). Ou seja, mesmo em um ano ruim, o volume de transações é enorme, criando inúmeras oportunidades para empreendedores.

Quando é a Black Friday em 2024?

A Black Friday de 2024 está programada para o dia 29 de novembro, a última sexta-feira do mês, como acontece todos os anos. Porém, é importante entender que o período de promoções vai muito além desse dia específico.

Nos últimos anos, o mercado tem feito promoções da Black Friday não se limitam apenas à sexta-feira. A maioria dos lojistas começa a oferecer descontos desde o início da semana, com alguns estendendo as ofertas até o fim de semana seguinte ou até mesmo durante todo o mês de novembro.

O objetivo aqui é adotar de vez o “Black November”, que foca em atrair clientes que preferem evitar o congestionamento digital do dia oficial e facilita a preparação logística das empresas para atender à demanda maior durante o período.

Para se preparar para essa data, é essencial que o empreendedor se atente ao cronograma e defina qual é a melhor estratégia para o seu negócio. Afinal, planejar com antecedência pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua campanha de vendas.

Como se preparar para a Black Friday?

Bom, agora que você já sabe quando é a Black Friday em 2024 e como essa data tem se tornado fundamental para o e-commerce brasileiro, é hora de preparar o seu negócio para vender mais. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar.

1. Planejamento antecipado

Sim, ainda faltam algumas semanas para o evento, mas o planejamento é a fórmula do sucesso de qualquer campanha de Black Friday. Comece com a análise do histórico de vendas de anos anteriores, identificando produtos que tiveram maior demanda e os que ficaram encalhados.

Um movimento simples, mas que vai facilitar a sua escolha em relação aos itens da sua loja que podem receber mais ou menos descontos. Além disso, defina metas claras de vendas e lucros. Muitos empreendedores cometem o erro de oferecer descontos tão agressivos que acabam comprometendo suas margens de lucro.

E um ponto de atenção: é importante encontrar um equilíbrio entre atrair clientes e manter a rentabilidade do negócio. Justamente o que esse planejamento mais antecipado pode proporcionar para a sua loja, garantindo que a precificação seja atrativas para os consumidores e aumentem as margens das suas vendas. 

2. Gestão de estoques

Outro grande desafio durante a Black Friday é a gestão de estoques e oferecer descontos em produtos que estão em falta pode prejudicar a reputação do negócio e causar frustração nos clientes. Por isso, é crucial fazer um controle rigoroso e negociar antecipadamente com fornecedores para garantir a reposição.

Empresas que trabalham com e-commerce devem também investir em sistemas automatizados de controle de estoque que informam os clientes em tempo real sobre a disponibilidade dos produtos. Algo simples que evita que o cliente finalize uma compra apenas para descobrir depois que o produto está indisponível.

3. Plataforma de e-commerce preparada

O trabalho também precisa acontecer nos bastidores: um site que não aguenta o tráfego intenso da Black Friday pode perder algumas vendas. A dica aqui é ter a certeza de que o seu site está preparado tecnicamente para lidar com um volume maior de acessos e transações durante algumas horas.

Você deve testar a velocidade de carregamento, a usabilidade em dispositivos móveis e a segurança das transações antes do grande dia. Além disso, simplifique o processo de checkout, garantindo que o cliente possa finalizar a compra com o menor número de cliques possível.

4. Marketing digital e promoções

Uma campanha de marketing digital bem estruturada pode aumentar a visibilidade da sua marca durante a Black Friday. Use estratégias de Google Ads e Facebook Ads para segmentar o público ideal, e não se esqueça de criar uma estratégia de e-mail marketing para impactar os clientes que já conhecem sua marca.

Combinando as duas estratégias, você consegue usar os anúncios pagos para fazer com que suas ofertas se destaquem em meio ao mar de promoções, enquanto o e-mail marketing permite comunicar de forma personalizada as ofertas e vantagens que você está oferecendo.

5. Parcerias estratégicas

Para empreendedores que estão começando, fazer parcerias com influenciadores digitais ou com outros pequenos negócios pode ser uma maneira eficaz de ampliar o alcance da sua marca. E o melhor de tudo: de maneira orgânica, criando um contato mais natural com quem está do outro lado da negociação.

Se você vende produtos específicos, como roupas ou acessórios, considere colaborar com influenciadores de moda. Uma estratégia simples, mas que pode gerar tráfego extra para seu site que você nem estava imaginando.

Outra alternativa é fazer parcerias com outras lojas para oferecer promoções conjuntas, como o frete grátis, o que pode atrair consumidores que estão comparando preços e serviços.

6. Ofereça frete grátis ou condições especiais de pagamento

No Brasil, o frete costuma ser um dos principais fatores que determinam a conversão de uma compra. Durante a Black Friday, oferecer frete grátis ou uma tarifa reduzida pode ser o incentivo que os consumidores precisam para escolher seu produto em vez do concorrente.

Uma alternativa aqui pode ser oferecer esse benefício apenas a partir de um ticket médio específico. Além disso, oferecer opções de pagamento facilitadas, como parcelamento em mais vezes sem juros ou Pix com descontos, pode fazer a diferença, especialmente para consumidores que estão interessados em compras maiores.

7. Atendimento ao cliente

Tudo até aqui impacta direta ou indiretamente o consumidor, mas você precisa ter uma estratégia voltada para o suporte ao cliente. Afinal, as vendas no período podem ser apenas o começo de um relacionamento duradouro com o cliente.

Algum usuário que nunca ouviu falar da sua loja pode gostar da experiência e passar a voltar mais vezes em outras oportunidades, certo? E é por isso que você precisa ter uma estratégia específica para o atendimento ao consumidor durante esse período, garantindo que nenhum problema fique sem ser resolvido.

Para isso, garanta que a sua equipe esteja treinada para responder rapidamente a dúvidas e resolver problemas relacionados a entregas ou produtos. Uma simples resposta pode ser a diferença entre fechar mais uma venda ou não ter um consumidor fidelizado no seu negócio.

Mas essa jornada não acaba na hora do pagamento e o pós-venda é essencial para ter resultados melhores. É uma boa experiência de compra durante a Black Friday para que os clientes se transformem em recorrentes, contribuindo para o crescimento do seu negócio a longo prazo.

O volume de vendas nesse período é enorme, mas as oportunidades não vão surgir de uma hora para outra na sua porta. Por isso, com as dicas e estratégias acima, é a chance de se organizar com antecedência e garantir que seu estoque esteja pronto para proporcionar uma experiência positiva para seus clientes.

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