Precisando ocupar um lugar de destaque nos olhos e na mente do consumidor? Se hoje o seu principal gargalo é a geração de tráfego e leads para o seu site, o UOL Meu Negócio tem a solução perfeita para você!
Já ouviu falar do custo de aquisição de clientes?
É por meio dessa estratégia que o empreendedor pode trabalhar com a mídia paga. Ou seja, é realizado um investimento de capital para que um anúncio ocupe uma posição privilegiada em diferentes canais.
Daí você pode estar se perguntando: quais canais são esses?
É possível colocar a sua marca nos principais ambientes virtuais, sempre pensando onde o seu potencial cliente está. Na página de resultados do Google ou em banners nas redes sociais, as possibilidades são bem variadas!
Deseja trabalhar com esse modelo de estratégia?
Então o UOL Anúncios vai auxiliar você nesse processo. Além de captar mais clientes para a sua marca, queremos consolidar o nome da sua empresa na internet!
Vamos juntos?
O que são anúncios?
Os anúncios são peças criadas com objetivo de gerar compra de produtos/serviços por parte do consumidor. Ou seja, são um tipo de estratégia de marketing usada para atrair potenciais clientes para seu site ou loja virtual.
Além disso, são ótimos aliados para diminuir o custo de aquisição de clientes, que é o tema principal deste conteúdo!
Quais são os tipos de anúncios na internet?
Não é de hoje que os anúncios estão presentes no nosso dia a dia. Antes da popularização da internet, eles eram usados principalmente nas mídias impressas, como revistas e jornais.
Com o avanço das tecnologias, eles ganharam novos espaços, sendo cada vez mais usados nas estratégias de marketing digital.
Você é empreendedor e ainda não faz uso desse recurso?
Então o UOL Meu Negócio vai transformar essa realidade.
Para começar, é importante que você saiba que as possibilidades de uso de anúncios são quase infinitas, dependendo somente da criatividade e local onde serão veiculados.
Eles podem ser orgânicos – quando não é preciso pagar para promovê-lo, dependendo apenas do alcance espontâneo –, ou pagos – nesse caso, fica mais fácil segmentar para quem os anúncios irão aparecer.
Agora que você compreendeu bem a importância do chamado “tráfego pago” nas suas estratégias de marketing, vamos falar especificamente dos principais tipos de anúncios:
Anúncio na página de pesquisa do Google
Que tal ter o nome da sua empresa no topo do buscador mais acessado do mundo? Esse tipo de anúncio aparece no formato de texto, na frente de outros conteúdos da página de resultados do Google.
Anúncio em vídeo nas redes sociais
No Facebook e no Instagram o vídeo acompanha um texto explicativo. O dono do negócio escolhe se quer pagar por visualizações, interações (engajamento) ou outras métricas.
Já para o consumidor aparecem alguns botões de ação, como: “saiba mais”, “comprar” ou “assinar agora”. É uma ótima opção para empreendedores que buscam criar público.
Anúncio em vídeo no YouTube
Esse tipo de anúncio pago pode aparecer no próprio player do YouTube. Ou seja, depois que o usuário assistiu a um conteúdo, a publicidade aparece logo na sequência. É uma boa alternativa para o empreendedor que busca captar um público mais geral.
O anúncio também pode ser exibido em forma de texto, na parte da tela onde fica a lista dos próximos vídeos. Ou seja, não é exibido automaticamente, é preciso que o usuário clique para ele aparecer. É a opção ideal para fisgar um público mais qualificado.
Também existem anúncios que retomam o contato com pessoas que já conhecem a sua marca. Seja os que já visitaram o seu site ou os que já compraram na sua loja. É o que chamamos de remarketing e retargeting.
Quer entender o que é remarketing e retargeting?
Conheça mais sobre esses anúncios no tópico a seguir!
Anúncios de remarketing e retargeting
Esses são dois termos que podem trazer muitos benefícios para o seu negócio. Entre os principais, destacam-se o engajamento de clientes, aumento das taxas de conversão e a diminuição no custo de aquisição de clientes.
No entanto, é comum que alguns empreendedores confundam a importância de cada um. Em primeiro lugar, é preciso entender que remarketing e retargeting possuem significados diferentes.
Por exemplo, vamos supor que um cliente entra no site, acessa várias páginas e adiciona alguns itens no carrinho. Porém, acaba abandonando a compra antes de concluí-la.
Para evitar que esses produtos sejam esquecidos, o empreendedor pode programar um anúncio de remarketing convidando-o a concluir o pedido.
Essa estratégia pode ser utilizada por meio de um e-mail marketing. Ou seja, é utilizado um canal mais próximo ao cliente, justamente porque ele já demonstrou interesse e conhecimento sobre a sua marca.
Agora imagine que esse mesmo cliente não tenha adicionado nenhum item no carrinho. O simples fato de ele acessar o seu e-commerce já permite a coleta dos dados de navegação do usuário – desde que o site esteja corretamente configurado com o uso de cookies.
Ou seja, é uma ótima estratégia de retargeting! Afinal, fica mais fácil diminuir o custo de aquisição de clientes, já que é possível saber quais páginas foram acessadas e que produtos foram visualizados.
O resultado são campanhas mais relevantes, direcionando os anúncios de acordo com o comportamento de compra dos visitantes!
Percebeu como essas ações diminuem o tempo gasto na atração de novos clientes?
Como definir os parâmetros para ter mais sucesso
Usando as mídias pagas nas suas estratégias de comunicação, os resultados são mais previsíveis e rápidos. Isso porque o direcionamento dos anúncios é mais assertivo, chegando exatamente no perfil de consumidor que a sua marca pretende conversar.
Quer saber como iniciar essas publicações? O primeiro passo é definir os seus objetivos.
Por exemplo, se o intuito é aumentar o tráfego e reduzir o custo de aquisição de clientes, um bom caminho é observar o que seu público-alvo deseja. Conhecendo seus hábitos, fica mais fácil identificar o canal que trará um retorno mais positivo.
Nessa etapa, a criação de personas é muito eficiente para estabelecer a linguagem e o meio que a sua mensagem será transmitida.
Só não esqueça que no momento de escolher o canal ideal para suas campanhas, também é fundamental contar com uma plataforma que forneça o melhor ROI – Retorno sobre o investimento para os seus objetivos.
Aliás, é nessa plataforma que você poderá definir os critérios de segmentação de público, orçamento, além dos textos, vídeos ou imagens dos anúncios.
Depois que os dados foram coletados, você entra no estágio de compra de mídia. Atualmente, tudo é feito de maneira digital: você escolhe uma ferramenta (ex: Google Ads ou Gerenciador de Anúncios das redes sociais) e dá o aval para o seu anúncio entrar no ar!
Aqui, é importante que você conte com uma ajuda profissional. Assim, você investe a quantidade certa de dinheiro e evita prejuízos.
Quer uma dica?
Com o UOL é muito mais fácil anunciar!
Está na hora de você conhecer o UOL Anúncios, a plataforma de divulgação online que anuncia o seu negócio em grandes sites.
São 6 opções de planos para o empreendedor que deseja pagar pela quantidade de cliques. De 100 a 5.000 cliques, no UOL Anúncios você tem total liberdade e nenhuma surpresa no fim do mês, já que a mensalidade e o volume de cliques são fixos!
Enquanto o seu anúncio estiver no ar, é possível acompanhar o desempenho em tempo real. Por meio do painel do cliente, fica muito mais fácil analisar o número de vezes que seu anúncio é exibido, além de saber quantos cliques já obteve e ainda tem para receber.
Divulgue hoje mesmo a sua marca e esteja presente nas páginas de conteúdo UOL, Folha de S.Paulo e sites parceiros!
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