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Série Natal: E-mail marketing – o que não pode faltar para sua campanha ser um sucesso

A “série Natal” aborda tudo o que um empreendedor precisa saber para se preparar para o Natal, uma das datas mais lucrativas do ano. Neste conteúdo, vamos apresentar o perfil do e-consumidor brasileiro, aquele consumidor digital que é altamente conectado e engajado com as compras virtuais.

Além disso, traremos dicas para você se destacar na multidão e aproveitar ao máximo o poder de uma campanha de email marketing. Esse é o quarto texto de uma série de 5. Os anteriores são:

Anos atrás, as caixas de cartas lotavam de cartões de Natal. Era comum ver as pessoas comprando cartões natalinos, ou mesmo os fazendo à mão, escrevendo seus votos e enviando aos amigos pelos Correios.

Hoje essa tradição está praticamente extinta. O papel deu lugar à tela do computador e os cumprimentos de final de ano chegam por mensagem eletrônica ou pelas redes sociais.

No meio desses e-mails de Natal, aparecem também as mensagens de lojas e empresas, os famosos emails marketings.

Para evitar que isso seja um incômodo na rotina do consumidor, é essencial produzir conteúdos relevantes e que despertem o interesse de compra.

A seguir, você começa a entender o que fazer para que a sua campanha de email marketing seja um sucesso no final de ano. Acompanhe!

Campanha de email marketing: saiba tudo!

Com o fim de ano e a proximidade do Natal, aumenta a procura do consumidor por produtos que podem se tornar um bom presente. Mas para que esse movimento seja positivo para o seu negócio, é essencial ir à procura desse potencial cliente.

Como fazer isso? Através de uma campanha de email marketing bem planejada!

Antes de mostrar algumas dicas valiosas, fizemos uma lista com os principais modelos de email marketing. Afinal, antes de ir para a prática, é fundamental entender qual tipo é mais adequado para sua comunicação:

Para ganhar mais tempo, que tal otimizar seus envios?

Seja qual for o modelo escolhido para sua campanha de email marketing, é importante saber que o processo de envio pode (e deve) ser facilitado. Nesse sentido, sua lista de contatos pode receber suas mensagens através do processo de “automação”.

Esse é um recurso de extrema importância, principalmente em datas sazonais. Em períodos como o Natal, a demanda cresce e o movimento no comércio tende a aumentar significativamente.

Assim, você garante a continuidade das suas estratégias de comunicação. Enquanto você se preocupa com as vendas, a automação envia e-mails personalizados para o cliente, de acordo com as ações que ele executa no seu site.

Além disso, é possível programar disparos em uma data específica. Por exemplo, se você quer enviar para o cliente uma comunicação sobre uma promoção do final de semana, é só deixar o envio programado com antecedência.

Veja tudo que não pode faltar no seu e-mail marketing

Agora que você já conhece os modelos de e-mail, já sabe como enviar suas mensagens para a base de leads – usuários com grande chance de se tornarem clientes –, chegou a hora de entender como criar uma campanha de email marketing.

A seguir, temos 6 dicas arrasadoras que podem ser usadas no seu email marketing de final de ano.

Falando nisso, você consegue identificar que modelo de email será produzido? Se você pensou em email sazonal, acertou!

1. Planejamento bem executado

O email marketing é um canal de relacionamento bastante pessoal. É através dele que a sua marca consegue uma comunicação direta com o consumidor. Portanto, antes de iniciar a campanha de email marketing, analise bem quem é o seu público, o tipo de linguagem que será utilizada, e quais ações são mais assertivas para conquistá-lo.

Com essas informações básicas, você já consegue dar início a um bom planejamento. Além disso, não esqueça de pensar em quais conteúdos serão produzidos. No período que antecede o Natal, é válido enviar ofertas e descontos que estarão em vigor na sua loja!

2. Definição da segmentação

Já sabe quem é o público-alvo da sua campanha de email marketing? Se a resposta for sim, o próximo passo é segmentá-los, isto é, realizar a divisão dos seus leads em nichos.

Com essa ação, você direciona as mensagens certas para as pessoas adequadas. Quer enviar um email sobre promoções? É só escolher um grupo específico para receber essa mensagem!

É possível segmentar seu público de acordo com a persona, profissão, estágio de compra e nível de engajamento com sua empresa.

3. Criação de um outline

Já ouviu falar desse termo? “Outline” se refere a um esboço, ou seja, é o momento que você define como serão desenvolvidos os materiais.

Você pode iniciar com a produção dos textos para o email, além de pensar nos assuntos que serão abordados (incluindo o título dos emails).

Não esqueça de dar uma atenção especial à revisão do conteúdo, garantindo que tudo esteja de acordo com o planejado. Por fim, estruture o layout, criando um email marketing com a cara da sua marca!

4. Transmita conteúdo relevante e com valor

Conteúdo bom é aquele que leva o leitor a comprar seus produtos. Por isso, é fundamental elaborar uma campanha de email marketing que tenha valor para o consumidor. Ou seja, ele precisa abrir sua mensagem e se convencer que aquilo é realmente importante.

Nesse sentido, o uso da persona e a segmentação dos emails facilitam muito a vida do empreendedor. Assim, seus conteúdos estarão de acordo com as necessidades de cada usuário, e claro, com assuntos que sejam realmente interessantes para ele.

5. Personalize o assunto

Personalizar emails é uma excelente estratégia para melhorar as taxas de abertura e conversão. Afinal, quando o cliente tem a sensação que a mensagem foi criada especialmente para ele, a sua campanha de email marketing ganha muitos pontos!

Além de um texto que leva o nome do seu lead, aposte em conteúdos que não pareçam um “discurso de venda”. Humanize o conteúdo, trazendo assuntos que realmente façam sentido para a dor de cada perfil de consumidor.

6. Use Call to Action

O termo, em tradução literal, significa “chamada para ação”. Representado por um “botão”, o “CTA” pode ser colocado ao longo do conteúdo ou na parte final do email. É ele que irá indicar ao leitor qual o próximo passo que deve ser realizado em determinada situação.

Ou seja, em poucas palavras, esse botão deve refletir a proposta de valor da sua campanha de email marketing. Se o cliente ler e clicar na mensagem, parabéns! O objetivo do seu email foi parcialmente cumprido (o próximo passo é converter isso em uma venda).

Quer saber como criar um Call to Action de sucesso? Confira algumas dicas valiosas:

Preparado(a) para alavancar suas estratégias de comunicação?

O uso de um email marketing profissional é extremamente eficaz, mas não esqueça de realizar ajustes e testes para garantir os melhores resultados na sua campanha de email marketing.

Com a criação de emails direcionados e personalizados, você consegue criar uma relação de confiança entre o consumidor e a sua marca. E sabe quem pode ajudar o seu negócio nessa tarefa? O Email Profissional do UOL Meu Negócio!

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