Vendas Online

Principais tendências do e-commerce para 2023!

5 Mins read

Parece que foi ontem que viramos a página do calendário, mas já estamos nos encaminhando para o fim do primeiro trimestre de 2023!

Já parou para pensar nisso?

Para quem vende na internet, é a hora certa para se atualizar das principais tendências do e-commerce e garantir que os próximos meses sejam bem lucrativos.

Afinal, quando você alinha as novidades do mercado com as expectativas do consumidor, o resultado são estratégias direcionadas ao melhor desempenho do seu negócio.

Fato é que o e-commerce conquistou um lugar de destaque na economia brasileira.

A expansão do acesso à internet, a melhora na velocidade e os novos padrões de consumo (comprar sem sair de casa), fazem com que o faturamento das vendas online quebre recordes a cada ano.

Por isso, o UOL Meu Negócio quer te fazer uma pergunta: se o crescimento do e-commerce no Brasil já é uma realidade, porque você ainda não aproveitou esse bom momento?

Acompanhe o conteúdo e fique mais preparado para atender as demandas do mercado!

Confira as maiores tendências do ano para o e-commerce:

Se os últimos anos já demonstram um crescimento gradativo no varejo digital, o que esperar daqui pra frente? E mais, como as tendências do e-commerce podem auxiliar no crescimento do seu negócio?

Segundo o relatório The Global Payments Report 2022, o mercado de e-commerce deve crescer mais de 55% até 2025. No Brasil, o estudo aponta que o aumento deverá ser de 95% no mesmo período.

Se você está se perguntando qual o motivo para tal crescimento, a pesquisa também trouxe essa resposta: isso está associado ao público jovem, que, normalmente, tem familiaridade com as tecnologias digitais.

Percebeu qual público pode colaborar para a melhor performance das suas vendas online?

Sabendo disso, é essencial saber quais tecnologias podem ser inseridas nos seus processos. Por isso, separamos algumas delas:

Experiência Omnichannel

Integrar os canais de comunicação é uma das principais tendências do e-commerce. Ou seja, é fundamental ter canais de vendas e anúncios que “conversem” com outras ferramentas de atendimento ao cliente.

Por isso, disponibilize meios para facilitar a experiência do consumidor. A experiência omnichannel pode ser implementada no pós-compra, por exemplo – quando o cliente tem a praticidade de comprar no online e retirar o produto em um ponto físico.

Suporte ao cliente cada vez mais personalizado

Vale destacar que é o atendimento que define o sucesso ou o fracasso das suas vendas. Por isso, priorizar o atendimento humanizado é uma das melhores formas de se manter alinhado com as tendências do e-commerce.

Afinal, ninguém gosta de esperar muito tempo para ser ouvido e muito menos de ser ignorado, concorda?

Com um atendimento personalizado – oferecendo canais de relacionamento como o chat online ou o WhatsApp –, você pode apresentar os produtos certos para as necessidades de cada pessoa (tirando dúvidas sobre pagamento, troca e características dos produtos).

Live commerce

A venda de produtos por meio das transmissões ao vivo, que viraram febre na pandemia, parecem ter vindo para ficar. Para quem realiza vendas online, esse é um excelente recurso para estreitar laços com os antigos e converter os potenciais novos clientes.

Nos últimos anos, várias marcas – de pequenos empreendedores a grandes marketplaces – apostaram nessa técnica, principalmente para ofertar itens em datas sazonais, como na Black Friday.

Por isso, aproveite esse recurso das redes sociais e experimente um novo (e eficiente) canal de interação com os e-consumidores, os consumidores digitais.

Voice commerce

Nunca ouviu falar desse termo?

O Voice commerce funciona, literalmente, como uma compra por voz. O consumidor pode usar assistentes virtuais – como Alexa e Google Assistant – ou smartphones e televisores para adquirir produtos e serviços online.

Mas atenção: é importante que o site da sua loja virtual esteja otimizado para permitir a navegação com essa tecnologia. Na dúvida, procure um desenvolvedor especializado para implementá-la e evitar desconfigurações na sua página.

Social commerce

Seguindo na onda tecnológica, não podemos deixar de citar uma das tendências que mais vem ganhando adeptos no e-commerce: o social commerce (ou ”comércio social”), que é o uso das redes sociais para as vendas online.

Sabe a aba “Shopping” do Instagram? Então, é sobre isso que estamos falando. Aliás, esse recurso vem se tornando cada vez mais popular, já que é utilizado a um certo tempo, como na Loja do Facebook, por exemplo.

Para se aproximar do consumidor que usa as redes, vale apostar na produção de conteúdos, posts orgânicos, anúncios patrocinados, e até mesmo ações com influenciadores digitais.

E você, sabia que essa praticidade já chegou até mesmo ao WhatsApp? Pois é, são várias possibilidades para o seu negócio explorar novos canais de vendas! 

Mobile commerce

Esse modelo nada mais é do que a compra por dispositivos móveis, como celulares e tablets. Daí você pode se perguntar: mas isso já não é um hábito entre as pessoas? Sim, por isso mesmo que você deve ter atenção à usabilidade do seu site.

A tendência é que essa prática continue ganhando força em 2023. Por isso, priorize a jornada do cliente no mobile quando for desenvolver sua plataforma.

É fundamental que o consumidor acesse a sua loja virtual e possa clicar nos produtos, visualizar todas as fotos e efetuar o que precisa sem travamentos. Pense nisso!

Chatbots

Os chatbots, algoritmos que imitam uma conversa humana nos chats, são um excelente recurso de Inteligência Artificial para uma loja virtual.

E adivinha? Esse recurso segue como uma das fortes tendências do e-commerce em 2023.

Com ele, é possível interagir e engajar o cliente, mesmo que você não tenha um colaborador para suprir essa função. Portanto, se você deseja economizar tempo e dinheiro, essa é a ferramenta certa para isso!

PIX como meio de pagamento

No universo virtual tudo acontece de maneira imediata, não é mesmo? Por isso, é comum que os métodos de pagamento acompanhem essa tendência.

Com a criação do Pix foi assim. Ao implementar esse meio de pagamento instantâneo nas suas transações, você recebe o pagamento em poucos segundos, sete dias por semana, 24 horas por dia!

Além disso, o uso do Pix parcelado promete ser uma forte tendência, tanto para alavancar as vendas do empreendedor, quanto para facilitar a vida do consumidor.

Crie sua Loja VirtUOL e coloque as tendências do e-commerce em prática!

Agora que o UOL Meu Negócio reuniu as principais tendências do e-commerce para 2023, está na hora de você aplicar todo esse conhecimento na sua empresa.

O primeiro passo é abrir um negócio na internet.

Ainda não tem? Então experimente os serviços de uma Loja VirtUOL, a plataforma de e-commerce do UOL!

Já tem uma loja mas deseja trabalhar com recursos mais aprimorados e eficientes? Sem problemas, a Loja VirtUOL também tem o plano certo para você transformar as suas vendas.

Tenha consultoria especializada, loja responsiva para celular e tablets, Integração com as redes sociais e muito mais!
São tantas possibilidades à disposição, que é impossível não alcançar os melhores resultados nos próximos meses. Vamos juntos nessa jornada?

Related posts
Vendas Online

Dicas de segurança ao utilizar o PIX

4 Mins read
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, revolucionou a forma como realizamos transações financeiras. Com sua praticidade…
EmpreendedorismoVendas Online

7 dicas para otimizar a experiência do usuário em sua loja virtual

4 Mins read
A experiência do usuário desempenha um papel muito importante no sucesso de uma loja virtual. Quando os clientes visitam a sua loja,…
Vendas Online

Dificuldades no orçamento das campanhas: O UOL Anúncios cuida disso para você!

4 Mins read
Anúncios pagos são ótimos aliados para aumentar a visibilidade da sua marca, conquistar novos clientes para o seu site/loja virtual e aumentar…