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Saiba como fazer gerenciamento das redes sociais do seu negócio

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A internet tem forte influência na imagem de uma empresa. Por isso, é tão importante saber como fazer o gerenciamento de redes sociais. Afinal, que empreendedor não deseja se comunicar de forma mais adequada?

Mas para que o público entenda sua mensagem, é fundamental colocar em prática algumas estratégias. Entre elas, destacam-se o planejamento, análise de dados, conhecimento em produção de conteúdo e tráfego pago.

Além disso, é importante entender que o gerenciamento de redes sociais não se resume em publicar conteúdo nas plataformas. Antes que você clique no botão “Publicar”, existem várias outras etapas invisíveis aos olhos do público.

E você, pretende trabalhar em quais mídias sociais?

Seja no Instagram, no Facebook, no TikTok ou no LinkedIn, chegou a hora de saber como tornar seu negócio atrativo por meio das publicações.

Já sabe por onde começar?

Se ainda não, o UOL Meu Negócio vai mostrar o melhor caminho para você se destacar nas vendas e nos likes!  

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais consiste em um grupo de estratégias de marketing que auxiliam na organização e assertividade das publicações.

Com ele, fica mais fácil gerenciar sua presença online. Ou seja, seu negócio atrai o público certo nas diversas plataformas de mídia social – Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, entre outros.

Agora que já identificamos o conceito, você deve estar se perguntando: qual a importância do gerenciamento de redes sociais para um negócio?

Bom, existem várias respostas para essa pergunta. A primeira delas tem a ver com a concorrência de mercado. Quer entender melhor? Acompanhe o próximo tópico!

Qual a importância de realizar gestão das mídias sociais?

Se você abriu ou pretende abrir um negócio na internet, já deve ter notado que as redes sociais estão repletas de perfis, muitos deles comerciais. Tente fazer um teste: pesquise nas redes alguns perfis de empresas que atuam no mesmo nicho que o seu.

Encontrou muitos resultados? Pois é, já deu para perceber que é preciso se destacar para ganhar a preferência do consumidor, não é verdade?

É aí que entra o gerenciamento de redes sociais. Um recurso que permite que você faça uma boa gestão do seu perfil e se diferencie dos concorrentes.

Também é possível aumentar a visibilidade da marca, produzir conteúdos voltados ao seu produto e divulgar novidades para sua audiência.

Quais as melhores redes para se trabalhar?

Isso é bem relativo, já que cada marca possui uma persona, ou seja, um perfil ideal de cliente. Portanto, com base nesse perfil de cliente, é interessante entender onde a sua persona está. Isto é, tente compreender o tipo de conteúdo que ela deseja consumir.

Com planejamento, fica mais fácil escolher as redes sociais mais adequadas. O Facebook, por exemplo, aumenta o alcance da marca de acordo com a interação do usuário. Já o Instagram, permite um alto nível de interação por meio de conteúdos mais visuais.

Não podemos deixar de citar o crescimento do TikTok, a rede social famosa pelas trends – tendências que viralizam –, desafios e tutoriais. Mas lembre-se, diante de tantas opções de conteúdos, defina os que fazem mais sentido para sua marca.

Também não esqueça que a produção de conteúdo original é fundamental para ter sucesso com o público da rede social!

Isso vai impactar no número de seguidores e nas vendas?

A resposta é sim! Mas para isso, a sua gestão de mídias sociais deve focar na interação com esses seguidores. Isso porque, sem motivação, os consumidores não se envolvem de forma espontânea com sua marca.

Por isso, o seu gerenciamento de redes sociais precisa ir além de publicar conteúdos. Também é essencial responder aos questionamentos dos seguidores, criando assim, uma relação de transparência e confiança.

Com seguidores engajados, o tráfego de visitantes para seu site aumenta e, consequentemente, você irá perceber um salto nas suas vendas!

Como saber a estratégia ideal?

Lembra quando falamos que cada empresa tem um perfil ideal de cliente? Pois bem, esse é o primeiro passo para você definir qual estratégia deve ser usada.

Sabendo com quem você quer se comunicar, a próxima etapa é saber qual objetivo você quer alcançar com o gerenciamento de redes sociais. Por exemplo:

  • Quer fidelizar ou aumentar o número de seguidores da conta? Nesse caso, trabalhe com ações voltadas ao suporte, interação por meio de comentários e atendimento ao cliente.
  • Quer aumentar a visibilidade da marca? Então foque nas ações que fortalecem a autoridade da empresa, construindo uma imagem positiva que marque presença na consciência do consumidor.
  • Gerar tráfego para seu site? Para isso, é importante que as postagens sejam pensadas e otimizadas para esse objetivo. Portanto, não esqueça de usar os “links de saída”, que levam o usuário até a página do seu negócio.

Saiba o que fazer para realizar o gerenciamento de redes sociais

Antes de encerrar o conteúdo, que tal colocar na ponta do lápis o que você precisa saber para uma boa gestão de mídias sociais?

Com algumas dicas bem assertivas, o UOL Meu Negócio contribui para as redes sociais do seu negócio se tornarem aliadas das suas vendas!

  • Defina o que irá divulgar: são inúmeros formatos de conteúdo para trabalhar, entre vídeos, imagens, lives e enquetes. Por isso, o ideal é que você realize testes para entender quais deles trazem os melhores resultados.
  • Crie a persona: você sabe para quem direcionar as campanhas de marketing? Se ainda não, basta definir uma persona! Através de um nome, idade, profissão, hábitos de consumo e outras características, é possível criar a figura do “cliente ideal”.
  • Direcione seus conteúdos: cada rede social agrada a um tipo de público. Sua persona é jovem? Então o uso de “memes” pode ser bem atrativo. Sua persona é madura? Então utilizar um tom mais sério e educativo pode ser o caminho ideal. 
  • Defina a frequência das publicações: além de criar conteúdos relevantes para a rede, é fundamental entender a quantidade e os horários ideias para os posts. Como saber isso? Através de testes! É assim que você descobre se o público interage mais nos horários comerciais ou fora dos horários de pico.

Realize um planejamento mensal

Outra prática que colabora para a organização das postagens é a criação do calendário editorial. Esse é um material básico do gerenciamento de redes sociais, pois é um cronograma que mostra as publicações que serão realizadas.

Com esse cronograma é possível definir datas, horários e outros dados relevantes. Com o calendário editorial você ainda se prepara para as campanhas sazonais, produzidas nas datas comemorativas anuais – como Páscoa, Dia das Crianças ou Natal.

Aproveite os benefícios das otimizações

Falando em programar, saiba que você não precisa se preocupar em fazer tudo de maneira manual! Com o uso de otimizações, fica mais fácil saber, por exemplo, em quais dias e horários seus seguidores estão mais ativos nas redes sociais!

Assim, você descobre o melhor momento para publicar um conteúdo de valor, conseguindo mais engajamento na publicação.

Entre os softwares que ajudam nesse gerenciamento, podemos destacar: o Facebook Business Manager, Etus e o MLabs. Com eles, você ganha mais tempo na criação e no agendamento dos seus posts!

Não esqueça de analisar os resultados!

Passada a etapa de planejamento, é hora de publicar os seus conteúdos nas redes sociais. E sabe o que acontece depois disso? É o momento que você faz o acompanhamento das métricas.

Com base nos conteúdos postados, você consegue analisar quais ranquearam mais. Isto é, quais foram mais curtidos, comentados ou converteram em vendas!

Por isso, é importante estabelecer uma rotina de monitoramento das redes sociais. Dessa forma, você acompanha de perto o seu desempenho. Ao sinal de qualquer problema, fica mais fácil realizar melhorias e monitorar se as mudanças foram positivas.

Percebeu como o gerenciamento de redes sociais pode transformar sua comunicação estratégica? Uma rede social bem trabalhada, onde o cliente tem contato direto com a sua loja, é tudo o que você precisa para ter um retorno positivo nas vendas!

Falando nisso, o UOL Meu Negócio tem uma dica para quem deseja ter o gerenciamento completo do negócio na palma da mão. É o aplicativo Vende Fácil, onde o empreendedor pode cadastrar os produtos e controlar o estoque de maneira bem prática.

Fácil e intuitivo, o aplicativo também permite que você envie o seu catálogo pelo WhatsApp ou pelas redes sociais!

Conheça agora mesmo, o Vende Fácil está disponível para os sistemas IOS e Android!

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