Por que a transparência de marca se tornou importante?

Por que a transparência de marca se tornou importante?

Você já deixou de comprar algo na internet por não sentir confiança em alguma empresa? Isso acontece muitas vezes devido a falta de credibilidade de uma marca.

Isso porque, com o aumento das compras na internet, os clientes têm demandado uma maior transparência das marcas durante todo o atendimento, já que tem ocorrido irregularidades por parte de algumas empresas que vendem informações dos usuários para outros fins. 

Pensando em garantir maior confiança ao seu negócio, preparamos um texto imperdível que vai facilitar no processo de transparência da sua marca.

Acompanhe e saiba como entregar transparência e segurança aos seus clientes na internet!

Quando a transparência de marca se tornou relevante?

Por muito tempo os sites na internet colheram dados e informações dos usuários para facilitar na entrega do melhor conteúdo, porém sem a autorização prévia das pessoas. 

As empresas utilizam as informações relevantes das pesquisas dos usuários, como preferências e sites clicados para garantir acessos e movimentar as vendas. Por mais que essa prática esteja presente na internet desde sempre, ela começou a ser questionada pelos clientes com os vazamentos recentes de informações.

É através do uso de Cookies, esse arquivo que guarda as informações que facilitam identificar os usuários quando eles acessam uma página na web, quem têm sido fruto de algumas violações de privacidade e tudo isso sem consentimento.  

Por isso que, ao acessar qualquer página na internet é importante verificar se aparece uma caixa de mensagem em sua tela solicitando a autorização do uso de cookies, podendo você aceitar ou não. 

Por isso, a transparência de marca tem sido debatida, de modo a garantir que os empreendedores utilizem de forma correta essas informações que seus clientes disponibilizam. 

Garantindo então maior segurança e confidencialidade dos usuários, evitando vazamentos de dados ou ainda o uso indevido das informações. 

Onde e como essa abordagem aparece?

Uma marca transparente precisa garantir a melhor experiência para o consumidor, desde a divulgação dos produtos através da loja virtual, do site profissional ou ainda das redes sociais. 

Ao disponibilizar de forma clara ao seu cliente que sua página na internet faz o uso dos Cookies, ele terá o poder de escolha se permite ou não que suas informações, como gostos e preferências, sejam colhidas.  

Ou seja, você precisa entender que, a partir do momento que o cliente confia em disponibilizar dados para seu site ou loja virtual, ele está auxiliando sua empresa a continuar crescendo.

Para que essa abordagem transparente seja aliada do seu negócio, é importante ter sua empresa na internet registrada em um domínio que apresente credibilidade e segurança na jornada de compra dos usuários.

Afinal, a presença na internet de marca precisa transmitir cada vez mais segurança para que os clientes se sintam confortáveis em acessar, conhecer os produtos e assim realizar a compra.

A geração protagonista

Uma das gerações que têm se atentado muito para a transparência de marca na internet é a Geração Z. Ela é composta por pessoas nascidas entre 1996 e 2010, que cresceram juntamente com a internet.

Esses adultos e adolescentes que conhecem bem as práticas na internet, são os usuários que mais atuam na cobrança das marcas, empresas e negócios para entregarem transparência durante suas jornadas de compra.

Isso se dá pelo fato de que as discussões sobre o uso da internet estão presentes em suas vidas, desde o berço, logo, conhecem de fato como funciona esse relacionamento na web.

Assim, a geração Z está mais atenta durante a compra, para encontrarem marcas que transmitam segurança e confiança, seja pelas redes sociais, sites profissionais ou lojas virtuais. 

Com isso, o público da geração Z procura consumir bons conteúdos, que entreguem responsabilidade social, autenticidade e principalmente produtos e serviços que tenham transparência em todas as etapas de compra. 

Quer saber como praticar a transparência de marca e garantir as vendas pela internet agradando diferentes gerações? Veja a seguir!

Como praticar a transparência de marca?

Com tamanha preocupação presente cada vez mais nas jornadas dos consumidores na internet, é importante que as marcas e negócios garantam a transparência.

Com isso, essa prática inicia internamente nos negócios. Primeiro, transmitindo confiança entre os funcionários, se houver, ou ainda do seu relacionamento com fornecedores.

De tal modo, a transparência de marca realizada internamente será refletida para os clientes, que ao acessarem seu negócio, vão encontrar segurança em realizarem suas compras.

E essa transparência não está relacionada apenas com seu site ou loja virtual hospedados em um plataforma responsável e que entregue bons resultados, mas também em todos os detalhes e informações que você apresentar aos consumidores.

Onde encontrar a transparência de marca

  • Como já comentado, ter seu site ou loja virtual hospedados em plataformas que transmitam credibilidade
  • Produtos ou serviços apresentados de maneira clara e objetiva
  • Garantia da melhor experiência de compra aos clientes
  • Estar pronto para atender da melhor maneira possível através dos canais de comunicação
  • Ao divulgar seus produtos ou serviços, é importante utilizar imagens verdadeiras e descrições que apresentem a realidade sobre os ítens disponíveis em seu negócio.

Então, ser transparente demanda que você empreendedor conheça com profundidade seus produtos e serviços, entregando informações úteis aos seus clientes. Outro ponto importante para garantir a transparência de marca é a comunicação entre você e seus consumidores. 

Afinal, estamos suscetíveis ao erro e lidar com eles através de uma gestão de crise interna inteligente, será importante aliada ao sucesso do seu negócio. Aproveite então para trazer ao seu cliente informações corretas, caminhos facilitados e principalmente transmitir humildade em caso de problemas.

Portanto, ter clareza vai facilitar no seu planejamento, garantindo a melhor entrega aos seus compradores. Ou seja, quanto melhor forem suas estratégias internas para garantir a imagem de sua empresa, melhor será o relacionamento do seu negócio com os clientes, que estão cada vez mais exigentes!