5 ferramentas que vão ajudar você escolher o nome ideal para sua loja

5 ferramentas que vão ajudar você escolher o nome ideal para sua loja

Escolhendo um nome de loja

Está tudo (quase) pronto para a sua loja virtual “ganhar vida”. O único detalhe é que você não conseguiu ainda criar um nome bacana para ela.

É, embora não pareça, essa realmente é uma parte complicada, na qual muitos empreendedores empacam na hora de escolher o nome ideal da loja e essa demora retarda outros processos, como a criação de um site, por exemplo. A dúvida é compreensível, afinal, é assim que você irá se apresentar ao mundo..

A boa notícia é que, para dar uma forcinha nessa etapa, existem alguns sites que geram nomes de empresas automaticamente. O processo de criação é, em geral, bastante simples. Só é necessário avaliar se as sugestões se ajustam às características do seu negócio.

E mesmo que as opções oferecidas não agradem completamente, pelo menos elas abrem sua mente com algumas ideias. A partir daí, é só ir trabalhando em cima das sugestões, até chegar ao nome ideal.

Como escolher nome para loja 

Antes de mais nada, vale passar algumas dicas para escolher o nome da sua loja ou empresa.

1. Tenha em mente o seu público-alvo

2. O nome precisa ser curto

3. Precisa ser fácil de lembrar

4. Fique de olho nas tendências

5. Verifique a concorrência

6. Se possível utilize palavras-chave

9. Seja criativo

10. Avalie se ele está disponível para registro de marca

11. Depois, basta escolher um registrar o domínio

 

Ferramentas para escolher o nome da sua loja virtual:

Máquina de Nomes

O Máquina de Nomes gera sugestões a partir do segmento de atuação escolhido na página inicial. O mais interessante é que, para cada nome sugerido, o site informa se a marca já está registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além disso, indica possíveis domínios para o termo e se eles estão disponíveis para uso ou não.

Guru PME

A forma de funcionamento do Guru PME é bastante semelhante. O sistema considera dois dados principais para gerar as sugestões: setor de atuação da empresa e palavras que o empreendedor pretende associar à marca (essa indicação de termos é opcional). Ao usar essas duas variáveis, a tendência é que você consiga chegar mais próximo do nome para a sua empresa.

Novo negócio

Nesse site, você terá a oportunidade de gerar, com apenas um clique, diversas ideias para nomes de loja, de acordo com o segmento. É possível gerar nomes para lojas de roupas, beleza, informática e tecnologia. Além disso, você contará com algumas dicas de como escolher o nome perfeito para a sua loja.

Nome.me

Nesse site, você terá a oportunidade de gerar, com apenas um clique, diversas ideias para nomes de loja, de acordo com o segmento. É possível criar nomes para lojas de roupas, beleza, informática e tecnologia. Você também contará com algumas dicas de como escolher o nome perfeito para a sua loja.

NameStation

Nessa ferramenta gringa, você coloca o seu segmento de atuação e ele gera ideias de nomes relevantes que estão de acordo com as informações fornecidas. Embora as ideias sejam em inglês, você pode traduzi-las ou usá-las de inspiração para criar o termo em português. Outra possibilidade é usar o nome em outra língua mesmo, já que essa é uma prática comum no mercado brasileiro.

Mas, não basta contar com a ajuda de uma ferramenta, há alguns truques que irão, também, ajudá-lo nesse momento. Confira: