Soluções

5 Dicas para escolher o domínio para sua marca

4 Mins read

É possível escolher um domínio personalizado com a sua marca, tornando-se muito mais fácil para os clientes encontrarem a sua empresa na internet. 

Além de ter o endereço mais amigável para os buscadores, o domínio caracteriza a sua empresa como única em meio às outras no mundo digital.

Neste artigo, você vai saber como criar um domínio para o seu site ou loja virtual e ser uma vantagem competitiva no mercado. 

A importância do domínio para sua marca na internet 

O domínio da sua empresa é como se fosse um endereço de uma casa. Imagine que você tem parentes que moram fora da cidade e deseja que eles venham até a sua casa no feriado. Mas, você se esqueceu de um detalhe: eles não têm o endereço da sua residência!

Com isso, você ficará esperando eles chegarem, enquanto ficarão rodando a cidade procurando onde é a sua moradia. Isso não faz sentido, né? 

O mesmo acontece com uma empresa na internet, seja uma loja virtual ou um site, ela precisa de um domínio personalizado. Ou seja, ele precisa levar o nome da sua empresa, se destacando de outras que estão no mesmo ramo.

Vantagens de ter um domínio próprio

Além de caracterizar o seu negócio, um domínio com nome próprio pode alcançar melhores resultados nos buscadores da internet. 

As marcas de sucesso na internet fizeram exatamente isso: fortaleceram o domínio das suas empresas e reforçaram a presença da empresa na internet.

Esse universo está bem próximo dos empreendedores, já que o registro de domínio pode ser feito por qualquer empresa, sem se comparar com outras já existentes no mercado.

Vem conferir mais vantagens sobre o tema:

  • O seu negócio terá mais presença na internet
  • Gera mais credibilidade e confiança nos clientes
  • Possibilidade de criar subdomínios (mais páginas em seu site ou loja virtual) a partir do domínio principal
  • Ter um domínio único que leva o nome da sua marca
  • Sua empresa é encontrada facilmente na internet através do nome registrado
  • As palavras-chaves colocadas no nome de domínio ajudam o seu site ou loja virtual a ranquear melhor no digital

>> Para manter os dados da sua empresa seguros na internet, que tal pensar em ter uma hospedagem confiável? Veja neste artigo a importância de se ter um domínio e hospedagem, bem como a diferença entre eles. 

Depois de considerar essas vantagens, vamos conferir as cinco dicas para escolher e criar o seu domínio personalizado, acompanhe no próximo tópico.

5 Dicas imperdíveis para escolher seu domínio

Para escolher o seu nome de domínio ideal, considere escrever algumas ideias no papel e depois selecione as que têm potencial para se tornar realidade. 

Mesmo que você precise mudar o nome de domínio no futuro, é muito interessante saber que a sua empresa tem a possibilidade de ser única na internet

Com essas dicas, será muito mais rápido escolher um nome para registrar a sua marca na internet. 

1. Use palavras-chave com o nome da sua empresa

Os usuários procuram o que precisam na internet através das palavras-chave. Por isso, se a sua empresa vende roupas femininas, coloque esses termos no domínio da sua empresa. Isso ajuda a familiarizar os clientes com a sua marca. 

Então as palavras-chave do seu negócio de roupas femininas podem ser: 

  • Roupas femininas baratas
  • Vestidos femininos
  • Conjuntos femininos
  • Comprar roupas femininas, etc

Para saber se as palavras-chave são ideais para o seu negócio, você pode fazer uma pesquisa rápida nesse site e também aqui

2. Seja breve e claro

Colocar um termo muito grande no nome de domínio não é o ideal. Isso acontece porque os internautas digitam geralmente termos curtos e precisos na internet para encontrar um produto ou serviço.

Depois de escolher as palavras-chave, dê uma olhada nelas novamente para definir as que são menores e que tenham mais a ver com o seu negócio. Os usuários conseguirão memorizar melhor o nome da sua empresa e ela será encontrada com mais facilidade na internet.  

3. Evite caracteres especiais

Se os termos colocados no domínio precisam ser fáceis de memorizar, então o ideal é que seja deixado de lado os caracteres especiais, como esses: #, @, >, e também o uso de números. Assim, você terá um nome de domínio que seja fácil de lembrar e de digitar na internet.

Você pode até entender o que um termo com esses caracteres significa, mas para os usuários a busca pela solução do problema, ficará mais difícil. 

4. Verifique a disponibilidade do endereço 

Depois de escolher o nome, é hora de verificar se ele está disponível. Para isso, é necessário acessar o site Registro.br. Ao colocar o nome da sua empresa no campo de pesquisa, clique na lupa para verificar a disponibilidade.

Se o nome já estiver registrado, aparecerá como restrito na pesquisa. Caso isso não apareça, o termo estará livre para ser usado por sua empresa. 

A pesquisa é gratuita, o que permite que você tente vários nomes e escolha o que for mais adequado e que esteja disponível para uso. 

5. Foco na extensão! 

As extensões aparecem logo depois do nome de domínio, que pode ser o .com, .net, .org, dependendo da área de atuação da empresa. Portanto, as extensões servem para abrir mais possibilidades de se registrar o nome de uma empresa. 

Isso faz também com que o endereço eletrônico do seu negócio fique protegido, evitando que outra empresa registre o mesmo nome que o seu. 

Podemos concluir que o registro de domínio é um passo importante e necessário para que a sua empresa se destaque na internet. 

É possível ter também um e-mail personalizado?

Após registrar um domínio, é hora de dar mais um passo em direção ao fortalecimento da sua marca no mercado. Estamos falando de ter um e-mail com o nome da sua empresa!

Isso permite que você se comunique melhor com os seus clientes via e-mail, deixando que eles conheçam o seu endereço e não rejeitem os e-mails. Além de aumentar as chances de conquistar clientes. Conheça o e-mail personalizado do UOL Meu Negócio, aqui

Como você conferiu, ter um registro de domínio pode transformar sua presença digital. Adquirindo o domínio “.com.br” você ganha o domínio “.online” por apenas R$ 7,90, garantindo ainda mais personalidade à sua marca. Conquiste o seu com UOL Meu Negócio, muito mais fácil, seguro e rápido. Clique aqui!

Related posts
Soluções

5 estratégias de sustentabilidade digital para pequenas empresas

4 Mins read
A sustentabilidade digital está se tornando um dos pilares mais importantes para empresas que buscam alinhar suas operações a práticas mais responsáveis,…
Soluções

7 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

3 Mins read
No mundo competitivo de hoje, o atendimento ao cliente pode ser o grande diferencial entre conquistar ou perder um cliente. Com tantas…
Soluções

Taxa de rejeição: o que é e como reduzir para aumentar suas conversões

4 Mins read
A taxa de rejeição é uma métrica essencial para qualquer empresa que atua no ambiente digital. Ela indica a porcentagem de visitantes…