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5 Verdades que não te contam sobre começar um negócio online

Quem enfrenta o desafio de abrir a própria empresa espera, no mínimo, o sucesso nas vendas, não é verdade? Agora, você já parou para pensar como esse “sucesso” pode ser conquistado?

Não existe uma receita mágica, mas podemos adiantar que o sucesso exige uma pitada de ética, muito estudo, trabalho duro e uma boa dose de motivação.

Pensando em como auxiliar você, que está prestes a começar um negócio online, o UOL Meu Negócio vai contar 5 verdades que você precisa saber antes de atender o seu primeiro cliente.

A primeira dica para entrar com o pé direito nesse mercado é entender que a internet é um ambiente competitivo. Ou seja, você precisa se destacar em meio à multidão, entregando aquilo que o consumidor tanto deseja.

No decorrer dessa jornada existem alguns desafios, e é comum que eles não fiquem bem claros para quem está começando. Por isso, a nossa missão neste conteúdo será de prepará-lo para que você não tenha que aprender através dos erros (e alguns prejuízos)!

Você é o nosso convidado para saber como montar um negócio online de sucesso. Vamos juntos?

O que você precisa saber para começar um negócio online?

Muitas pessoas acreditam que empreender no online não exige a mesma dedicação de um negócio físico. Mas na verdade, quem já trabalha com vendas virtuais, sabe que a história é bem diferente!

Claro, o fato de trabalhar sem um endereço fixo já deixa você livre de algumas burocracias. Afinal, ter um ponto comercial físico implica em pagar aluguel do imóvel, contas de água e luz, sem falar na preocupação com a segurança.

Porém, ao escolher trabalhar do conforto do seu lar, você terá que ter muita disciplina e empenho para fazer o negócio dar certo.

Lembra do tal “sucesso” que falamos no início deste conteúdo? Vamos compartilhar boas práticas que você precisa dominar para começar um negócio online e atingir os seus objetivos.

Aproveite bem este conteúdo, até porque tem muitas dicas que nem todo mundo conta!

Planejamento e organização são o começo de tudo

Quer começar do jeito certo? Saiba que a palavra-chave para quem decide começar um negócio online é: organização. Até porque para começar uma empresa do zero, você terá que lidar com muitas demandas.

Para se organizar, tente começar com o planejamento do seu negócio, pois tão importante quanto saber onde chegar é saber como chegar. É nesta etapa que você pode elaborar um cronograma de ações, para só depois colocá-las em prática.

Experimente colocar no papel quais estratégias de marketing serão adotadas, e não esqueça de planejar as finanças, afinal, é preciso ter em mente quanto custa abrir um negócio online.

Uma dica: comece pela precificação, analisando os custos dos produtos para entender a que preço devem ser vendidos!

>> Leia também: Kit de Planejamento de Marketing, um conteúdo exclusivo para você colocar suas ideias em prática com estratégia!

Sua marca precisa ter um propósito

Definir os valores da sua marca também é fundamental! Portanto, tenha um Branding bem feito – isto é, adote estratégias de gestão que possam tornar o nome do seu negócio marcante, sendo mais reconhecido pelo público e mais presente no mercado.

Para isso, crie uma boa identidade visual, desenvolva o marketing de experiência  para aumentar a satisfação do consumidor, e produza conteúdos de qualidade para engajar seu público-alvo.

Também é recomendado que você utilize a estratégia de Unique Selling Proposition ou “Proposta Única de Vendas”, que mostra ao consumidor os diferenciais que só a sua empresa tem.

É quase impossível oferecer algo totalmente exclusivo, não é mesmo? Por isso, é bom apresentar um motivo atraente para que o consumidor considere comprar seu produto, e não o da concorrência.

Ou seja, na “Proposta Única de Vendas” a marca, o design do produto, o slogan e outros elementos devem comunicar o seu valor. Assim, aumentam as chances da sua empresa ser lembrada e valorizada no mercado!

Saiba para quem você quer vender 

Se você está prestes a começar um negócio online, é importante saber que esse mercado está em constante transformação. Mais do que entender o mercado e seus concorrentes, é essencial estudar e conhecer melhor seu público-alvo.

Uma boa dica é a criação de uma “Persona” para o seu negócio, ou seja, você irá representar a figura do cliente ideal para sua marca. Com um perfil mais detalhado, fica mais fácil entender o tipo de público para qual as suas campanhas devem ser direcionadas.

Além disso, ter uma Persona bem definida ajuda na criação de produtos e soluções mais personalizados para seu público-alvo. É ou não é uma ótima estratégia para cativar ainda mais clientes?

Lembre-se, mais do que saber o que vender é saber para quem você deve vender!

Conheça seu mercado para construir sua presença

Já sabe para quem vender? Então que tal realizar um estudo mais amplo, conhecendo bem o mercado onde o seu negócio online está inserido?

Realizar o estudo do seu nicho de mercado é fundamental para que você esteja por dentro das novas tendências. Dessa forma, você se mantém atualizado e consegue competir de igual para igual com a concorrência.

Outra ótima dica é saber quais são os diferenciais oferecidos pelos seus concorrentes. Ao notar que seu produto oferece algo a mais que ainda não foi explorado pelas outras marcas, não pense duas vezes: se posicione e conquiste uma fatia desse mercado!

Pesquise sobre as diferentes formas de pagamento e os custos de frete

O frete e o tempo de entrega são fatores decisivos para que o consumidor finalize uma compra no seu e-commerce!

Considerando que você vai começar um negócio online, e a entrega do produto é uma das etapas mais importantes da venda, o valor do frete precisa ser atrativo, para que não cause frustração no cliente.

Evite o abandono do carrinho e faça cotações para entender o que é mais vantajoso: fazer o envio pelos Correios ou por uma transportadora.

Por outro lado, o “frete grátis” é uma vantagem que torna o seu negócio mais competitivo, porém, necessita de uma análise de custos, já que você terá que arcar com as entregas.

A variedade nas formas de pagamento é outro fator que impacta positivamente na experiência de compra. Portanto, não deixe de oferecer os tradicionais (boleto, cartão de débito e crédito), e também os mais atuais, como o Pix, por exemplo!

Diferenças entre começar um negócio online e físico

A partir do momento que você abre um negócio online, um mundo de oportunidades se abre para as suas vendas. Já parou para pensar no alcance que a sua marca pode conquistar nas plataformas digitais?

Seus anúncios podem estar nas redes sociais mais populares do mundo – como o Instagram e o Facebook -, e o consumidor pode acessar a sua prateleira virtual com apenas um clique, sem precisar sair de casa.

Outra grande vantagem de criar um e-commerce é a possibilidade de criar diversos canais de vendas, atendendo o cliente onde e quando ele quiser!

Sem contar na possibilidade de mensurar seus resultados, e assim, você poderá investir em campanhas nos canais mais utilizados pelo seu potencial cliente.

Mas atenção! Com um negócio online, você estará mais exposto a feedbacks negativos, por conta de ferramentas que auxiliam o consumidor a compartilhar suas experiências de compra – como nas avaliações do Google ou no site Reclame Aqui, por exemplo.

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