Presença digital

O que é um site responsivo?

5 Mins read

O consumidor brasileiro está cada vez mais conectado à internet. Se antes o comércio eletrônico precisava concentrar esforços apenas nas telas maiores, a realidade dos últimos anos é bem diferente.

Isso porque, os sites pensados para as telas dos computadores precisaram ser repensados para a tela dos smartphones, tablets e, mais recentemente, para as smart TVs. É o que conhecemos por site responsivo, que apresenta layouts adaptados para diferentes formatos de exibição.

Segundo uma pesquisa anual da TIC Domicílios, em 2021 o acesso à internet no Brasil chegou a 83% da população, com aumento da presença das classes C, D e E. Esse crescimento acompanha a popularização dos smartphones, que atualmente, representam um dos itens mais indispensáveis na rotina dos consumidores.

Levando em conta que muitas pessoas já criaram até mesmo o hábito de pesquisar no smartphone dentro das lojas físicas (curioso, não é mesmo?), é cada vez mais necessário tornar o ambiente virtual agradável aos olhos e à experiência do cliente.

Quer entender melhor como um site responsivo pode influenciar na decisão de compra do consumidor?

Então acompanhe o conteúdo que preparamos a seguir!

O que é um site responsivo?

Sabe aquela página que você abre no celular e as informações ficam tão pequenas que é preciso aumentar o zoom para ler? Então, esse é um exemplo de site não responsivo!

Partindo dessa experiência, podemos chamar como site responsivo aquele que se adapta a qualquer tipo de tela e resolução, apresentando layouts sem distorções, com ajuste inteligente no tamanho das imagens, fontes e demais elementos da página.

Ou seja, é um site que identifica a largura de cada dispositivo e, assim, consegue estimar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada ao usuário.

A importância de um site responsivo para o seu negócio

Adaptar o seu site aos diferentes formatos pode fazer com que o seu negócio conquiste maior número de visitantes. 

Ao facilitar o acesso e a visualização para o consumidor virtual,  você investe em uma melhor experiência, evitando que seus potenciais clientes abandonem a sua página em poucos segundos.

Riscos em não criar uma página responsiva

Você quer alcançar um maior número de pessoas com a sua marca? Então saiba que um site responsivo possui rápido carregamento. Ou seja, o melhor desempenho acarreta em um número maior de compartilhamentos do endereço nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, ao ter um site responsivo, o seu negócio evita a taxa de rejeição, que é a porcentagem de usuários que não mostram interesse em permanecer na sua página. Aliás, os mecanismos de pesquisa monitoram a todo momento essas altas taxas de rejeição!

E mais, sem um design responsivo você terá que criar vários modelos de páginas para os diferentes formatos de visualização. Você não deseja trabalhar dessa forma nada prática e que só aumenta os custos com a manutenção das páginas, não é mesmo?

Como saber se um site é responsivo?

É possível responder a essa pergunta de maneira bem rápida. Se você estiver utilizando o Google Chrome como navegador em um computador, acesse o site do seu interesse e siga o seguinte passo a passo:

  1. Pressione Ctrl + Shift + I para abrir o Chrome DevTolls
  2. Pressione Ctrl + Shift + M para alterar o tipo de visualização da página.

Pronto! Agora você já consegue visualizar como o site é exibido na tela de um celular ou tablet, por exemplo.

O design parece ajustado? A dimensão das letras e imagens parece respeitar a largura da página? Então já podemos afirmar que o site que você acessou é um site responsivo! 

Qual a diferença entre site responsivo e site mobile?

Se engana quem pensa que site responsivo e site mobile são a mesma coisa. Apesar desses dois modelos contarem com semelhanças — como a possibilidade do site ser melhor visualizado em outros dispositivos —, existem algumas diferenças importantes.

O site mobile é uma espécie de segundo site, criado especialmente para ser aberto nos dispositivos móveis, como nos celulares, por exemplo. Já o site responsivo é criado em uma única estrutura para se adaptar no celular e em qualquer outro tipo de tela.

Como transformar um site em responsivo?

Se você tem intenção de transformar o seu site em um ambiente virtual responsivo, que tal se inspirar nos sites que você mais costuma acessar? Observe, por exemplo, quais deles oferecem a melhor experiência de leitura em diferentes dispositivos.

Você não sabe como programar sites responsivos? Calma! Com o auxílio de especialistas em design e programação é possível ter uma página pronta para a melhor experiência do usuário.

Com a ajuda do UOL você encontra tudo isso, pois todos os sites construídos com o Criador de Sites são 100% responsivos!

Vantagens de ter um site responsivo

Que tal parar um minuto e pensar um pouco com a cabeça do usuário? Quando você acessa um site pelo celular e nota que as informações estão desajustadas, com fontes muito pequenas e imagens distorcidas, você volta a acessá-lo? Provavelmente não.

Esse é apenas um dos problemas de quem ignora os benefícios que um site responsivo pode trazer para os negócios. Quer saber quais são essas principais vantagens?  

É o que vamos mostrar a partir de agora!

1 – Melhora a experiência do usuário

Um site responsivo entrega qualidade e praticidade para o usuário, seja qual for o dispositivo usado por ele. 

Com menor tempo de carregamento entre as páginas, por exemplo, a satisfação do visitante pode levar a uma conversão, ou seja, ele pode comprar um dos seus produtos e se tornar um fiel comprador.

2 – Auxilia no aumento das suas vendas

Lembra quando falamos que o maior acesso à internet acompanha o crescimento da venda dos smartphones? 

Esses dados também têm relação com o aumento das compras online feitas por estes dispositivos. Ou seja, ter um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma forma eficiente de se fazer presente onde o seu potencial cliente está.

3 – Melhora o SEO da sua página

O Google costuma destacar sites responsivos e, assim, auxilia no crescimento do tráfego orgânico dessas páginas. 

A ferramenta de buscas consegue analisar os indicadores que resumem a experiência do usuário e, caso os resultados sejam positivos, as páginas tendem a melhorar o SEO, ganhando maior visibilidade nas buscas do Google.

4 – Torna seu site acessível

Um site responsivo pode ser adaptado tanto para os dispositivos mais antigos quanto para as tecnologias mais modernas do mercado. 

E o melhor, tornando a sua página acessível para qualquer ferramenta, você garante que o site também esteja pronto para os futuros dispositivos. Otimize a experiência do usuário e esteja visível onde e quando ele precisar!

Procurando uma maneira fácil e prática de ter o seu site? Então conheça o serviço de hospedagem do UOL Meu Negócio!

Com a nossa ferramenta é possível criar seu site em poucos minutos, com vários modelos prontos para usar e a garantia de uma página adaptável a qualquer dispositivo!

Escolha um dos nossos planos e coloque já o seu site no ar!

Related posts
Presença digital

Erros que podem arruinar sua Black Friday: evite essas armadilhas!

6 Mins read
A Black Friday para pequenos negócios representa uma oportunidade de aumentar o faturamento e conquistar clientes. Por isso, uma loja virtual precisa…
Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Passo a passo para abrir uma loja virtual de eletrônicos

6 Mins read
Vender eletrônicos na internet pode ser uma excelente oportunidade de negócio, especialmente com o crescimento do e-commerce. Esse mercado online oportuniza a…
Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Black Friday: 7 ações que vão impulsionar as suas vendas

6 Mins read
Por mais que seja um período propício para ter mais vendas, é preciso implementar algumas ações para Black Friday para ter melhores…