O consumidor brasileiro está cada vez mais conectado à internet. Se antes o comércio eletrônico precisava concentrar esforços apenas nas telas maiores, a realidade dos últimos anos é bem diferente.
Isso porque, os sites pensados para as telas dos computadores precisaram ser repensados para a tela dos smartphones, tablets e, mais recentemente, para as smart TVs. É o que conhecemos por site responsivo, que apresenta layouts adaptados para diferentes formatos de exibição.
Segundo uma pesquisa anual da TIC Domicílios, em 2021 o acesso à internet no Brasil chegou a 83% da população, com aumento da presença das classes C, D e E. Esse crescimento acompanha a popularização dos smartphones, que atualmente, representam um dos itens mais indispensáveis na rotina dos consumidores.
Levando em conta que muitas pessoas já criaram até mesmo o hábito de pesquisar no smartphone dentro das lojas físicas (curioso, não é mesmo?), é cada vez mais necessário tornar o ambiente virtual agradável aos olhos e à experiência do cliente.
Quer entender melhor como um site responsivo pode influenciar na decisão de compra do consumidor?
Então acompanhe o conteúdo que preparamos a seguir!
O que é um site responsivo?
Sabe aquela página que você abre no celular e as informações ficam tão pequenas que é preciso aumentar o zoom para ler? Então, esse é um exemplo de site não responsivo!
Partindo dessa experiência, podemos chamar como site responsivo aquele que se adapta a qualquer tipo de tela e resolução, apresentando layouts sem distorções, com ajuste inteligente no tamanho das imagens, fontes e demais elementos da página.
Ou seja, é um site que identifica a largura de cada dispositivo e, assim, consegue estimar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada ao usuário.
A importância de um site responsivo para o seu negócio
Adaptar o seu site aos diferentes formatos pode fazer com que o seu negócio conquiste maior número de visitantes.
Ao facilitar o acesso e a visualização para o consumidor virtual, você investe em uma melhor experiência, evitando que seus potenciais clientes abandonem a sua página em poucos segundos.
Riscos em não criar uma página responsiva
Você quer alcançar um maior número de pessoas com a sua marca? Então saiba que um site responsivo possui rápido carregamento. Ou seja, o melhor desempenho acarreta em um número maior de compartilhamentos do endereço nas redes sociais, por exemplo.
Além disso, ao ter um site responsivo, o seu negócio evita a taxa de rejeição, que é a porcentagem de usuários que não mostram interesse em permanecer na sua página. Aliás, os mecanismos de pesquisa monitoram a todo momento essas altas taxas de rejeição!
E mais, sem um design responsivo você terá que criar vários modelos de páginas para os diferentes formatos de visualização. Você não deseja trabalhar dessa forma nada prática e que só aumenta os custos com a manutenção das páginas, não é mesmo?
Como saber se um site é responsivo?
É possível responder a essa pergunta de maneira bem rápida. Se você estiver utilizando o Google Chrome como navegador em um computador, acesse o site do seu interesse e siga o seguinte passo a passo:
- Pressione Ctrl + Shift + I para abrir o Chrome DevTolls
- Pressione Ctrl + Shift + M para alterar o tipo de visualização da página.
Pronto! Agora você já consegue visualizar como o site é exibido na tela de um celular ou tablet, por exemplo.
O design parece ajustado? A dimensão das letras e imagens parece respeitar a largura da página? Então já podemos afirmar que o site que você acessou é um site responsivo!
Qual a diferença entre site responsivo e site mobile?
Se engana quem pensa que site responsivo e site mobile são a mesma coisa. Apesar desses dois modelos contarem com semelhanças — como a possibilidade do site ser melhor visualizado em outros dispositivos —, existem algumas diferenças importantes.
O site mobile é uma espécie de segundo site, criado especialmente para ser aberto nos dispositivos móveis, como nos celulares, por exemplo. Já o site responsivo é criado em uma única estrutura para se adaptar no celular e em qualquer outro tipo de tela.
Como transformar um site em responsivo?
Se você tem intenção de transformar o seu site em um ambiente virtual responsivo, que tal se inspirar nos sites que você mais costuma acessar? Observe, por exemplo, quais deles oferecem a melhor experiência de leitura em diferentes dispositivos.
Você não sabe como programar sites responsivos? Calma! Com o auxílio de especialistas em design e programação é possível ter uma página pronta para a melhor experiência do usuário.
Com a ajuda do UOL você encontra tudo isso, pois todos os sites construídos com o Criador de Sites são 100% responsivos!
Vantagens de ter um site responsivo
Que tal parar um minuto e pensar um pouco com a cabeça do usuário? Quando você acessa um site pelo celular e nota que as informações estão desajustadas, com fontes muito pequenas e imagens distorcidas, você volta a acessá-lo? Provavelmente não.
Esse é apenas um dos problemas de quem ignora os benefícios que um site responsivo pode trazer para os negócios. Quer saber quais são essas principais vantagens?
É o que vamos mostrar a partir de agora!
1 – Melhora a experiência do usuário
Um site responsivo entrega qualidade e praticidade para o usuário, seja qual for o dispositivo usado por ele.
Com menor tempo de carregamento entre as páginas, por exemplo, a satisfação do visitante pode levar a uma conversão, ou seja, ele pode comprar um dos seus produtos e se tornar um fiel comprador.
2 – Auxilia no aumento das suas vendas
Lembra quando falamos que o maior acesso à internet acompanha o crescimento da venda dos smartphones?
Esses dados também têm relação com o aumento das compras online feitas por estes dispositivos. Ou seja, ter um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma forma eficiente de se fazer presente onde o seu potencial cliente está.
3 – Melhora o SEO da sua página
O Google costuma destacar sites responsivos e, assim, auxilia no crescimento do tráfego orgânico dessas páginas.
A ferramenta de buscas consegue analisar os indicadores que resumem a experiência do usuário e, caso os resultados sejam positivos, as páginas tendem a melhorar o SEO, ganhando maior visibilidade nas buscas do Google.
4 – Torna seu site acessível
Um site responsivo pode ser adaptado tanto para os dispositivos mais antigos quanto para as tecnologias mais modernas do mercado.
E o melhor, tornando a sua página acessível para qualquer ferramenta, você garante que o site também esteja pronto para os futuros dispositivos. Otimize a experiência do usuário e esteja visível onde e quando ele precisar!
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