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Acessibilidade Digital: Como tornar seu site ou loja virtual mais inclusivo?

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Você sabia que, segundo o IBGE, cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência? Diante desse número, fica claro a importância de conhecer sobre acessibilidade digital

Do mesmo modo que as lojas físicas precisam estar preparadas para receber todos os tipos de clientes, na internet isso também precisa ser aliado do seu negócio. 

E isso está pautado em lei, através do Decreto nº 7.963/2013 do Plano Nacional de Consumo e Cidadania que tem como objetivo promover espaços mais acessíveis

Que tal conhecer mais sobre essa prática e garantir que todos os consumidores tenham a melhor experiência de compra na sua empresa? Saiba como a seguir! 

O que é acessibilidade digital?

Para iniciarmos nossa conversa sobre acessibilidade digital, é necessário conhecermos sobre acessibilidade, esse termo que tem sido cada vez mais debatido em diferentes espaços. 

Em sua prática, a acessibilidade tem como objetivo romper barreiras que existem socialmente, auxiliando para que os espaços sejam ocupados por todos os tipos de pessoas. 

Logo, essas barreiras podem existir de diferentes modos, sejam elas na:

  • Arquitetura
  • Comunicação
  • No transporte
  • Informação
  • Mercado de trabalho
  • E nas relações interpessoais 

Desse modo, quando falamos em acessibilidade digital estamos nos referindo ao ato de tornar a presença na internet possível a todas as pessoas, principalmente aquelas que possuem deficiências. 

Assim, é através dela que os sites e lojas virtuais vão tornar a experiência de todos os consumidores a melhor possível, respeitando limitações e dificuldades e os direitos assegurados a eles

Por que é importante investir em acessibilidade digital? 

A internet tem sido uma importante ferramenta para garantir a praticidade a diferentes pessoas, contudo cerca de 17,3 milhões de pessoas no Brasil acabam tendo o acesso limitado.

Esse dado apresentado pelo IBGE, mostra a importância que tornar a acessibilidade digital presente no cotidiano dos consumidores pode auxiliar em suas qualidades de vida. 

Portanto, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência — Lei 13.146/2015, vem para garantir que as condições de igualdade e a liberdade sejam pilares em toda a sociedade. 

Assim, tornar o seu negócio acessível e democrático com o foco no cliente, tem grande potencial de fazer dele um sucesso. 

Afinal, a acessibilidade digital precisa apresentar aos consumidores segurança e autonomia durante a navegação, favorecendo na melhor experiência de compra, além de ser aliada na transparência de marca

Então, você deve estar se perguntando “como tornar meu site ou loja virtual mais inclusivos?” A gente te conta, acompanhe! 

Como tornar meu site ou loja virtual mais inclusivo?

Agora que você conheceu mais sobre acessibilidade digital, é chegado o momento de tornar o seu negócio na internet mais acolhedor e inclusivo. 

Para isso, separamos a seguir alguns pontos importantes que deverão ser levados em consideração para garantir a melhor jornada aos seus consumidores.

Aproveite cada um deles para fazer da sua empresa aliada na redução das desigualdades!

Entenda quais são os recursos de tecnologia assistiva

O primeiro caminho a ser seguido é oferecer um site ou loja virtual que possibilite o acesso para todas as pessoas. Você pode optar por:

  • Múltiplas formas de leitura de tela: as telas do seu site ou loja virtual devem ser facilmente entendidas pelo seu público e uma ótima opção é escrever textos de forma legível, facilitando a leitura para pessoas cegas através de robôs ou sistemas. Você pode optar também por adicionar legendas nos vídeos, tornando eles ainda mais acessíveis.
  • Ampliação de tela e alto contraste para pessoas com baixa visão: oferecer uma página que possibilite o zoom de até 200% para pessoas com baixa visão pode ser perfeito para oferecer a melhor navegação aos clientes. Outro ponto importante é o alto contraste, que aumenta a cor do primeiro plano e o plano de fundo, deixando as imagens e letras mais legíveis. 
  • Tradutores de Língua Portuguesa para Libras para pessoas surdas: pode ser uma ótima opção criar conteúdos sobre seus produtos e serviços com intérpretes de libras para pessoas surdas, trazendo informações completas para seus clientes. 

Ofereça descrições das imagens

Adicionar descrição às imagens é uma ótima pedida para que as pessoas com baixa visão possam identificar os produtos apresentados.

E isso pode ser feito no seu site, loja virtual ou ainda nas redes sociais do seu negócio, sempre destacando o que a imagem apresenta, descrevendo detalhadamente as informações.

Ofereça alternativas para áudio e vídeo

Outra opção super bem-vinda para tornar a acessibilidade digital aliada do seu sucesso é oferecer alternativas para seus áudios ou vídeos

E isso pode ser feito através do uso de legendas em seus vídeos, estejam eles nas suas redes sociais, no seu canal do youtube ou até mesmo na sua loja virtual. 

A legenda é sempre uma ótima opção para diferentes clientes com baixa audição, portanto evite produzir apenas conteúdos de áudio, faça com que ele seja diverso e atenda a todos os consumidores.

Desse modo, crie conteúdos em diferentes plataformas que apresentem seus produtos e serviços sem deixar de atender as necessidades dos clientes. 

Disponibilize links com texto explicativo

Os links com textos explicativos são ótimas opções para tornar ainda mais acessível seus conteúdos. Logo, eles vão trazer informações adicionais para seus produtos ou serviços.

Além disso, eles podem trazer as descrições das imagens publicadas e facilitar na leitura das ferramentas de inteligência artificial que utilizam da audiodescrição.

Tenha layouts limpos e organizados

Para sua loja virtual ou site profissional oferecerem a acessibilidade digital é necessário se preocupar com o tamanho da fonte, o espaçamento e o conteúdo que será disponibilizado.

Outro ponto importante é evitar grandes blocos de texto ou ainda propagandas que apresentam imagens piscando ou fontes pequenas. 

Aproveite para utilizar cores e botões com contraste, que levem o consumidor a clicar e entender o que eles estão oferecendo. 

Tenha um atendimento ao cliente preparado

O atendimento é parte importante para o sucesso de um negócio e se ele oferecer limitações aos consumidores, pode ser um pouco falho.

Desse modo, é preciso entender as necessidades de cada cliente, seja ele uma pessoa com deficiência ou não para oferecer o melhor canal de venda.

Por isso, utilizar chats ou e-mails pode facilitar no contato com seu consumidor, oferecendo sempre o melhor para que ele possa se encantar com sua empresa.

E se você quer digitalizar seu negócio e tornar ele mais acessível para seus clientes, nada melhor que ter sua presença na internet mais fortalecida. 
Isso pode ser possível com o UOL Meu Negócio através da Loja VirtUOL ou Site Profissional e abra as portas do seu negócio para todos os consumidores!

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