A 7ª temporada de Shark Tank Brasil já está no ar! O reality, que é uma coprodução entre a Sony Pictures e a Floresta Produções, voltou com um novo time de empreendedores que usarão inteligência e jogo de cintura para conquistar a confiança dos tubarões.
Se você acompanhou outras temporadas, já sabe que os competidores precisam suar a camisa para garantir investidores para as suas ideias. Por isso, o UOL Meu Negócio resolveu transformar as lições ensinadas no reality em ótimas dicas para sua empresa.
Assim como os participantes do Shark Tank Brasil, você também não vê a hora de fazer o seu negócio dar um salto nas vendas? Então chegou a hora de ouvir quem entende do assunto e conseguiu tornar simples marcas em verdadeiras referências.
Reunimos 5 lições que podemos aprender com a atração da Sony e produzimos um conteúdo especial para você empreender de forma inteligente!
Acompanhe conosco!
Shark Tank Brasil: o conheça o programa que reúne os maiores empresários do país
Conquistar o investimento dos tubarões não é tarefa fácil, mas com um negócio que promete fazer a diferença na vida das pessoas, nada é impossível!
O Shark Tank Brasil é uma excelente opção de entretenimento, pois enquanto você assiste, também pode ter ótimas inspirações para colocar em prática no seu negócio.
Os participantes tentam de tudo para garantir um bom investimento. É a partir dessas tentativas que os tubarões repassam valiosas lições aos empreendedores e aos espectadores.
Quem são os tubarões desta temporada de Shark Tank Brasil
A nova temporada do Shark Tank Brasil trouxe um time de peso para preencher o tanque dos tubarões. Ao lado do ator e empresário Felipe Titto estão, Sandra Chayo (Hope), João Appolinário (Polishop), Caito Maia (Chilli Beans), Carol Paiffer (ATOM S/A) e José Carlos Semenzato, especialista no setor de franquias.
Juntos, eles têm a missão de avaliar as ideias criativas e inusitadas dos participantes. São empresários de sucesso que apontam falhas, destacam os acertos, fazem importantes questionamentos e dão ótimos feedbacks aos competidores.
Aliás, as lições do reality servem tanto para os participantes quanto para quem assiste de casa, pois os investidores sugerem os melhores caminhos para que os empreendedores superem as dificuldades e tenham sucesso nas vendas.
5 lições que podemos aprender com Shark Tank Brasil
São tantos conhecimentos passados no Shark Tank Brasil, que fica difícil saber quais deles podem ser mais assertivos para o seu negócio, não é verdade? É por isso que o UOL Meu Negócio criou este conteúdo!
Vamos destacar algumas das lições mais citadas na atração. Dessa forma, você também pode planejar os próximos passos seguindo as dicas dos grandes tubarões.
Vamos começar?
1. Uma boa gestão financeira é o que faz a diferença
Ter uma boa administração do capital é essencial para manter a sua empresa em pleno funcionamento. E o mais importante, uma boa gestão não depende necessariamente de grandes investimentos financeiros.
Ou seja, até mesmo quem possui um pequeno negócio consegue se organizar, desde que se proponha a dar uma atenção especial às tarefas de controles de custos e gestão comercial, por exemplo. É o seu caso? Então anote bem esta dica!
Falando em organização de dinheiro e de ideias, não tem como falar em Shark Tank Brasil e não falar em “pitch” – que é uma pequena apresentação com o intuito de despertar o interesse do investidor por um negócio –, afinal, os competidores precisam usar dessa técnica para apresentar suas ideias aos tubarões e garantir um bom investimento.
E você, já precisou criar uma apresentação? Se ainda não, saiba que ela pode ser feita em pouquíssimos segundos, desde que você coloque na mesa os diferenciais do seu negócio e construa uma fala concisa e atrativa!
Tanto no Shark Tank Brasil quanto na vida real, o empreendedor costuma se deparar com vários termos específicos e que precisam ser bem trabalhados. O “valuation”, por exemplo, é um cálculo que ajuda a entender quanto um negócio vale efetivamente no mercado. Assim, fica mais fácil captar investimentos, planejar vendas e melhorar a gestão.
Lembre-se, administrar o dinheiro do seu negócio exige tempo, dedicação e conhecimento. Portanto, mesmo que a sua empresa seja de pequeno porte, é fundamental estabelecer metas para garantir uma longa vida ao seu negócio!
2. Pense grande!
Se você quer ser grande, é preciso pensar como tal! É comum que muitos empreendedores tenham ótimas ideias e queiram conquistar uma grande visibilidade. Mas, é preciso ter em mente que sonhar grande não basta para criar algo relevante.
Por isso, uma das boas lições aprendidas no Shark Tank Brasil é que seu propósito de marca vem antes do serviço ou produto que você vende. Daí você deve estar se perguntando: o que isso significa?
Isso quer dizer que existem muitos outros negócios que vendem o mesmo produto que você, mas é a maneira que você se comunica que fará a diferença para a sua marca ser reconhecida e, consequentemente, conquistar um público maior.
Por isso, não esqueça que é necessário ir além. Nem toda grande empresa vence no mercado por ter produtos superiores, mas sim por ter um Plano de Negócios, investir em uma marca estratégica e ter um propósito bem definido!
3. Invista nas suas Redes Sociais
Sabia que você pode usar o seu perfil nas redes para aumentar a sua base de clientes? Para isso, você pode investir nas estratégias de tráfego orgânico ou tráfego pago. O primeiro passo é analisar quais posts possuem um número maior de compartilhamentos, salvamentos e comentários.
Em cima desses dados, é possível replicar o modelo de post que mais gerou engajamento para planejar as suas futuras campanhas. Ou seja, o segredo para o sucesso das suas redes sociais é experimentar.
O consumidor está cada vez mais buscando produtos através do ambiente virtual, portanto, torne as suas redes sociais atrativas, com o uso de boas imagens e descrições completas. E mais, não esqueça de fornecer os canais de comunicação para que o consumidor possa entrar em contato sempre que desejar!
>> Leia mais: Quais vantagens de ter um calendário de conteúdo para redes sociais?
4. Destaque o valor dos seus produtos
Falando em atração, não adianta conquistar muitos acessos e não conseguir converter todo esse sucesso em vendas, não é mesmo? Isso pode estar acontecendo porque o público não está enxergando valor nos seus produtos. Também é importante saber que isso não tem nada a ver com preço, ok?
Daí a importância de manter o cliente próximo da sua marca. Para isso, nada melhor que contar com a tecnologia para estreitar esse relacionamento. Quer um exemplo? O uso do e-mail marketing é uma ótima opção!
Através desse recurso, você permite que o cliente conheça os seus lançamentos com exclusividade, pode mostrar os benefícios que ele adquire ao comprar sempre com a sua marca, além de deixá-lo muito bem informado sobre os descontos especiais. É ou não é uma alternativa inteligente para fidelizá-lo?
Não esqueça, sempre que for produzir uma campanha com esse objetivo, destaque as funcionalidades do seu produto, seus diferenciais, e claro, porque o consumidor deve comprar com você e não com a concorrência!
5. Saiba negociar muito bem
Saber negociar é essencial para você se tornar um empreendedor de sucesso. O motivo é simples, pois ao longo dessa jornada, você vai precisar argumentar com clientes, desenvolver seu relacionamento com fornecedores e fechar parcerias que sejam realmente lucrativas para a saúde financeira do seu negócio.
Se você pôde acompanhar as edições anteriores do Shark Tank Brasil, já sabe que uma história bem contada é capaz de atrair um excelente investimento para uma empresa.
Então, não espere mais para colocar essa e todas as outras dicas em prática!
Com UOL Meu Negócio você se torna um tubarão grande!
Agora que você está ciente dos conselhos que os grandes tubarões costumam dar aos participantes do Shark Tank Brasil, que tal colocá-los em prática na rotina do seu negócio? Para se tornar um tubarão, basta um primeiro passo!
A excelente notícia é que com o UOL Meu Negócio você não está sozinho(a)! Tenha acesso aos principais produtos que podem fazer a sua empresa conquistar um público maior e dar um salto nas vendas.
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