Você já ouviu falar sobre a Matriz SWOT e sabe como ela pode ser aliada na tomada de decisão que vai facilitar no sucesso do seu negócio?
Essa sigla SWOT vem do inglês e é a abreviação de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Sobre isso, preparamos um material imperdível.
Desse modo, você vai conhecer o que é Matriz SWOT, suas vantagens para diferentes empreendedores, como ela pode impulsionar seu negócio e o passo a passo para criar a sua análise.
Aproveite ao máximo essa tática e torne sua empresa mais fortalecida para superar problemas e encontrar soluções para se destacar da concorrência.
O que é Matriz SWOT?
A Matriz SWOT é uma ferramenta que procura auxiliar empreendedores a organizarem seus negócios com maior facilidade, resultando em tomadas de decisões mais assertivas.
Essa sigla que surge do inglês foi adaptada ao português como Matriz FOFA, sendo a abreviação das palavras Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Com os esses quatro elementos, a Matriz SWOT ou FOFA age para garantir aos empreendedores mapearem problemas e qualidades para transformá-las.
Conheça agora como essa análise é feita levando em consideração o ambiente interno da empresa e o externo que diz respeito ao comportamento do mercado em que o seu negócio está inserido.
Ambiente Interno: Forças e Fraquezas
Através da Matriz SWOT, na etapa de análise do ambiente interno de sua empresa, que os elementos Forças e Fraquezas serão observados para garantir a tomada de decisão em relação ao seu negócio.
Com um estudo sobre as Forças da sua empresa você vai conseguir traçar qual o diferencial competitivo que você possui ao analisar seus concorrentes, bem como seus melhores produtos, vantagens e quão satisfeitos seus clientes estão.
Observando essas ações que se relacionam com as Forças de seu negócio você vai tomar decisões para preservar ou não essas atitudes, valorizando ainda mais sua jornada e expansão.
Já na análise das Fraquezas, você vai observar quais ações e atitudes seu negócio está tomando e que podem interferir no crescimento da sua empresa. É importante destacar que sinceridade nessa etapa é fundamental para corrigir problemas.
Por isso é necessário que as Fraquezas sejam cuidadas e analisadas individualmente, permitindo que você contorne situações e transforme elas em Forças para atuar na melhor entrega de seus serviços.
Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças
Agora, quando a análise SWOT é das forças externas da sua empresa, como mercado, concorrência ou ainda avaliação de seus clientes, é preciso observar as Oportunidades e Ameaças para que elas sejam aliadas no seu sucesso.
E ao falarmos pontualmente sobre Oportunidades, deve-se levar em conta elementos e ações que quando bem mapeadas e analisadas, podem resultar em transformações importantes.
Isso se relaciona, por exemplo, com um novo método de fabricação de seus produtos que possam agilizar esse processo e garantir o movimento de suas vendas. Vale destacar que essa escolha pode impactar na definição do preço de venda de seus produtos.
Com análise de Oportunidades que a Matriz SWOT ou FOFA oferecem, você vai poder escolher o melhor para seu negócio, sempre procurando oferecer uma experiência diferenciada aos seus consumidores.
Quando o assunto é garantir a atração de seus clientes, é importante destacar o elemento Ameaças. Elas são ações que podem interferir negativamente ou criar pontos de tensão na sua empresa, afetando a credibilidade ou ainda sua imagem.
Conheça a seguir as principais vantagens que a Matriz SWOT pode oferecer para expandir seu negócio aliado de bom planejamento.
Quais as principais vantagens da análise?
Através da Matriz SWOT pode oferecer diferentes vantagens através da análise dos pilares Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
De modo a apresentar com maior clareza e objetividade, separamos abaixo quais são elas e como podem atuar no seu negócio:
- Posicionamento do seu negócio: através do uso da Matriz SWOT, você vai poder identificar o mercado em que sua empresa está inserida, garantindo estratégias que possam influenciar no aumento da credibilidade, que em consequência vai posicionar sua marca no mercado.
- Qualidade de seus produtos e serviços: com essa análise detalhada, a Matriz SWOT vai possibilitar ajustes e substituições, desde as etapas iniciais da sua empresa, como também os materiais utilizados para a produção de seus produtos e as etapas de atendimento.
- Solucionar problemas com agilidade: é na análise interna de seu negócio que você vai encontrar os problemas que podem ser solucionados a curto e médio prazo, já que a Matriz SWOT tem essa abrangência através de seus mapeamentos.
- Inserir novos produtos: se você busca mapear a concorrência e ver como ela está atuando para entregar novos produtos e serviços, a Matriz SWOT vai facilitar nesse processo, garantindo que você se prepare e estabeleça caminhos facilitados para entregar o melhor ao seu consumidor.
- Decisões estratégicas: essa ferramenta de análise vai possibilitar a tomada de decisões mais estratégicas quando o assunto for melhorias e expansão de seus serviços, indo na direção mais benéfica para seu crescimento.
- Escolha de ações urgentes: através da Matriz SWOT a construção de metas e objetivos certeiros vai garantir um direcionamento mais urgente das ações, sanando as expectativas dos clientes e entregando os melhores serviços que vão resultar no diferencial competitivo da sua empresa.
- Construir parcerias: analisar através desse método as Fraquezas de seu negócio pode favorecer no alcance de novas parcerias para sua empresa e se destacar da concorrência, seja de influenciadores digitais ou empresas próximas da sua atuação.
- Analisar suas ações: por fim, através da Matriz SWOT você vai poder analisar as estratégias que estão sendo realizadas, que possam trazer diferentes benefícios para o futuro do seu negócio, aplicando ajustes ou ainda reestruturando seu planejamento.
Como a Matriz SWOT pode impulsionar o seu negócio?
É através da Matriz SWOOT que você empreendedor vai mapear e analisar de forma objetiva os pontos positivos e negativos do seu negócio em relação à concorrência, aos clientes e ao mercado.
Ou seja, essa ferramenta pode facilitar no processo de redução de danos ocasionados em sua empresa, garantindo bons resultados, já que a análise será baseada em fatores fundamentais para o seu crescimento.
Afinal, investir em melhorias e transformações que possam acarretar na entrega de bons produtos e serviços tem tudo para ser aliada no sucesso da sua empresa, aumentando sua credibilidade, facilitando na satisfação da clientela e na expansão do seu negócio.
Passo a passo para criar sua Matriz SWOT
Não importa o tamanho da sua empresa, com a Matriz SWOT, ela pode trazer diferentes resultados que vão facilitar na entrega de bons serviços.
Por isso, sendo o seu negócio administrado apenas por você ou ainda contando com funcionários, vale conhecer bem o mercado em que ela está inserida para impulsionar os resultados.
Aproveite para baixar agora mesmo a Imagem da Matriz SWOT que vai facilitar na criação do planejamento estratégico. Agora, vamos lá!
Escolha o objeto de análise
O primeiro passo para criar sua Matriz SWOT é identificar o que será analisado. Por exemplo, se o seu objetivo é ter uma loja virtual para vender mais seus produtos e serviços, essa é uma ótima oportunidade.
Por isso, pergunte “será que devo criar uma loja virtual para o meu negócio?”.
Realize uma pesquisa sobre o objeto
Na sequência você pode analisar em quais canais seus clientes mais compram e procure detalhar se ter uma loja virtual pode ser interessante para o seu crescimento.
Busque conhecer as lojas virtuais de seus concorrentes, seus estilos, modelos e se o processo para ter a sua pode ser facilitado.
Escreva Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades
Nesta etapa, invista seu tempo com dedicação e crie perguntas tentando entender se seus clientes vão realizar compras através da loja virtual, de modo a tomar a melhor decisão.
Aproveite para colocar no papel quais são as Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades internas que essa ação pode oferecer ao seu negócio.
Separe as Certezas, Suposições e Dúvidas
Ainda que não seja muito utilizado na etapa de Matriz SWOT, apontar Certezas, Suposições e Dúvidas sobre essa tomada de decisão pode garantir a melhor escolha para seu negócio.
Por isso, aproveite para destacar o que você já sabe sobre loja virtual, as suposições sobre ela e as principais dúvidas e questionamentos que poderiam ser realizados sobre o assunto.
Assim você terá todas as informações necessárias centradas em um único lugar!
Cruze as informações
Já que você terá dados que dizem respeito a gestão interna de sua empresa e ao externo, como informações da concorrência e do mercado, eles podem influenciar umas nas outras através desse cruzamento.
Assim você vai entender:
- Quais Forças que garantem Oportunidades
- Quais Forças combatem Ameaças
- Que tipo de Fraquezas influenciam nas Oportunidades
- Quais Fraquezas podem abrir espaços para Ameaças
Crie um plano de ação
Agora que você já analisou e mapeou seu objetivo, pontuou os pontos fortes e fracos a serem melhorados para conquistar suas metas, é importante traçar um plano de ação.
Se você está prestes a tomar essa decisão de ter uma loja virtual, como o exemplo citado no texto, é importante construir os caminhos para que esse objetivo seja facilitado.
Aí vale traçar metas, planejar conteúdos, realizar as fotos dos produtos, pensar descrições e organizar um cronograma para que sua loja esteja sempre atualizada.
Isso só será possível se durante a aplicação da Matriz SWOT você tiver identificado o que pode ser melhorado e evitado na sua ação. Como ela vai se destacar da concorrência e atrair ainda mais os clientes? Tudo isso é nessa etapa do plano de ação que você vai planejar.