Depois que a campanha de Natal termina, é hora de fazer um balanço dos resultados e analisar o que deu certo e o que precisa melhorar. Além disso, é importante verificar se as metas de venda foram cumpridas, já que é por meio delas que a empresa consegue se manter.
Os resultados irão nortear as suas próximas ações durante o ano, logo, é importante olhar para a sua empresa de forma geral, verificando a qualidade do atendimento aos clientes, quais produtos saíram mais e as tendências do mercado.
Continue acompanhando para conferir:
- Ferramentas para ajudar na retrospectiva
- Dicas exclusivas
- Como criar um banco de conhecimento
Ferramentas para ajudar na retrospectiva
Para garantir que os resultados de Natal foram positivos, é importante saber por onde começar a analisar. Por isso, iremos citar aqui algumas ferramentas que você pode usar para realizar o processo de forma prática.
Afim, quem empreende precisa investir certo nos produtos para essa época do ano, a fim de aumentar as suas vendas. Com isso, os seus resultados serão melhores.
Elas não são indicadores de desempenho, mas servem para te dar um norte sobre o que deve ser melhorado, mantido ou alterado, pensando também na experiência do cliente. Vamos lá?
PDCA
O PDCA é uma ferramenta que faz parte de um ciclo de gestão de qualidade, tendo como objetivo verificar se um determinado projeto está sendo feito com qualidade.
Esse método precisa ser feito a curto, médio e longo prazo para que a empresa acompanhe o desempenho das atividades realizadas.
Veja o que significam as siglas PDCA:
- Plan – planejar, planejamento
- Do – fazer, executar
- Check – verificar, analisar
- Act – agir, tomar decisão
Na prática funciona assim: a pessoa que empreende o seu negócio foca no planejamento das ações que serão aplicadas, seja para aumentar as vendas, captar mais clientes, etc. O foco é planejar as suas metas.
Em seguida temos a parte de executar (Do), que significa ter em mente as tarefas a serem feitas de forma clara. Por exemplo, fazer uma campanha de Natal para a minha empresa até o dia x, analisar as vendas dos produtos do período y ao z, etc.
Na parte de Check, é preciso olhar com atenção para tudo o que foi feito e verificar os resultados. O que deu certo e o que não deu? As metas foram cumpridas?
Na última parte (Act), é hora de revisar todas as demais etapas com a intenção de corrigir os erros. Isso faz com que a pessoa que empreende tenha mais autonomia sobre o seu negócio e consiga atingir as metas para levar a empresa ao crescimento.
Que bom, que pena, que tal
Esse é um modelo igualmente simples para você analisar os resultados da sua empresa. Em uma folha de papel, faça três colunas com os seguintes títulos: que bom, que pena e que tal, da seguinte forma:
- Que bom: você vai escrever tudo o que deu certo para a sua empresa no último mês, por exemplo, que bom que a minha empresa conseguiu aumentar o número de vendas nas campanhas, graças ao planejamento antecipado que fiz.
- Que pena: aqui, tenha total sinceridade para escrever o que não deu certo, algo como, que pena que não consegui encontrar um fornecedor da mercadoria X mais em conta, por isso tive que pagar a mais de frete.
- Que tal: na última coluna, abra a mente para pensar em ações positivas para o próximo mês, tais como, que tal se eu oferecer descontos para os clientes? Ou ainda, posso estudar melhor os concorrentes para que a minha empresa fique um passo à frente no mercado.
Manter, adicionar, mais, menos
Aqui, você tem mais uma opção de analisar a sua empresa como um todo e assim ver o que precisa ser melhorado.
Em um papel, escreva as seguintes palavras: manter, adicionar, mais e menos, em colunas. Em manter, escreva todas as ações que deseja manter na sua empresa para os próximos meses, pode ser um fornecedor que se mostrou eficiente nas entregas dos seus produtos da Campanha de Natal.
Na parte de adicionar, pense em algo que você queira fazer para os próximos meses: adicionar os contatos atualizados dos clientes para enviar cupons de desconto e gerar mais vendas.
Em mais e menos, coloque o que deve ter a mais na sua empresa, como por exemplo, mais descontos, mais divulgação dos produtos e serviços. Na segunda opção, pense em ações que podem ser diminuídas: ter menos despesas com frete, menos abandono de carrinho na loja virtual, etc.
Matriz de Planejamento vs Executado
Essa matriz de planejamento mostra como a pessoa empreendedora pode planejar as próximas ações, considerando os problemas que podem aparecer pelo caminho. Na figura abaixo podemos ver como ela funciona, já que está dividida em quadrantes.
Até mesmo algo que ainda não foi planejado pode ser mencionado na matriz, considerando os pontos positivos e negativos de cada ação, por exemplo, quando aplicadas na Campanha de Natal.
Na matriz também é possível adicionar informações do que você gostou e deseja continuar aplicando nas próximas campanhas, bem como o que não foi tão legal no momento.
Criando um banco de conhecimento
Depois de analisar todas as informações sobre a sua empresa, você vai ter adquirido um conhecimento essencial sobre o seu negócio.
Através das ferramentas que citamos anteriormente, basicamente você tem um relatório em mãos de tudo o que aconteceu.
Pensando assim, a sua base de conhecimento é como uma biblioteca onde todas as informações relevantes estão ali, prontas para serem acessadas.
Você pode disponibilizar esse conhecimento em seu site ou blog, por meio de:
- Artigos
- Infográficos
- Tutoriais
- Vídeos
A ideia é que esses dados sejam mantidos em segurança para consulta, por isso precisam estar atualizados. Nesta imagem abaixo você pode conferir como listar o conhecimento adquirido no aprendizado de uma Campanha de Natal.
Se preferir, escreva em uma folha de papel tudo aquilo que deu certo e o que não deu nela de acordo com as informações que mostramos na imagem. Que tal começar a usar as ferramentas que citamos aqui ainda hoje?