Utilize a rede social para divulgar suas imagens e alavanque seu trabalho.
>> Será que vale a pena estar em todas as redes sociais? Descubra aqui!
No entanto, nem sempre os fotógrafos conseguem utilizar o Instagram da melhor forma possível e, por isso, não obtém os resultados que procuram.
Um erro comum é ter o Instagram como único ponto de contato e divulgação das suas imagens. Quem trabalha assim, usa a rede social para tudo – divulgação, interação, captação de cliente e como portfólio – sem saber que existem outras ferramentas que, quando combinadas a elas, podem trazer resultados ainda mais expressivos.
Os fotógrafos que trabalham dessa forma também acabam se esquecendo que, apesar de ser uma ótima ferramenta, a plataforma não lhes pertence. Apesar de você ter um perfil na rede social, as regras são da ferramenta, e isso significa que se você concentra ali todos os seus esforços de divulgação e o seu portfólio, pode perdê-los de um dia para o outro se as regras do Instagram mudarem.
Além disso, o Instagram pode ser uma ótima forma de divulgação, mas muitas pessoas ainda não se sentem seguras para fechar negócio naquele ambiente e procuram outras ferramentas com mais credibilidade, como um site, antes de decidir contratar um fotógrafo.
Tudo isso significa que vale a pena sim ter um perfil, desde que você saiba usá-lo da maneira certa. Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo!
Crie o seu perfil ou transforme-o em uma conta corporativa
Se você ainda não tem uma conta no Instagram, pode criá-la acessando o site da rede social, preenchendo os seus dados e clicando em cadastre-se.
A dinâmica da rede é bem simples, você segue os perfis que te interessam e as outras pessoas podem te seguir, se sua conta tiver fotos atraentes para elas. Além das fotos que ficam fixas no perfil, você pode compartilhar, também, pequenos vídeos e imagens nos seus stories, atualizações que ficam online por apenas 24 horas.
Depois desse período, se você não quiser que o seu story desapareça, pode incluí-lo nos seus destaques, um recurso que permite que o conteúdo fique fixado no perfil permanentemente.
Se você já tem uma conta no Instagram, deve transformá-la em um perfil corporativo. Esse passo vai agregar funcionalidades diferentes, como a análise de público, número de visualizações e permitir que você faça anúncios no Instagram.
Para mudar o seu perfil e atuar para uma conta corporativa, basta acessar as suas configurações, escolher a opção ?mudar para conta comercial? e seguir as orientações, que envolvem adicionar um número de telefone, e-mail ou localização para que seus clientes possam encontrá-lo. Se você tiver uma fanpage no Facebook para o seu trabalho, poderá relacionar o seu perfil no Instagram à ela.
É importante frisar que não há nenhum custo para mudar sua conta para um perfil comercial.
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Identifique quem é o seu público
Um erro bem comum dos fotógrafos no Instagram é acreditar que quanto mais seguidores tiverem, melhor. Isso é um equívoco porque, apesar de ser bacana ter centenas ou milhares de pessoas de olho no seu trabalho, isso de nada adianta se elas não tiverem o perfil de consumidor que você busca.
Muitas vezes, os usuários começam a seguir um perfil apenas para apreciar as fotos, mas não têm interesse nenhum em fechar negócio e nem são o público-alvo da empresa. Isso é comum e não há nenhum problema se esse número de observadores for pequeno.
Contudo, se você notar que não há praticamente nenhum seguidor correspondendo ao público que você espera, pode ser que você precise mudar de estratégia para deixar claro o tipo de trabalho que faz e para quem deseja vender.
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É claro que para fazer isso você precisa saber quem é o seu público-alvo. Essa definição depende de uma boa pesquisa de mercado que você pode fazer com quem já contratou os seus serviços ou está pensando em contratar.
Uma boa estratégia é montar um questionário com perguntas como ?para qual ocasião está contratando nossos serviços??, ?como nos conheceu?? e ?o que você busca em um fotógrafo?. As respostas dessas e outras questões com certeza vão te ajudar a entender melhor o público e ter ideias de como atingi-lo e conquistá-lo.
Outro recurso importante são as métricas fornecidas pelo Instagram. Com elas, você conseguirá perceber que tipo de foto, dias e horários de publicações mais atraem o público, quais informações mais interessam e quais as melhores abordagens para criar simpatia e confiança, dois atributos fundamentais para você fechar negócios por meio das redes sociais.
Vale lembrar, ainda, que boa parte do seu público pode não ter uma conta no Instagram, e esse é o outro motivo pelo qual ter apenas essa rede social como forma de divulgação e contato não é bacana!
Seja frequente e consistente
Outro ponto importante para os fotógrafos utilizarem o Instagram da forma correta é levar a ferramenta a sério, estabelecendo estratégias, metas e uma boa frequência de postagens.
Pense que, além da sua, os seus seguidores acompanham muitas outras contas, inclusive, perfis de outras empresas de fotografia. Então, se você se tornar muito ausente, logo as pessoas vão se esquecer de você e darão atenção para a concorrência.
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Além disso, o Instagram tem algoritmos que identificam com quais perfis os usuários mais interagem e dão preferência a essas contas na hora de escolher os posts que serão exibidos primeiro para eles.
Na prática, isso quer dizer que quem publica mais e consegue mais curtidas e comentários dos seguidores vai aparecer mais.
Aqui não existe regra e você deve avaliar qual frequência funciona melhor para o seu público. Mas a maioria das empresas costuma publicar no Instagram ao menos uma vez ao dia.
Use hashtags condizentes com o negócio
As hashtags funcionam como uma forma de identificar sobre o que é a sua foto. Se você marcar uma foto como #prewedding #casal #noivos, por exemplo, pessoas que estão procurando por fotos de pré-wedding podem encontrá-la mais facilmente.
As hashtags são ótimas formas de atrair pessoas que ainda não conhecem e, consequentemente, não seguem a sua conta no Instagram.
No entanto, para que as suas fotos sejam localizadas, o seu perfil deve ser público. Além disso, você não deve colocar hashtags que não têm nada a ver com a foto só porque percebeu que muitas pessoas as usam.
Hashtags erradas podem atrair um público que não está interessado no que você faz, e já sabemos que ter um número de seguidores grande, mas poucos compradores, não é o melhor negócio.
Interaja com os usuários
Pelo Instagram as pessoas poderão falar com você por meio de comentários e mensagens diretas, e respondê-las sem demora é fundamental para criar um bom relacionamento com os usuários.
Mas, além disso, é fundamental que você busque interagir com as pessoas fazendo perguntas, convidando-as para compartilhar fotos com a mesma hashtag, fazendo concursos, transmissões ao vivo e usando qualquer outra estratégia que te aproxime dos usuários.
Em um ambiente digital, esse tipo de ação ajuda a aproximar você de quem está te seguindo e pode fazer a diferença para te destacar dos concorrentes.
Redirecione para outros canais
Como já dissemos, o Instagram pode ser uma ferramenta excelente se você souber como usá-la da forma certa, mas não pode ser sua única arma para se estabelecer como um fotógrafo profissional no mercado.
Com um perfil profissional, você consegue direcionar seus seguidores para o seu site, e esse sim, é um ótimo ambiente para organizar o seu portfólio completo, dar mais informações sobre o seu trabalho e fazê-lo entender, de fato, o que você faz e que tipos de serviços oferece.
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Usar esses dois instrumentos em conjunto é a forma perfeita de alcançar um público maior, ter a segurança de publicar seu portfólio em um ambiente seu e ter mais de um ponto de interação com os usuários.