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Como adaptar a sua loja online para aumentar as vendas no início do ano!

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Muita gente associa o verão a um período de descanso e férias, não é verdade? Mas se você é um empreendedor que deseja aumentar as vendas no início do ano, não é hora de parar e relaxar.

O clima mais quente favorece o consumo de diversos produtos. Se você ainda tem a ideia de que os primeiros meses do ano não são propícios para as vendas, vamos mostrar que é possível alavancar os lucros!

Mesmo que a sua loja virtual não faça vendas sazonais – como artigos de praia, ventiladores ou sorvetes, por exemplo – não significa que você terá um menor faturamento do que em outras épocas.

Para virar esse jogo, o segredo é pensar nas estratégias certas para cativar o consumidor que nem sempre compra com a sua marca. Para isso, vale usar a  criatividade para ofertar seus produtos.

Ainda não sabe como colocar isso em prática?

Fique despreocupado! Com o UOL Meu Negócio você vai aprender a deixar as suas vendas bem aquecidas neste verão.

Acompanhe!

7 dicas para aumentar as vendas no início do ano 

A chegada do verão está diretamente relacionada às férias escolares, ao recesso nos escritórios e, consequentemente, às viagens. Mas se engana quem pensa que só donos de agências de viagens podem lucrar neste período.

Se você é empreendedor de pequeno ou médio porte e quer aumentar as vendas no início do ano, também pode explorar outros nichos e conquistar um público cativo.

Um estudo da Scanntech, realizado em 2021/2022, mostrou categorias que foram destaque entre dezembro e março. Entre eles, acessórios para piscina (aumento de 206%), itens de camping (81,8%), além de bronzeadores e protetores (61,4%).

O calor também colabora para a ingestão de bebidas e produtos gelados. Nesse sentido, a pesquisa revelou o aumento do consumo de gelo (42,1%) e de sorvetes (41,1%).

Não deseja realizar vendas sazonais? Sem problemas!

Separamos dicas que ajudam a incluir os seus produtos nas estratégias mais eficientes. Ou seja, independente dos itens que você possui em estoque, é possível se adaptar e lucrar muito no verão!

1. Faça um lançamento limitado no verão

Se o foco do seu negócio não são os produtos de veraneio, existem ações bem eficientes para torná-los super atrativos. Que tal aumentar as vendas no início do ano comercializando itens com estoque limitado?

Considerando que a temporada de verão tem dia certo para terminar, a hora de colocar as estratégias em prática é agora!

Por exemplo, se o seu nicho são os cosméticos, uma boa ideia é vender linhas exclusivas de protetores faciais, corporais ou para o cabelo. Crie edições especiais desses produtos, reforçando a ideia de que eles só estarão disponíveis nesta estação.

2. Pense em realizar promoções de verão

Como anda o seu estoque? Você percebeu que alguns produtos entraram o ano encalhados na prateleira? Fique tranquilo, para tudo existe uma solução e, neste caso, o que pode salvar o seu caixa é uma boa promoção.

Vamos supor que as suas vendas não tenham foco na moda praia. Sabe aquela coleção de inverno que não teve uma boa saída? Pois é, uma ótima opção é queimar esse estoque com ofertas relâmpagos e liquidações que chamem a atenção do consumidor.

Afinal, depois do calorão chega o friozinho do outono e, com certeza, seu cliente vai querer estar preparado para a próxima estação!

3. Dê uma atenção aos clientes fiéis

Se você deseja aumentar as vendas no início do ano, um ótimo caminho é fortalecer o relacionamento com o seu cliente. Quer conquistar uma legião de clientes fiéis? Então experimente usar essa época do ano para valorizar os consumidores recorrentes.

Isso pode ser feito por meio de recompensas. Experimente oferecer programas de fidelidade, descontos exclusivos e outras vantagens que façam o seu público-alvo retornar ao seu site.

A boa notícia é que essa estratégia pode ser aplicada a qualquer nicho. Portanto, aproveite para movimentar as suas vendas no verão e fortaleça o relacionamento com seus clientes para os próximos meses!

4. Se atente a forma de entrega

Após a correria de vendas online no fim de ano, o comércio entra em um período mais tranquilo. O que isso significa? Que é a hora certa para colocar as estratégias em prática e caprichar nas ações.

Nesse sentido, que tal dar uma atenção especial aos prazos de entrega? Esse é um dos fatores que mais contribuem para a satisfação do cliente. Afinal, os consumidores amam receber um produto antes do prazo.

Você tem certeza que consegue garantir o envio rápido? Então aproveite para destacar esse diferencial na sua campanha de verão. Ah, o frete grátis também é super bem-vindo!

5. Cuidado com os carrinhos abandonados

Um carrinho abandonado pode ser um bom e um mau sinal. Significa que o cliente encontrou a sua loja, visitou os seus produtos e escolheu algo do seu interesse. Porém, algum fator foi decisivo para que a compra não fosse concretizada.

Nesse caso, é essencial focar em uma estratégia de recuperação de carrinhos. O ideal é entender qual foi o motivo para a desistência da compra. Isso pode ser feito por meio de uma simples mensagem no WhatsApp.

Prefere uma ação mais discreta? Tente criar campanhas de remarketing, enviando e-mails com lembretes e cupons de desconto que incentivem o retorno do cliente!

6. Divulgue a coleção nas redes sociais

Se a chegada do verão é sinônimo de férias, significa que o consumidor pode ter mais tempo para usar as redes sociais. Por isso, realize uma verdadeira inspeção nos perfis da sua marca e se questione: quais novidades eu estou mostrando ao meu público-alvo?

Se você concluir que as suas redes estão pouco atrativas, uma boa opção é renovar as postagens dos seus produtos. Experimente trocar as fotos e alterar as descrições – claro, sem esquecer das estratégias de SEO.

Aproveite ao máximo o timing da estação – ou seja, use o senso de oportunidade para colocar ações exclusivas no ar, destacando itens pensados exclusivamente para o verão! 

7. Pense em uma comunicação mais chamativa

Vale lembrar que esse período de baixo volume de vendas exige um trabalho maior de comunicação. Ou seja, para aumentar as vendas no início do ano é importante desenvolver um design atraente, seja nas imagens das redes sociais, anúncios, e-mails marketing ou na home da sua loja virtual.

Além disso, investir na qualidade dos conteúdos é essencial para conquistar o consumidor. A produção de vídeos, por exemplo, é uma ótima alternativa para se destacar da concorrência e melhorar a performance dos seus anúncios!

Entenda como associar o seu produto ao verão!

No verão, as vendas sazonais são uma boa forma de liberar o estoque, já que é fundamental receber novos produtos de acordo com as próximas tendências.

Para que essas vendas sejam um sucesso, o empreendedor precisa ter em mente que, neste período, os consumidores possuem outros gastos – como a compra de material escolar, pagamento de impostos e outros reajustes.

Ou seja, é preciso focar nas promoções de verão para convencer e atrair os clientes!

Neste momento, é importante avaliar quais comportamentos podem beneficiar o seu negócio. Por exemplo, é comum que as pessoas iniciem uma dieta alimentar, façam uma viagem para a praia ou comprem eletrônicos que amenizem o calor.

As possibilidades são infinitas. Portanto, escolha o nicho que você mais se identifica e aproveite para faturar já nos primeiros meses deste ano!

Exemplos de nichos que são sucesso de vendas no verão

Se você é um empreendedor que já trabalha com vendas sazonais de verão, fica mais fácil ganhar a preferência do consumidor.

Afinal, alguns nichos normalmente já são associados com a estação mais quente do ano. Entre eles, podemos destacar:

  • Bebidas: para “matar” a sede e se refrescar, as cervejas, os drinks gelados (batidas, caipirinhas e coquetéis) e a água de coco são ótimas opções. E mais, não esqueça que o modelo delivery (serviço de entrega) está super em alta! 
  • Sorvete: os produtos gelados e refrescantes são a cara do verão. É possível trabalhar com diferentes opções, dos mais tradicionais (com frutas) até os detox.
  • Biquínis e roupas de banho: o segmento de moda praia pode fazer um enorme sucesso nas vendas online da sua loja. Peças leves e com estampas coloridas são muito procuradas nessa estação. Se quiser diversificar seus produtos, também é possível apostar na venda de chapéus, cangas, bolsas de praia e chinelos! 

Gostou de saber como aumentar as vendas no início do ano? Para ter sucesso nessa empreitada e faturar como nunca na estação mais solar do ano, a palavra-chave é: adaptação!

Agora que o nosso guia de vendas trouxe ótimas dicas para tornar o seu verão mais lucrativo, a pergunta que fica é a seguinte: a sua loja online entrega os recursos necessários para a sua empresa crescer?

Se a resposta for não, está na hora de conhecer tudo o que a Loja VirtUOL pode oferecer nas suas vendas sazonais!

Aproveite que grande parte dos consumidores ainda contam com o 13º salário e ofereça descontos, benefícios e facilidades no pagamento. Ainda dá tempo de aproveitar o verão e aumentar as vendas no início do ano.

Divulgue seus produtos nos maiores marketplaces e nas redes sociais. Dessa forma, a sua marca estará presente nas plataformas que os consumidores mais usam!

Vamos juntos aproveitar a estação que estimula o consumo e fidelizar clientes para os próximos meses?

Com o UOL Meu Negócio o seu verão é sinônimo de vendas super aquecidas!

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