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Como oferecer frete grátis aos meus clientes?

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Buscando um atrativo que chame a atenção do consumidor para a sua loja virtual? Para o empreendedor que atende os clientes a longa distância, dar atenção aos processos de entrega é sempre um bom caminho!

Mais do que escolher formas de envio que sejam rápidas e seguras, o fator “preço baixo da entrega” também colabora para que o comprador escolha a sua loja. Falando nisso, existem duas palavras que são infalíveis na conquista de um consumidor indeciso: frete grátis.

Pensando nisso, o UOL Meu Negócio criou este conteúdo, que mostra como evitar que o cliente desista de uma compra, simplesmente porque encontrou um frete mais caro do que ele imaginava.

Aliás, quem trabalha com vendas online sabe a frustração de ter um carrinho abandonado – quando o usuário adiciona os produtos na “sacola” e depois, desaparece sem levar nada!

A gente entende o quanto isso afeta não só os lucros, como também o psicológico de um empreendedor. Afinal, carrinho abandonado é sinônimo de oportunidade de venda perdida. 

Por isso, temos um convite a fazer:

Vamos acabar com esse problema hoje mesmo?

Como utilizar a estratégia do frete grátis?

Convite aceito? Ótimo, já podemos começar a mostrar o quanto o frete grátis é vantajoso para suas vendas!

Para se ter uma ideia, a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box, mostrou que 66% dos entrevistados já desistiram de uma compra por conta do valor da entrega.

Ou seja, se o seu concorrente já oferece o benefício do frete grátis, é bem provável que o público seja atraído para o e-commerce dele.

A boa notícia é que você pode (e deve) virar esse jogo. Basta seguir algumas dicas que ajudarão a colocar em prática uma entrega sem custos para o cliente, e claro, sem prejuízos para o seu negócio virtual.

É o que você começa a entender nos próximos tópicos! 

Por que oferecer?

Daí você pode estar se perguntando: se a opção de frete grátis é tão vantajosa, porque não é utilizada por todas as lojas virtuais? Essa decisão deve ser tomada seguindo alguns critérios, entre eles, a análise da situação financeira do negócio.

Vamos supor que após essa análise – que pode ser feita através de um planejamento estratégico –, você notou que o benefício do frete grátis é viável nas suas vendas.

A partir daí, você tem um ótimo recurso para aumentar o faturamento do negócio. Isso porque com a vantagem de comprar sem ter que pagar pelo frete, o consumidor tem a sensação de estar economizando, evitando um pagamento a mais!

Quais as vantagens?

Além de ajudar na motivação da compra e movimentar o estoque em períodos de baixa demanda, a entrega grátis também contribui para:

  • Aumentar a competitividade no mercado: permite que sua loja virtual concorra de igual para igual com lojas que já oferecem esse benefício.
  • Fidelizar os clientes: um ótimo recurso para converter consumidores que nunca compraram com você. Sem contar que, sempre que precisarem de novas compras, eles lembrarão da sua marca.
  • Evitar o abandono de carrinho: é comum que o consumidor desista de uma compra por conta de um frete caro demais. Ao oferecer o frete grátis você acaba com esse problema e diminui as taxas de abandono do carrinho.

Como oferecer frete gratuito?

É fato que um frete mais barato instiga o desejo de compra no consumidor, então imagine oferecer uma entrega sem custo algum? É bem provável que suas vendas aumentem significativamente!

Mas para isso, é preciso deixar a emoção de lado e agir com a razão. Lembra quando falamos da análise da situação financeira do negócio? Pois bem, isso é fundamental para você não dar um passo maior que a perna.

Tente oferecer frete grátis para itens específicos, uma boa estratégia para conquistar o cliente sem complicar suas finanças. Também é possível separar determinadas linhas de produtos ou itens relacionados a datas sazonais (dependendo da época do ano).

Você também pode criar ofertas para seus clientes fiéis. Dessa forma, o frete grátis se torna uma vantagem exclusiva para quem compra de forma recorrente. Nesse modelo de estratégia, é interessante usar o e-mail marketing para presentear o seu cliente.

Assim, além de fortalecer o relacionamento entre o cliente e a sua loja, também mostra que você sabe reconhecer quem valoriza o seu negócio!

O que precisa ser analisado?

É essencial analisar as possibilidades e agir de maneira estratégica. Afinal, se o cliente não está pagando pela entrega, alguém terá que arcar (neste caso, o caixa da sua empresa). 

Lembre-se: donos de pequenos negócios costumam sentir ainda mais despesa adicional! 

Portanto, se esse for o seu caso, muito cuidado para não reduzir seu lucro e comprometer a saúde financeira da sua loja.

Para você entender se o seu negócio está pronto para isso, o UOL Meu Negócio listou pontos essenciais para você considerar neste momento:

  • Produto: antes de disponibilizar o frete grátis, analise a margem de lucro e os custos de produção de cada mercadoria. Assim, fica mais fácil identificar em quais você pode oferecer essa vantagem e ter prejuízo zero.
  • Ticket Médio: tendo em mãos o valor médio de cada venda realizada, fica mais fácil planejar as estratégias de frete grátis. Por exemplo, se o seu ticket médio é R$ 100, você pode oferecer entrega grátis para compras acima de R$ 120. Assim, você incentiva o consumidor a comprar mais itens na sua loja.
  • Localização: oferecer entrega grátis para um país com dimensões continentais é quase impossível (e também bem prejudicial às suas contas). Por isso, monitore as regiões que mais consomem as suas mercadorias e “recompense” quem ajuda o seu negócio a crescer.
  • Método de Envio: realize a cotação com diferentes serviços logísticos, como Correios e transportadoras, para encontrar a opção com o melhor custo-benefício para cada localização. Só não esqueça de zelar pela qualidade na entrega!

Mas e como fazer este cálculo?

Para colocar em prática um frete mais barato, ou até mesmo o frete grátis, é recomendado que você faça o cálculo do custo médio do frete. Para isso, considere um período específico (por exemplo, 1 mês ou 1 semana).

Vamos supor que você tenha uma loja virtual de semijoias, sendo 4 modelos diferentes de acessórios. Em 1 semana você recebe um total de 10 pedidos.

Nesse caso, o cálculo de média simples é feito com a soma de todos os fretes dividido pela quantidade de pedidos:

R$25 (item 1) + R$50 (item 2) + R$75 (item 3) + R$25 (item 1) + R$50 (item 2) + R$100 (item 4) + R$50 (item 2) + R$75 (item 3) + R$25 (item 1) + R$100 (item 4) / 10 pedidos.

Após esse cálculo, é possível concluir que o valor médio do frete é de R$57,50.

Daí você pode estar se perguntando: eu preciso arcar com esse custo? Depende.

Se você decidir arcar com o valor do frete, trabalhará com a chamada “redução de margem de lucro”. Nesse caso, a despesa fica por conta do seu negócio. Mas para não ter prejuízos, é fundamental aumentar a quantidade de itens vendidos.

Agora, se você não deseja arcar com o valor do frete, poderá incluir esse custo no valor final de cada produto. É o chamado “frete embutido no valor final do produto”, quando o valor total do frete é repartido entre os pedidos.

Ou seja, no nosso exemplo da loja de semijoias, o valor do frete repassado ao consumidor ficaria da seguinte forma:

  • Quantidade de pedidos: 10
  • Valor médio do frete: R$ 57,50
  • Frete embutido no valor de cada produto: R$ 57,50 / 10 pedidos = R$ 5,75

Isso significa que, cada um dos produtos receberá um valor adicional de R$ 5,75. Lembrando que ele será adicionado ao preço final e não como frete!

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Ações que ajudam a conquistar novos clientes e fidelizar os antigos precisam fazer parte do seu negócio! E para isso, você pode contar com a Loja VirtUOL!

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Nossa Loja VirtUOL também tem integração com o PagSeguro! Assim, você pode aproveitar a praticidade do Envio Fácil, outro ótimo recurso para você planejar desconto nas entregas e fidelizar seus clientes.

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