Marketing Digital

Como usar o Chat GPT para acelerar a divulgação do seu negócio com inteligência artificial

8 Mins read

Já imaginou usar o Chat GPT para vender mais? A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que pode ajudar seu negócio a crescer, e muito!

O Chat GPT é uma poderosa ferramenta de inteligência artificial que responde perguntas de forma personalizada. Assim, ele pode conversar com você e ajudá-lo a 

Com essa ferramenta poderosa, você que é empreendedor pode otimizar a gestão do negócio e acelerar a divulgação da sua marca.

Como? Simplificando a comunicação entre empresa e clientes, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, além de avaliar o desempenho de campanhas de marketing.

Dessa forma, é possível tomar decisões mais embasadas e maximizar os resultados!

Segundo a consultoria americana MarketsandMarkets, estima-se que o mercado de Inteligência Artificial cresça em até 1900% no mundo todo até 2026. Tudo isso impulsionado pelo aumento da demanda em setores como saúde, automação industrial e varejo.

Porém, para muitos empreendedores, a inteligência artificial pode parecer um campo desconhecido e cheio de desafios.

É por isso que o UOL Meu Negócio preparou este conteúdo especial para você. Vamos explicar o que é Chat GPT, como usar o Chat GPT e quais outras ferramentas de inteligência podem ajudar a acelerar o seu negócio. Confira!

O que é Chat GPT?

O Chat GPT é a ferramenta online de Inteligência Artificial (IA) queridinha do momento! Isso porque ela pode conversar com o usuário de forma eficiente e natural, como se fosse um humano. Você pergunta, o Chat GPT responde. Simples assim!

A solução foi criada em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI. Inclusive, um dos sócios fundadores desse laboratório de pesquisas em inteligência artificial é o bilionário Elon Musk, CEO de empresas como a SpaceX e a Tesla.

Como ele funciona?

A sigla Chat GPT significa Generative Pre-Trained Transformer — ou seja, trata-se de um chat transformador pré-treinado para gerar conversas. Para isso, usa vertentes da IA como aprendizagem profunda (deep learning) e aprendizado de máquina (machine learning).

Ou seja, o Chat GPT é capaz de gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando que o usuário fizer — o que o torna uma ferramenta extremamente versátil e útil!

Basicamente, o Chat GPT aprende com repetições. Ele usa um algoritmo com redes neurais que analisam grandes volumes de dados para gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando que você fizer.

Quando um usuário pergunta, o Chat GPT analisa a entrada, processa a informação e retorna com uma resposta. Todo esse processo é baseado em probabilidades, entregando respostas que sejam as mais apropriadas para o seu questionamento.

Como acessar o Chat GPT?

O Chat GPT é gratuito e pode ser acessado pelo site oficial da ferramenta. Para começar a usar a ferramenta, basta criar uma conta com nome de usuário e senha. Você também pode acessar conectando sua conta do Google ou da Microsoft.

Embora a OpenAI seja uma organização sem fins lucrativos, existe a possibilidade de tornar o Chat GPT uma ferramenta paga. Hoje, existe uma opção de versão na qual você pode pagar por recursos adicionais.

O objetivo inicial ao disponibilizar a versão gratuita era que os usuários testassem a ferramenta e fornecessem feedbacks para melhorias. No entanto, como muitas pessoas usam o serviço, é possível que a versão gratuita fique indisponível ou apresente falhas.

Tem mais alguma dúvida sobre como usar o Chat GPT? Então não hesite em contatar o suporte e treinamento oferecidos pela plataforma. Assim, você pode aproveitar ao máximo essa tecnologia!

Como usar o Chat GPT para acelerar a divulgação do seu negócio?

As possibilidades são infinitas! Com o Chat GPT, é possível responder perguntas, criar teorias, testar ideias e identificar possíveis soluções para problemas. Imagine agora tudo isso aplicado ao seu negócio!

Essa ferramenta de IA pode ajudar a otimizar a gestão do seu negócio, a automatizar tarefas, a melhorar o relacionamento com clientes e a potencializar resultados. Quer saber mais? Então confira:

Conteúdo para ações promocionais

O Chat GPT pode ser usado para gerar ideias de conteúdo promocional, seja para anúncios de mídia paga ou para a criação de e-mail marketing.

Você só precisa informar o tema, o público-alvo e especificações importantes sobre o produto ou serviço, como quantidade e valores, por exemplo. Além de criar o texto de divulgação, a ferramenta ainda pode gerar ideias de títulos e criar fluxos de divulgação.

Para ajudar você nessa tarefa, sugerimos que crie comandos para o chat como:

  • “Crie a chamada de anúncio para promover nossa promoção de volta às aulas”.
  • “Quais vantagens ou benefícios podemos oferecer para incentivar os clientes a participar de nossa promoção?”
  • “Como podemos usar as redes sociais para promover nossa promoção de fim de semana?”

Estratégias e textos para relacionamento

Também é possível criar uma base de estratégias e textos para relacionamento com clientes através da ferramenta.

Não se sente tão criativo? Bom, imagine que você vai lançar um novo produto no mercado e precisa de ideias sobre como fazer isso e ainda manter um relacionamento contínuo com o cliente. O Chat GPT pode ajudar!

Você pode dar o seguinte comando ao chat:

  • “Crie uma estratégia para a divulgação de um produto de forma a manter um relacionamento contínuo com o cliente”.

Lembre de dar detalhes específicos sobre o que deseja:

  • “O produto atende às necessidades X e Y dos consumidores. O público-alvo são pessoas Z”.

Outra vantagem da ferramenta é poder automatizar o atendimento ao cliente. Por exemplo, você pode usá-lo para responder perguntas frequentes e solucionar problemas de forma rápida e eficiente. 

Com o Chat GPT, você pode fornecer suporte 24 horas por dia e melhorar a experiência do seu usuário. Isso com certeza vai ajudar você a reduzir custos!

Além disso, é importante personalizar o conteúdo de acordo com a voz e tom da sua marca, justamente para criar uma mensagem única e humanizada para o seu negócio. Utilize a ferramenta para aprimorar seus posts, mas sem deixá-los robóticos!

Agilizar operações matemáticas do dia a dia 

E ainda tem mais: está precisando de uma forcinha para realizar cálculos matemáticos?

Pois saiba que o Chat GPT pode gerar rapidamente os resultados de fluxo de caixa, percentual de lucro, alíquota de impostos e outros cálculos importantes para o seu negócio! Basta apenas informar os números e fórmulas necessários. Simples assim!

Algumas sugestões de comando para essa tarefa são:

  • “Calcule a margem de lucro do produto X e sugira ajuste de preços”.
  • “Calcule a folha de pagamento dos funcionários com base nas horas trabalhadas e nas taxas de pagamento”.
  • “Crie um cálculo de fluxo de caixa que permita à empresa prever receitas e despesas futuras e tomar decisões financeiras mais acertadas”.

Marketing e descrição de produtos

Ainda é possível elaborar estratégias para campanhas de marketing e criar textos que engajam!

Para ter uma boa presença digital, é importante veicular conteúdos persuasivos para impactar o público certo. Porém, não é necessário uma equipe grande e ferramentas caras para fazer o marketing do seu negócio.

Comandos como estes podem trazer respostas interessantes do chat:

  • “Crie uma lista de recomendações de produtos para clientes X, com base em seus interesses, histórico de compras e dados demográficos”.
  • “Crie uma mensagem personalizada para uma campanha de marketing por e-mail, com base no nome, idade, profissão e localização do destinatário”.
  • “Crie uma descrição cativante e persuasiva do produto, destacando X detalhes e incentivando a compra”.
  • “Crie uma lista de perguntas frequentes sobre o produto X, abordando as principais dúvidas dos clientes e fornecendo respostas claras e concisas.”

Com o Chat GPT, você pode criar conteúdos valiosos, aumentar a presença digital da sua marca e conquistar mais clientes. E o melhor de tudo: além de aumentar a satisfação do consumidor, você alcança esses resultados economizando tempo e dinheiro!

É importante que você revise as respostas antes de sair publicando, ok? Isso porque, mesmo se tratando de uma inteligência artificial, os textos ainda podem conter erros de tema ou repetições.

O Chat GPT foi “treinado” com 45 terabytes de textos até 2021. Ou seja: as respostas geradas pela ferramenta são baseadas em informações de até dois anos atrás!

Oportunidades para todas as fases do seu negócio

Além disso, o Chat GPT pode ser usado em diferentes estágios do seu negócio — desde o início até a expansão.

  • Está iniciando um empreendimento agora? Que tal usar a ferramenta para ajudar a otimizar a gestão do negócio e a automatizar tarefas. Assim, você pode se concentrar em ações mais estratégicas para a sua marca.
  • Quer fazer a sua empresa crescer mais? Então use o Chat GPT para melhorar o relacionamento com clientes e fornecer insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. Você também pode avaliar o desempenho de campanhas de marketing com auxílio da ferramenta!
  • Está expandindo os negócios? Então use a solução da Inteligência Artificial para ter insights de novos produtos ou serviços que sua marca possa ofertar. Aproveite para avaliar oportunidades e identificar novos mercados!

Experimente o Chat GPT agora mesmo e veja como ele pode transformar a forma como você faz negócios!

Outras tecnologias que ajudam sua marca

Mais do que nunca, a tecnologia tem gerado um grande impacto na realidade — especialmente no mercado e na forma como consumimos. Por isso, estar por dentro das tendências tecnológicas é importante para manter a sua empresa em destaque!

Algumas das principais ferramentas que podem ajudar a expandir os negócios são:

  • Big Data — muitas vezes é difícil lidar com grandes quantidades de informações, especialmente gerenciando e analisando dados de clientes. Apesar de ser uma tarefa complicada, é extremamente necessária!

Para tanto, ferramentas de Big Data podem ajudar a identificar clientes em potencial e a gerenciar a prospecção de leads. Assim, você consegue organizar as ações e focar em atividades e clientes mais promissores e lucrativos. 

  • ERP (Enterprise Resource Planning) — Quer melhorar a eficiência da operação e aumentar a receita? Então você precisa de uma solução em ERP ou, em português, Planejamento de Recursos da Empresa.

Com essa ferramenta, é possível otimizar e automatizar processos, economizando tempo e custos. Por exemplo, você pode criar uma campanha de marketing e enviar automaticamente e-mails aos clientes.

Além disso, você tem acesso a dados que mostram o desempenho das ações em tempo real, assim como informações essenciais que ajudam a tomar decisões importantes. O software de gestão também facilita a comunicação entre os colaboradores, mesmo que estejam em departamentos diferentes.

  • Cloud Computing — essa solução já é bastante popular, e provavelmente você já usa no seu dia a dia. Entretanto, se ainda não está familiarizado com o termo, explicamos: o cloud computing nada mais é que o armazenamento online de informações. 

É importante, no entanto, estar atento às novidades sobre como essa tecnologia pode ser usada no futuro! Maior segurança, recursos de inteligência artificial e integração entre ambientes públicos e privados são algumas das prováveis abordagens.

E o que isso significa? Ainda há muita especulação, mas uma coisa é certa: haverá empresas nascendo já na nuvem. A nova cloud computing pode revolucionar a escalada digital, por isso é importante entender como sua empresa pode se beneficiar para não ficar atrás dos concorrentes.

Simplifique a rotina da sua empresa com o UOL Meu Negócio

Embora a IA seja incrível e poderosa, ela sozinha não resolve problemas da rotina de um negócio. É por isso que, quando usada em conjunto com soluções de automatização, pode ser uma solução valiosa!

O UOL Meu Negócio é o parceiro perfeito para isso!

Nossas soluções ajudam a reduzir o tempo e o esforço necessários para realizar tarefas rotineiras de negócio. Assim, você pode se concentrar naquilo que é mais importante para a sua empresa!

Conheça nossa solução de disparo de e-mail marketing, que permite o envio de mensagens em massa, fortalecendo o relacionamento com os clientes. Crie uma loja virtual e garanta presença online 24 horas por dia, todos os dias! 

Acesse o UOL Meu Negócio e descubra um mundo de facilidades para a sua empresa! Lá você encontra ótimas soluções e recursos para tornar a sua rotina muito mais produtiva.

Related posts
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Marketing DigitalRedes Sociais

3 tendências do TikTok em 2023: o que está bombando na plataforma

4 Mins read
Não é segredo para ninguém que, nos últimos dois anos, poucas redes sociais tiveram tanta influência sobre o público como o TikTok….
Marketing DigitalSoluções

6 dicas para proteger e fortalecer a segurança do seu domínio

5 Mins read
Nos dias atuais, algumas práticas se tornaram cruciais quando falamos na segurança dos domínios na internet, isso porque vivemos em um mundo…