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Tá na hora de abrir uma loja online? Vantagens e desvantagens de abrir uma loja virtual

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Não tem como negar que a tecnologia transformou o ato de comprar e vender. Mas junto com as novas experiências, surgiram dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de ter uma loja virtual.

Esqueça a necessidade de procurar o melhor ponto comercial ou contar com muitos vendedores na equipe. Hoje, a realidade de quem decide empreender está um pouco diferente.

Por isso, se você ainda está dividido entre trabalhar no online ou no offline, o UOL Meu Negócio vai desvendar as principais diferenças que cercam esses dois modelos de comércio.

Sabemos que muitas pessoas têm o sonho de empreender por meio de um e-commerce. Se esse é o seu caso, vamos explicar como abrir uma loja virtual e ampliar ainda mais a divulgação dos seus produtos.

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Empreender não precisa ser difícil!

Acompanhe o nosso conteúdo e saiba como escolher o melhor modelo de negócio para obter sucesso nas suas vendas!

Loja Física x Loja Virtual

Esses dois modelos de negócio são enquadrados na mesma classificação de varejo. Afinal, para os clientes, tanto uma loja física quanto uma loja virtual tem um único objetivo: adquirir produtos ou serviços que atendam os seus desejos e necessidades.

Embora os dois tipos de loja tenham suas semelhanças, existem diferenças bem significativas que devem ser consideradas no momento de abrir um negócio.

Para facilitar a sua vida, o UOL Meu Negócio listou algumas dessas particularidades:

Investimento inicial

Para quem está dando os primeiros passos ou deseja experimentar um novo modelo de vendas, o fator economia se faz sempre presente. Afinal, essa é uma etapa crucial em que o empreendedor não deve nem pensar em ter prejuízos.

Nesse sentido, os custos iniciais de uma loja virtual são muito menores. Basta analisar as despesas envolvidas na operação de uma loja física: aluguel do imóvel, IPTU, água, eletricidade, compra de móveis, contratação de funcionários, entre outras.

Um negócio virtual também exige custos. Entre eles estão, o pagamento de domínio e hospedagem, além dos anúncios e demais campanhas de marketing. Porém, colocando tudo na ponta do lápis, é notável a diferença de investimento para cada tipo de loja!

>> Falando nisso, que tal conhecer todos os planos da Loja VirtUOL? Acesse o nosso site e encontre a opção mais adequada para o seu bolso!

Disponibilidade

Para quem empreende em uma loja virtual não existem domingos, feriados ou horário para fechar. Isso porque o negócio funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana!

Mas se engana quem acha que isso obriga o empreendedor a ficar na frente do computador. Nada disso! Afinal, enquanto as ferramentas automatizadas tocam o negócio adiante, o dono do negócio pode se dedicar a outras tarefas.

Ou seja, você só precisa estar presente em momentos cruciais para o bom andamento das vendas, como no atendimento nos canais digitais ou no cadastramento dos produtos, por exemplo.

Já para quem compra, os benefícios são ainda mais atrativos. Caso o consumidor não tenha tempo para pesquisar e comprar no horário comercial, pode aproveitar até mesmo a madrugada para fechar uma compra.

O que isso significa? Que a sua empresa estará sempre gerando lucro!

Por outro lado, para grande parte dos estabelecimentos físicos, funcionar além do horário comercial exige custos adicionais, como o pagamento de horas extras aos funcionários.

Alcance

Colocar a sua marca na internet permite um amplo alcance geográfico. Afinal, o consumidor não precisa estar presente fisicamente para comprar o seu produto. Enquanto isso, uma loja física só alcança os clientes da cidade e região.

Mas atenção, se você decidir empreender em uma loja virtual, é importante contar com uma logística eficiente para a entrega das mercadorias.

Ou seja, se o consumidor não receber a mercadoria no prazo estipulado e em perfeitas condições, você corre o risco de perder uma nova compra. Pense muito bem nisso!

>> Aproveite e baixe o conteúdo gratuito: Como transformar minha loja física em uma loja virtual?

Empreender online não precisa ser difícil

No tópico anterior, mostramos alguns benefícios que uma loja virtual pode trazer para a vida de um empreendedor. É claro que nem tudo são flores, e é importante que você saiba que algumas dificuldades podem surgir no meio do caminho.

Por exemplo, no quesito atendimento, você precisará se esforçar para mostrar ao cliente que o ambiente virtual é sinônimo de uma boa experiência de compra.

Vamos dar um exemplo prático:

Muitas pessoas se incomodam pelo fato de não conseguir tocar e testar o produto antes da compra. Por isso, um dos principais desafios para uma loja virtual é pensar em como oferecer uma experiência personalizada ao consumidor.

Mas acredite, isso não é difícil!

Além de fornecer imagens de alta qualidade da sua mercadoria, disponibilize fotos nos mais variados ângulos e com descrições bem detalhadas. Peso, medidas, tipo de material e cores disponíveis são informações que não podem faltar no seu catálogo.

Quer entregar uma experiência ainda melhor?

Experimente produzir vídeos que mostrem o funcionamento do seu produto. Dessa forma, o consumidor tem uma experiência mais próxima de uma loja física, mas com a vantagem de analisar cada item sem a pressão de um vendedor.

Leia também – > Como criar uma loja virtual

Mas afinal, vale a pena abrir uma loja virtual?

Se você ainda está se questionando sobre isso, o UOL Meu Negócio não tem dúvidas: está na hora de você colocar a sua marca no universo virtual!

Afinal, mesmo em tempos de crise, o comércio virtual só tende a crescer. Seu potencial cliente não precisa sair de casa ou do trabalho para fazer compras, já que tudo pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, basta ter acesso à internet!

Além disso, não é raro que alguns consumidores conheçam o produto em uma loja física e comprem em uma loja virtual. Percebe como o cenário é muito favorável?

Para colocar a teoria em prática, vale ter uma atenção maior a alguns pontos básicos:

  • Determinar o investimento: vale definir o quanto você tem disponível para gastar (prevendo sazonalidades e todos os cenários possíveis), que tipos de produto serão oferecidos e as estratégias de marketing que serão usadas.
  • Se regularize como MEI: é com o registro de Microempreendedor Individual que você terá um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para chamar de seu. Assim, é possível trabalhar em conformidade com a lei, podendo emitir notas fiscais.
  • Mapeie o seu público-alvo: entenda para quem você deseja vender e facilite as suas estratégias de comunicação. Dessa forma, fica mais fácil criar promoções e saber quais produtos merecem destaque na sua loja.
  • Decida a plataforma que será utilizada: dê uma atenção especial a esse aspecto, pois só uma plataforma de confiança permite o bom andamento das suas vendas, com meios de pagamento seguros e modelos de entrega eficientes!

Quer uma super parceria para abrir a sua loja virtual?

Temos uma notícia que promete transformar a sua jornada empreendedora:

O UOL Meu Negócio quer ter você como parceiro nas próximas vendas. Para isso, basta conhecer e contratar os serviços da nossa Loja VirtUOL!

Para trilhar o caminho rumo ao sucesso, você terá acesso a um suporte 24 horas e ainda poderá:

  • Vender nos marketplaces da Shopee, Mercado Livre e Google Shopping
  • Receber pagamentos via Pix
  • Ter as menores taxas do PagSeguro
  • Integração total com Instagram e Facebook
  • Ter taxa zero por transação
  • Entregar seus produtos com segurança pelos Correios e Frenet

Escolha entre as opções de planos mensais, trimestrais ou anuais!

A hora de marcar a sua presença no digital é agora! 

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