Que tal usar alguns dos principais recursos das redes sociais à favor das suas vendas? Já faz algum tempo que o Facebook, o Instagram e demais plataformas oferecem a chance do empreendedor usar a interação, as curtidas e os compartilhamentos para vender mais.
Com o recurso Facebook Ads, o perfil da sua empresa nas redes pode contar com um verdadeiro canhão de visibilidade!
Isso porque o Facebook e o Instagram, que possibilitam o uso da ferramenta Ads, somam milhões de contas ativas e que são impactadas por anúncios. Portanto, se você ainda não havia pensado nesse benefício, é hora de conhecer mais sobre essa promissora plataforma de anúncios!
O UOL Meu Negócio preparou um conteúdo especial para você saber como usar o Facebook Ads para negócios locais. A partir de agora você vai ficar por dentro do funcionamento e das vantagens dessa ferramenta.
Quer mais?
Vamos mostrar como um bom anúncio local pode alcançar o público certo para a sua marca. Tudo isso através do Gerenciador de Anúncios, o ambiente virtual a serviço do empreendedor que deseja divulgar novidades e conquistar um público segmentado e qualificado!
O que é o Facebook Ads para negócios locais?
O Facebook Ads para negócios locais é um sistema de ferramentas onde o dono de um negócio pode criar anúncios pagos da sua marca. Usando estratégias específicas, o empreendedor pode difundir a sua empresa e aumentar as vendas!
Pois bem, você já percebeu que o Facebook Ads é uma ótima ferramenta para anunciar e alavancar as vendas. Mas, como fazer isso? Primeiro, é importante ter em mente que criar uma página na plataforma não é o suficiente.
Por isso, vamos revelar alguns termos e boas práticas que podem facilitar o uso da rede social pelo seu e-commerce. Vamos começar pelo conceito de “tráfego”?
O que é tráfego para negócios locais?
O tráfego para negócios locais é o uso das ferramentas corretas de marketing digital para o seu negócio ter mais visibilidade e atrair mais clientes. Nesse sentido, o Facebook Ads para negócios locais é um desses recursos que estão à disposição da sua marca.
Você acredita que pagar para gerar tráfego para negócios locais não é um bom negócio? Então o UOL Meu Negócio vai mostrar que essa ferramenta pode trazer um ótimo retorno, tanto para o seu lucro quanto para a otimização do seu tempo!
Ou seja, além de ter à disposição um recurso promissor, o seu negócio passa a contar com as funcionalidades de uma ferramenta muito inteligente. Com ela, os seus anúncios serão exibidos no período que você deseja e para o público que o seu negócio precisa alcançar.
Além disso, você ganha mais chances de encantar o consumidor que navega pela plataforma, mas nem sempre tem a intenção de comprar algo.
Como funciona o Facebook Ads para negócios locais?
O Facebook Ads para negócios locais é ótimo para quem deseja um investimento personalizado e controlado. Isto quer dizer que, você só irá investir quando puder e quanto quiser. É ou não é a ferramenta ideal para quem tem um pequeno negócio?
O funcionamento da plataforma é bem intuitivo, onde você será convidado(a) a selecionar suas preferências de acordo com as opções oferecidas. Primeiro, é possível informar o objetivo do seu negócio local. Portanto, analise se é mais interessante conquistar mais vendas no site ou apostar no reconhecimento da marca, por exemplo.
Depois, você passa para a etapa do público-alvo. É neste momento que você vai informar as pessoas que deseja alcançar – indicando dados como faixa etária, localização, além dos interesses e comportamentos que melhor representam seu consumidor.
Em seguida, a plataforma pergunta onde o anúncio será veiculado – aqui você pode escolher entre o próprio Facebook ou Instagram. Na etapa de definir o orçamento, você poderá informar seu orçamento diário ou total e o intervalo de tempo que o seu anúncio será exibido.
Por fim, escolha o formato do seu anúncio. O Facebook Ads disponibiliza seis opções, entre foto, vídeo, carrossel, stories, anúncios no Messenger e apresentação multimídia. Neste último formato, os anúncios são exibidos com movimentos, sons e textos – uma espécie de vídeo, só que mais leve.
Vantagens de utilizar essa estratégia
Além de permitir que você segmente e detalhe melhor seu perfil de cliente, o uso do Facebook Ads para negócios locais também é perfeito na mensuração dos resultados. Isto é, você poderá avaliar que modelos de anúncios geraram visitas para o seu site ou até mesmo na conversão em vendas!
Mas antes de partir para a etapa dos resultados, que tal conhecer as vantagens que podem ser observadas no início do planejamento ou enquanto os seus anúncios estão rodando na rede social?
Separamos algumas que você poderá observar na prática ao usar o Facebook Ads:
- Aumento no alcance das publicações, já que os seus anúncios serão potencializados por um recurso que impacta um grande número de pessoas
- Bom retorno sobre os investimentos, já que você não precisará investir muito para ter um retorno financeiro satisfatório com o aumento nas vendas
- Total autonomia sobre suas campanhas, pois você poderá escolher quando rodá-las e por quanto tempo eles ficaram visíveis na rede social
- Maior interação com o público, já que os seus anúncios na plataforma permitem que o consumidor deixe uma curtida, marque outras pessoas ou faça um comentário na publicação
Como fazer um bom anúncio local no Facebook Ads?
Em meio a tantas formas de anunciar, três pontos devem ocupar o topo do seu check list no momento de produzir o seu anúncio. O primeiro deles é o texto, que além de ser persuasivo, deve contar com todos os detalhes e especificações do seu produto.
A imagem do anúncio é outro fator que deve ser escolhido a dedo. Priorize fotos que mostrem os mais variados ângulos do produto e que desperte a atenção do potencial cliente. Não esqueça que o seu anúncio estará disputando a atenção com inúmeros outros!
E claro, capriche no “Call to action” (CTA), o botão de ação que o consumidor clicará para ser encaminhado ao site do seu negócio.
Para isso, é recomendado que você inicie a frase do CTA com verbos e use o senso de urgência, instigando o usuário a partir para a ação. O produto tem desconto? Então explore essa condição especial com os números que evidenciam o benefício.
Outra dica valiosa que pode ser usada no Facebook Ads para negócios locais é a criação de “anúncios de divulgação nas imediações”. Essa funcionalidade permite direcionar um raio flexível ao redor da sua área de atuação. Assim, moradores e visitantes dessa área poderão ver o seu anúncio.
Como avaliar se a sua campanha deu certo
Para entender quais estratégias foram mais assertivas para o seu negócio, é essencial avaliar os resultados dos anúncios. Para isso, uma boa alternativa é a realização de testes A/B, onde você criará duas campanhas com variáveis distintas – assim você analisa qual das duas campanhas teve o melhor desempenho.
Feito o teste, será possível promover anúncios que conquistaram alta performance para o seu negócio. Nesse processo de análise, não esqueça de comparar públicos, horários e conteúdos para definir quais fatores têm maior capacidade para alavancar suas futuras campanhas.
O processo de planejar, monitorar e mensurar os resultados do Facebook Ads pode ser um desafio e tanto. A boa notícia é que isso pode ser facilitado se você fizer os anúncios patrocinados com o UOL Meu Negócio!
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