DomínioPresença digital

O que significa domínio congelado?

4 Mins read

A vida do empreendedor é cercada de imprevistos, principalmente quando é preciso lidar com as funcionalidades do universo virtual. Ao vender pela internet você pode ter mais praticidade e alcance de público, mas também precisa ter atenção redobrada a alguns prazos que evitam prejuízos.

A renovação do seu domínio, por exemplo, é um dos itens que devem estar marcados na sua lista de prioridades. Isso mesmo, não basta escolher o endereço virtual perfeito para a sua marca, também é fundamental renová-lo para garantir que você possa fazer uso dele por muito tempo. Caso contrário, você corre o risco de ter o seu domínio congelado!

Já ouviu falar desse termo? Apesar de causar arrepios em muitos empreendedores, o domínio congelado pode ser considerado uma proteção à URL do seu site.

Isso porque quando o domínio não é renovado – seja qual for o motivo –, esse “status” protege sua empresa, impedindo que outras pessoas registrem o mesmo domínio enquanto a situação não é regularizada.

O ideal é que você não perca o prazo de renovação do seu domínio, mas o UOL Meu Negócio entende que imprevistos acontecem. Por isso, criamos um conteúdo especial para quem está passando por essa situação.

Comece a leitura agora mesmo e fique por dentro desse assunto!

Domínio Congelado: o que significa isso? 

Se você quer saber o que significa o status “congelado” no Registro.br, nós temos a resposta! O termo “domínio congelado” se refere aos domínios que possuem alguma pendência de pagamento e acabam expirando.

Após 14 dias, o acesso ao site, o banco de dados e o envio/recebimento de e-mails ficam bloqueados. Portanto, é fundamental ter atenção ao prazo de renovação do seu domínio para evitar esse tipo de prejuízo.

Agora, se você já estiver com o domínio congelado e os acessos bloqueados, é importante saber que você tem o prazo máximo de 90 dias para pagar a renovação e regularizar a situação com o provedor.

Caso contrário, o seu domínio fica liberado para ser utilizado em um novo registro!

Como saber se meu domínio está congelado?

Para domínios registrados no Registro.br, a verificação pode ser feita em menos de 1 minuto. Primeiro, acesse o site do órgão e clique na aba “Tecnologia”, na parte superior da tela, e depois em “Ferramentas

Na página seguinte, clique em “Serviço de diretório whois”. No campo “Faça a sua consulta”, digite o seu domínio para que a verificação possa ser feita.

Pronto! Nas informações geradas, procure pelo item “Status” e saiba se o seu domínio está “Congelado” ou “Publicado”.

Como descongelar um domínio?

O Registro.br é o órgão responsável por registrar todos os domínios nacionais que possuem a extensão “.br”. Portanto, para descongelar um domínio, é necessário acessar o site da empresa e iniciar um passo a passo. Mas fique tranquilo(a), o processo não é muito trabalhoso.

Primeiro, role a página principal e procure a seção “Fique atento!”. Em seguida, procure pelo item “Seu domínio expirou?” e clique na opção “Estender publicação”.

Na página seguinte, você poderá solicitar a extensão do prazo de pagamento, informando o nome do domínio congelado que deseja utilizar novamente (informe o seu domínio sem o “www”). Depois, clique no botão “Avançar”.

Por fim, o Registro.br vai solicitar alguns dados para confirmação, como nome completo, e-mail e número de telefone. Você também deve justificar um motivo para o não pagamento da renovação do domínio. Depois de inserir os dados, basta clicar no botão “Enviar pedido”.

Fique de olho no seu e-mail, é por lá que você receberá o link para descongelar o seu domínio. Basta clicar nele e em poucos minutos o domínio congelado volta ao status “publicado”, com todas as funcionalidades habilitadas!

Por qual motivo é importante não deixar que seu domínio seja congelado?

Se você vende apenas pela internet ou tem uma página para o seu negócio físico, já deve saber a importância de um site que funcione 24h por dia, não é mesmo? Por isso, é fundamental que o seu domínio não seja congelado.

Ao ficar atento(a) ao prazo de renovação do seu domínio, a sua página não corre risco algum de sair do ar! Já pensou no prejuízo em vendas que isso pode causar?

É possível registrar um domínio congelado?

A resposta é não. No caso dos domínios nacionais (.br), o proprietário tem o prazo de 104 dias para acertar a pendência e regularizar a situação. Após esse período, o domínio congelado ficará indisponível, não sendo possível um outro registro imediato. 

A partir daí, o domínio fica em “Processo de Liberação”, podendo levar meses ou até anos para que fique disponível para novos proprietários. Os interessados no novo registro poderão participar de um leilão onde quem paga mais fica com o domínio!

O processo para domínios globais é semelhante. Após o vencimento, o domínio fica indisponível e entra na “Fase de Redenção”, que pode durar até 45 dias. Depois, o domínio pode ser imediatamente negociado em leilão.

Como evitar o congelamento do meu domínio? 

Um dos principais motivos para o congelamento de um domínio é a falta de pagamento. Ou seja, o prazo de renovação do domínio expira e o proprietário acaba tendo todas as funcionalidades do site e e-mail bloqueados.

Por isso, uma ação que pode ser bem útil para você evitar os esquecimentos é o registro do domínio no mesmo local da hospedagem. Dessa forma, com apenas um login, é possível acessar os painéis de hospedagem e registro em um mesmo lugar.

Sabe onde você encontra essa alternativa bem vantajosa? Com o UOL Meu Negócio!

Registro de Domínio é com UOL Meu Negócio!

O UOL Meu Negócio é o seu parceiro para facilitar todos os processos. E para evitar que o seu negócio tenha o domínio congelado, não poderia ser diferente!

Faça já o Registro de Domínio do seu site e leve uma caixa de email de 12GB, sem pagar nada a mais por isso! E mais, garanta a exclusividade da sua marca na internet, tenha acesso a um painel completo, e tenha todas as informações que você precisa na palma da sua mão!

Assim, você garante a renovação do seu domínio no prazo certo. Acesse o nosso site e saiba mais!

Related posts
Presença digital

Fred Bruno no RD Summit: como o famoso apresentador nos mostrou a importância de uma presença online forte

3 Mins read
O RD Summit 2023, em sua primeira edição em São Paulo, foi uma poderosa convergência de mentes brilhantes, reunindo mais de 20…
Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Saiba o que é um review e como ele pode ajudar sua loja

5 Mins read
Você já fez pesquisas para conferir a avaliação de um filme antes de ir ao cinema ou ver a nota de um…
HospedagemPresença digitalTecnologia

O que é uma Hospedagem Java?

4 Mins read
Assim como a abertura de uma loja física exige a pesquisa de um bom imóvel, com localização privilegiada e infraestrutura de qualidade,…