Destacar-se no varejo nem sempre é simples, ainda mais diante de tantos negócios surgindo a todo momento no mercado online. Por isso, cada vez mais pessoas empreendedoras estão investindo na personalização de produtos.
Na medida em que a competitividade aumenta entre os lojistas, a busca por novas formas de atrair e fidelizar clientes também se torna crescente.
Esse é o caso da customização, que permite valorizar as experiências dos consumidores por meio de produtos únicos e totalmente alinhados às suas expectativas. Isso garante diferenciação em meio a um oceano de marcas e empresas.
Por exemplo, um levantamento divulgado no Globo aponta que 25,5% dos brasileiros pagariam mais por roupas e acessórios feitos especialmente para eles. Muito além da moda, quase todo nicho se inclui nesta tendência, de computadores e eletros, a doces, álbuns, ecobags, etc.
A experiência do cliente é tão relevante, que essa lógica ultrapassa as mercadorias e estende-se ao marketing. O novo paradigma dos negócios é sobre como criar experiências para o cliente que sejam únicas.
Investir na personalização de produtos e criar uma experiência inesquecível para o cliente são atitudes que fazem a diferença para ter sucesso no mercado. Neste artigo, você vai conhecer os principais caminhos para isso:
- Personalização de produtos: como encantar seus clientes com uma experiência única
- Ofereça exclusividade para os seus clientes
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Personalização de produtos: como encantar seus clientes com uma experiência única
A personalização é uma estratégia crescente entre as empresas online. Trata-se de uma forma de atrair mais clientes e de fidelizar o público, graças à possibilidade de diferenciar os produtos que você vende e de criar atrativos exclusivos, feitos sob medida para cada cliente.
Pense bem: são quase 2 milhões de e-commerces ativos no país, de acordo com o portal PE&GN. Nesse contexto, apostar sempre nas mesmas ofertas pode elevar o risco de seu negócio “ser mais um na multidão”.
Mas afinal, o que é possível fazer com o marketing personalizado? E quanto aos produtos, quais as principais tendências de customização de mercadorias e por que elas são vantajosas? Continue acompanhando o texto para descobrir as respostas dessas perguntas!
Por que investir em produtos personalizados?
Ao criar uma loja virtual dedicada aos itens customizados, ou simplesmente inserir possibilidades de personalização de produtos no seu catálogo, a sua empresa imediatamente se diferencia das demais.
Dependendo do nível com que é possível personalizar cada mercadoria, as pessoas só encontrarão o modelo específico que você vende na sua loja.
Imagine que os clientes podem mudar as cores de determinado item, pedir para gravar seus nomes nele, escolher entre diferentes formatos, padrões de montagem ou qualquer outra possibilidade de customização. Quanto maior for o poder de escolha, maiores são as chances de não existir outra mercadoria igual aquela que foi personalizada pelo cliente.
Ou seja, é a garantia de uma experiência única para os consumidores e de tornar a sua marca mais exclusiva.
Ao criar experiências tão próprias e valorizar o poder de decisão do público, você aumenta a satisfação dos seus clientes e o valor que eles percebem na exclusividade dos seus produtos. Inclusive, esse é um diferencial que lhe permite cobrar preços mais elevados do que em itens comuns, o que aumenta suas margens de lucro.
Marketing personalizado
Já no marketing personalizado, a ideia é adaptar a comunicação e as promoções ao foco no cliente. Isso significa que não é preciso alterar as mercadorias propriamente ditas, ainda que a lógica seja quase a mesma da personalização de produtos
Um dos exemplos mais conhecidos é o do Starbucks, a maior cadeia de cafeterias do mundo, em que os atendentes abordam as pessoas pelo nome e os escrevem nos copos de café. Pode até parecer algo simples, mas esse jeito de se comunicar gera mais empatia e torna o contato entre clientes e atendentes mais pessoal. Isso faz as pessoas se sentirem especiais, mesmo sabendo que trata-se de uma rede gigantesca com outros milhões de consumidores.
Essas melhorias nas experiências se tornaram ainda mais robustas no digital. Se você abrir uma loja virtual, a própria plataforma usada para criá-la pode lhe ajudar a personalizar sua comunicação. Isso porque, esse tipo de sistema consegue coletar automaticamente os dados sobre as pessoas que frequentam e se cadastram no seu site. São eles que dão base a um marketing mais customizado.
Por exemplo, a tecnologia entende sozinha quais são os produtos que certas pessoas mais estão interessadas ou quais são os assuntos de sua preferência. Com isso, você pode enviar promoções especiais para incentivar a compra desses itens ou direcionar seu conteúdo àqueles mais interessados nos temas da sua campanha.
Da mesma forma, depois que alguém se cadastra na sua loja, você pode usar seus dados para fazer ofertas em datas especiais, como no aniversário do cliente, enviar um cupom de desconto para incentivar uma próxima aquisição, oferecer uma promoção exclusiva para um consumidor que está há muito tempo inativo, e assim por diante.
Tendências de personalização de produtos para investir
Um exemplo simples e muito atual da personalização de produtos está nos Bentôs Cakes. Você já deve ter visto pequenos bolos com frases divertidas nas redes sociais. Essa tendência começou na Coreia do Sul e ganhou o mundo muito rapidamente.
Pode parecer algo básico, mas essa moda transformou uma simples sobremesa de aniversário no próprio presente da festa! Essa febre da internet impulsionou novas oportunidades para quem vende doces, e demonstrou que diferenciar-se por meio da customização não precisa ser algo complexo e extremamente inovador.
Outra tendência são os clubes de assinatura. Com um pagamento mensal, as pessoas recebem kits exclusivos nas suas casas, com produtos que têm tudo a ver com elas. As assinaturas também podem dar direito a atendimentos personalizados, produtos pessoais essenciais (como os de mercado e farmácia), entre outras possibilidades.
Os exemplos para seu e-commerce vão desde as clássicas canecas e capinhas de celular, até as camisetas customizadas, capas para celulares e tablets, impressão de álbuns de fotos montados online pelo cliente, almofadas, papelaria para home office, decoração, etc.
Esses são casos que demonstram bem como a personalização de produtos está beneficiando clientes e empreendedores. Se você quer aproveitar as oportunidades da área, existem diversas opções de nichos lucrativos para explorar.
Ofereça exclusividade para os seus clientes
Criar experiências inesquecíveis para os clientes é um ótimo caminho para se destacar no nicho em que você atua. Se você também quer ter ofertas mais satisfatórias no seu e-commerce, a personalização pode ser a saída para superar a concorrência gerada pela quebra de barreiras no mercado digital.
Mais que encontrar meios de se diferenciar na internet, você também precisa de ferramentas eficientes, rápidas e seguras para divulgar os seus produtos e gerenciar as suas vendas.
Além disso, o mercado digital é repleto de possibilidades para customizar experiências. Com uma boa plataforma de vendas, você pode entender melhor o público e personalizar as ofertas. Isso de acordo com sua localização, histórico de compras, faixa etária, e assim por diante.
Não importa se você está começando ou se precisa turbinar os canais da sua loja virtual: as redes sociais são excelentes para atrair mais público e engajar as pessoas com suas ofertas customizadas.
O Vende Fácil é o aplicativo ideal para você impulsionar seus negócios nessas mídias. Nele, você cadastra seus produtos, gera links para compartilhamento, recebe pelo PagSeguro e acompanha os status das compras em tempo real. Tudo isso sem pagar nada.
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