O consumidor em primeiro lugar! Essa é base fundamental para aplicar o conhecido Customer Centric, que tem como objetivo direcionar o foco no cliente.

Com ele, cada vez mais as empresas têm buscado essa estratégia para garantir a melhor experiência durante a jornada de compra do consumidor. 

E para que seu negócio continue crescendo, o foco no cliente é essencial, entregando bons serviços que vão resultar no aumento de suas vendas.

Assim, acompanhe este material que preparamos especialmente para você empreendedor, que vai trazer diferentes benefícios a sua empresa! 

O que é uma estratégia com foco no cliente?

Uma estratégia com foco no cliente, consiste em ter o consumidor como centro para a tomada de decisões do seu negócio.

É a partir dela, que você pode oferecer seus produtos e serviços surpreendendo seu cliente no momento de acessar o seu negócio, garantindo a fidelização.

Através de pesquisa realizada pela Deloitte e Touche, com a aplicação da estratégia Customer Centric, que significa o cliente no centro, constatou-se que empresas com foco no cliente geram 60% a mais de lucro. 

Portanto, criar uma experiência inesquecível ao consumidor começa desde o momento da chegada em seu negócio, passando pela escolha dos produtos e serviços, até após o recebimento das compras.

Qual a importância de uma experiência de compra digital com foco no cliente?

Com tantas possibilidades no momento de comprar através da internet, garantir que seu negócio tenha o foco no cliente pode se tornar um diferencial competitivo.

É através dessa estratégia que ao entregar um atendimento diferenciado, seu cliente pode se sentir especial, garantindo que retornará a comprar e divulgar seu negócio

Portanto, oferecer um atendimento humanizado com foco no consumidor, pode trazer maior identificação durante a compra aos seus clientes, principalmente por entregar um contato mais pessoal. 

Desse modo, aproveite para se colocar no lugar de seu público, procurando resolver problemas de modo facilitado, entregando soluções que vão garantir que a jornada de compra seja inesquecível.

Assim, é através da exclusividade, do bom atendimento, juntamente com a facilidade de acesso a sua loja virtual ou site profissional, que o foco no cliente será aliado ao sucesso do seu negócio. 

Conheça agora algumas vantagens ao ter seu cliente no centro!

Quais as vantagens de uma estratégia como foco no cliente para loja virtual?

Com o foco no cliente, seu negócio tem tudo para alcançar sucesso, credibilidade e respeito no mercado. 

Assim, são diferentes as vantagens que ao utilizar de forma correta essa estratégia sua empresa pode ter, conheça quais são elas a seguir: 

  • Aumento nas vendas: com o foco no cliente, entregando bons serviços e atendimento, o sucesso de suas vendas pode ser ainda maior. Se você valoriza o consumidor e tem como objetivo tornar inesquecível sua jornada de compra, as vendas serão as respostas dos clientes pela satisfação
  • Fidelização e Retenção de clientes: seja na pré-venda ou pós, o foco no cliente poderá garantir que você empreendedor entregue os melhores serviços ao consumidor. Estar pronto para resolver problemas e entregar soluções, vai tornar a fidelização de seus clientes ainda mais certeira, aumentando sua lista de clientes
  • Ganho de credibilidade: com tamanha concorrência no mundo virtual, ter o cliente no foco pode facilitar que seu negócio ganhe ainda mais credibilidade. Isso se dá pelo fato de que se a experiência de compra for a melhor, ele vai retornar e principalmente auxiliar na expansão de seus negócios 
  • Construção de uma boa imagem do seu negócio: que seu consumidor quer encontrar negócios capacitados para resolver seus problemas, isso você já sabe. O que é importante destacar, é que o foco no cliente possibilita que a imagem do seu negócio seja a mais confiável para que novos clientes acessem seus produtos e serviços.

Por isso, torne o foco no cliente aliado de seu negócio! 

Como criar uma estratégia centrada no cliente?

Para que sua empresa ganhe destaque no mercado e torne a jornada do consumidor mais interessante, é chegado o momento de construir sua estratégia com foco no cliente.

Desse modo, é importante saber que ela deverá caminhar ao lado do crescimento de seu negócio, por tempo indefinido, garantindo assim bons resultados

Aproveite agora para conhecer os passos para que essa estratégia centrada no cliente aconteça!

  1. Defina suas personas

Para começar a aplicar a estratégia com foco no cliente, é necessário entender quem é sua persona, ou seja, conhecer a fundo quem é o consumidor que você quer atender.

Essa persona será identificada através de uma personagem que vai carregar as informações de comportamento do cliente, localização geográfica, gênero, interesse e outras.  

Portanto, é importante conhecer com mais detalhes a persona para que seu alcance seja certeiro e ainda mais efetivo.

  1. Entenda a jornada do seu cliente

Conhecer a jornada que seu cliente percorre, desde o contato com seus anúncios, o acesso a sua loja virtual ou site profissional, a escolha dos produtos, o processo de cadastro e a realização da compra, pode facilitar a construção da estratégia.

Por isso, foque em entender o que seu cliente procura, favorecendo que ao oferecer seus produtos e serviços seja mais certeiro, garantindo a compra e fidelização através do foco no cliente. 

  1. Entenda e antecipe as necessidades do cliente

Com essa estratégia você vai poder entender com clareza as possibilidades para resolver as necessidades do cliente.

Isso será possível, através de um planejamento que favoreça o entendimento de como seu consumidor se comporta, aproveitando para criar um relacionamento mais efetivo e acolhedor. 

Aproveite então para mostrar os caminhos possíveis que seu cliente poderá seguir para ter o que deseja, com maior tranquilidade e segurança

  1. Estreite o relacionamento nos canais de atendimento

Ter diferentes canais de atendimento para oferecer um contato mais exclusivo pode facilitar que seu cliente se sinta especial e retorne a comprar em seu negócio.

Assim, através do foco no cliente você vai entender qual o melhor canal de vendas para estreitar o relacionamento com ele, aproveite para estar sempre pronto em atender.

Afinal, humanizar o processo de atendimento, além de tornar exclusiva a comunicação, vai trazer confiança para seus clientes. Aproveite essa oportunidade para criar o melhor relacionamento.

  1. Confira a usabilidade da sua loja virtual 

São diferentes as oportunidades para garantir que a estratégia de foco no cliente seja aliada no sucesso do seu negócio. Acompanhe a seguir alguns pontos importantes para facilitar nessa jornada do consumidor:

  • Métodos de pagamento: oferecer os melhores métodos de pagamento para os clientes pode tornar a experiência de compra ainda mais prazerosa. É no checkout de pagamento, essa etapa final da compra, que se ela for facilitada, seus clientes vão adquirir seus produtos. Seja através de boleto, cartões de crédito e débito, ou ainda os mais recentes Pix e WhatsApp Pay, essas opções podem aumentar suas vendas e trazer agilidade nos processos de pagamento
  • Páginas de produtos: ter diferentes páginas em sua loja virtual, com apresentação criativa e agilizada, vai garantir a melhor estratégia com foco no cliente. Isso se dá pela possibilidade de apresentar de maneira organizada quais são seus produtos, os mais vendidos, quais são os mais procurados e principalmente separar por categorias 
  • Otimização da experiência de compra em dispositivos móveis: cada vez mais os celulares têm sido utilizados para realizar compras na internet, por isso a otimização pode ser feita através de técnicas de SEO ou ainda construção de boas páginas. Portanto, é importante que sua loja virtual seja compatível com diferentes dispositivos, seja o computador, celular ou tablet

Seja através de boas fotos e vídeos ou ainda ótimas descrições de seus produtos e serviços, tornar otimizada sua loja virtual pode atrair mais clientes e assim aumentar suas vendas. 

  1. Invista no pós-venda

Para que seu negócio seja eficaz ao utilizar a estratégia de foco no cliente, é preciso estar pronto para atender nas diferentes etapas da jornada do consumidor.

É no pós-venda que o cliente pode ter dúvidas, reclamações e sugestões de melhoria de seus serviços. Sendo assim, aproveite essa etapa para criar ainda mais relação com seu consumidor, demonstrando que a opinião dele é importante para o crescimento de seu negócio. 

Vale destacar que é preciso também ter foco no seu desenvolvimento pessoal enquanto empreendedor. Desse modo, investir em você mesmo pode facilitar no sucesso do seu negócio e da sua vida pessoal.

Aproveite agora para conhecer o curso de Social Selling, disponível no UOL EdTech. Com ele você pode garantir a melhor presença digital através das redes sociais do seu negócio. 

Além disso, o UOL Meu Negócio preparou este material sobre Marketing de Conteúdo para você aplicar agora mesmo na sua empresa, garantindo maior atração dos clientes e o aumento de suas vendas. 

Investir em você é a porta de entrada para entregar bons serviços e assim auxiliar na jornada do cliente, aproveite todas as oportunidades para continuar crescendo na internet!

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