Produtos UOL HostSoluçõesTecnologia

Explore e entenda como usar Cloud Computing e aproveitar todas as vantagens dessa solução!

5 Mins read

A internet revolucionou a forma como trabalhamos. Se antes era preciso ter um endereço fixo para ser encontrado pelo consumidor, agora o mundo virtual oferece a possibilidade de estar presente em mais de um endereço, e o melhor, de maneira simultânea.

Diante de tantas mudanças na forma de vender e comprar, a segurança do seu banco de dados precisa ser reforçada. Atualmente, quem empreende no comércio físico ou virtual já pode contar com ferramentas que, além de manter as informações em sigilo, também impedem que as páginas saiam do ar, mesmo com um alto volume de acessos.

Sabe como você pode ter acesso a esses benefícios e ter o seu negócio virtual sob controle? Através do chamado “Cloud Computing” ou “Computação em Nuvem”!

Mas, como usar o Cloud Computing? A partir de agora, o UOL Meu Negócio será o seu guia para que todas as dúvidas sejam respondidas.

Acompanhe o conteúdo especial que preparamos para você!

Como usar Cloud Computing e aproveitar o melhor dessa solução! 

Se você já conhecia essa ferramenta, tentou experimentá-la e não viu muita utilidade para o seu negócio, esse conteúdo é perfeito para você! 

Queremos mostrar todas as principais funcionalidades desse recurso para que você não tenha mais dúvidas de como usar o Cloud Computing.

Acredite, o Cloud Computing é o que faltava no seu negócio, e depois que você conhecer a fundo esse recurso incrível, não vai mais saber como é viver sem ele!

Entre as vantagens da ferramenta, podemos destacar:

  • Aumento na segurança: o Cloud Computing armazena os dados de maneira extremamente segura, pois os arquivos ficam “blindados” por vários recursos de segurança. Entre eles, estão a criação de senhas fortes e criptografadas, além do acesso limitado somente a pessoas autorizadas. 
  • Data Center nacional: além de ter a segurança como aliada da sua loja virtual, você também contará com um centro de dados que oferece estabilidade ao seu site. Dessa forma, o usuário tem acesso imediato a informações e aplicações.
  • Agilidade: além da maior velocidade de processamento, o uso do Cloud Computing traz benefícios ao ganho de produtividade. Esqueça o armazenamento de arquivos em HDs externos, pois a nuvem possibilita o acesso aos dados a partir de qualquer computador, celular ou outros dispositivos.
  • Economia de custo: a ferramenta possui um ótimo custo-benefício, já que não é preciso se preocupar com espaços físicos para a estrutura de servidores. Além de evitar a contratação de profissionais de TI, você também fica livre dos serviços de manutenção e atualização.

Qual a principal característica do Cloud Computing?

Sem dúvidas, a economia gerada com uma ferramenta operada de maneira totalmente remota é um dos principais atrativos do Cloud. Até porque, no modelo tradicional de armazenamento, é preciso investir em servidores potentes, o que gera alto custo.

Porém, conforme você vai observando como usar o Cloud Computing, fica fácil entender que o fato da ferramenta ser “multiplataforma” é uma das características que mais chamam a atenção dos usuários.

Afinal, para o dono do negócio ter acesso a todas as informações, basta ter conexão à internet em qualquer dispositivo fixo ou móvel, seja em um computador desktop, notebook, tablet ou smartphone.

Entenda melhor o Cloud Nacional e Cloud Server

Os serviços de Cloud Computing são reconhecidos pelos ótimos benefícios que oferecem aos empreendedores. Nesse sentido, grandes empresas vêm investindo em data centers em cloud, com alta capacidade de suportar a demanda de empresas brasileiras.

Por isso, os serviços do Cloud Nacional não costumam dever nada aos serviços estrangeiros. Você sabia, por exemplo, que o tempo de resposta entre o host de origem (equipamento) e destino (servidor) é mais demorado nos servidores instalados no exterior?

Agora, imagine que você se depare com falhas e problemas de instabilidade. Ao contratar o serviço de Cloud Nacional, você tem mais facilidade e agilidade para ter acesso a um suporte local.

Outro termo que você já deve ter ouvido falar muito é o Cloud Server. Esse é um tipo de hospedagem onde várias máquinas oferecem um grande poder de processamento. Mas, é importante lembrar que, mesmo que essas máquinas estejam conectadas, elas funcionam de maneira independente.

É como se fosse uma “hospedagem compartilhada” e, ao contratar esse serviço, é bem provável que os seus arquivos não usem a capacidade total das máquinas. Ou seja, você estará aproveitando muito mais desempenho do que, de fato, necessita.

Entendendo Cloud Computing como uma Pizza

Para acabar de vez com as dúvidas que podem estar tirando o seu sono, preparamos um vídeo super explicativo para você saber como usar o Cloud Computing. 

Dê o play e veja como fica mais fácil observar que essa ferramenta surgiu para trabalhar a favor do seu negócio!

[VÍDEO]

Quais serviços adicionais o UOL Cloud oferece?

O UOL Cloud Computing é a solução completa para o seu negócio. E o melhor, conta com serviços adicionais que podem ser contratados à parte, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Entre eles estão a criação de templates a partir de seus servidores, o Web Storage, uma plataforma de armazenamento e distribuição de objetos estáticos, públicos ou privados, além da possibilidade de adicionar discos externos para expandir a capacidade de armazenamento e muito mais!

Que tipo de Cloud Computing é o ideal para o seu negócio?

Qual a quantidade de arquivos que você precisa armazenar na nuvem? Qual o grau de controle que você deseja ter sobre o serviço contratado? São perguntas como essas que podem definir o modelo de Cloud Computing mais apropriado para o seu negócio.

Além dos modelos de implantação de “Nuvem pública” (onde a infraestrutura é compartilhada por todos os usuários) e “Nuvem privada” (quando os recursos são reservados a um único usuário), ainda podemos citar:

  • IaaS (Infraestrutura como Serviço): é a camada mais profunda da nuvem. Com ele, a empresa pode usar seus próprios sistemas e aplicativos, armazenando os dados dentro de um provedor remoto. Possui vários recursos disponíveis, além de ter fácil compreensão.
  • PaaS (Plataforma como Serviço): é a camada intermediária da nuvem. O usuário consegue ter acesso a um ambiente cloud para armazenar os dados, personalizar e testar os sistemas e aplicativos.
  • SaaS (Software como Serviço): é a camada mais externa da nuvem. Trata-se de um software propriamente dito, mas que não precisa ser instalado, podendo ser utilizado de forma remota e colaborativa por todos os usuários.

Veja também nossos conteúdos sobre Cloud Computing

Para auxiliar você a como usar o Cloud Computing, o UOL Meu Negócio já vem desenvolvendo vários conteúdos que abordam o serviço de armazenamento na nuvem. Perdeu a leitura de algum deles?

Sem problemas! Pesquisamos os principais conteúdos que já foram produzidos e separamos todos eles na lista abaixo. Confira:

Conheça nossos planos e utilize nosso Cloud Computing

Agora que você tem acesso a mais um conteúdo de qualidade para saber como usar o Cloud Computing, está na hora de conhecer os planos do UOL Cloud Computing que estão disponíveis para o seu negócio.

Acesse agora mesmo a nossa plataforma e veja como ter um parceiro incrível que armazena os seus dados com toda a segurança!

Ainda está com alguma dúvida? Então fale com nossos especialistas!

Related posts
Soluções

Criação de sites: o que é landing page?

3 Mins read
No marketing digital é bem comum ouvir e ler o termo “landing page”, mas o que exatamente significa? Em essência, uma landing…
Soluções

Os 5 produtos mais vendidos na internet em 2024

6 Mins read
Quer montar uma loja virtual, mas não sabe o que vender? Optar por produtos que estão em alta é a melhor solução…
Soluções

Registro de domínio: 7 motivos pelos quais ele é essencial para o seu negócio

4 Mins read
Você já se perguntou por que o registro de domínio é tão importante para o sucesso do seu negócio online? Bem, você…