Cloud ComputingTecnologia

O que é a hospedagem VPS?

5 Mins read

Se você tem um negócio na internet, é essencial que ele esteja disponível o tempo todo para seus clientes. Afinal, essa é uma das missões das lojas online: estar 24h aberta e pronta para vender, concorda?

Porém, manter seu site no ar depende de fatores técnicos, como a hospedagem. Para este serviço, os empreendedores podem contar com diversas opções. Hoje, nós vamos apresentar uma opção em alta, o Virtual Private Server (VPS)

O nome em português é “Servidor Virtual Privado”. O grande diferencial é que seu site não divide o servidor, como acontece na hospedagem compartilhada.

O usuário tem um servidor inteirinho para chamar de seu. 

Sabe o que isso significa na prática? Menos risco de seu site ficar offline e, claro, mais oportunidades de venda, já que seu e-commerce tem menos probabilidade de sair do ar.


Quer conhecer mais sobre o VPS e entender se ele é a melhor opção para sua empresa? Continue a leitura e tire suas dúvidas. 

O que é uma hospedagem VPS?

A hospedagem VPS consiste em um “Servidor Virtual Privado”, onde é possível hospedar um site de maneira totalmente segura.

Além de oferecer o benefício de personalização em toda a sua estrutura, o VPS permite que o site ocupe um espaço exclusivo, sem a necessidade de dividir o servidor com outras páginas ou serviços.

Imagine que você mora em um prédio e o apartamento de cima tem um grande vazamento. Com certeza, cedo ou tarde, o seu apartamento também será danificado, não é verdade?

Mas se você morasse em uma casa, construída em um terreno só seu, estaria livre dessa situação desagradável, concorda?

Com a hospedagem VPS é parecido, pois você não enfrenta problemas e instabilidades no sistema que, na maioria dos casos, são provocadas por sites hospedados no mesmo servidor que o seu.

Como funciona a hospedagem VPS?

Você é empreendedor e está considerando migrar seu site para uma hospedagem VPS? Então antes de realizar essa mudança, o UOL Meu Negócio vai mostrar como é o funcionamento desse modelo de hospedagem.

Primeiro, é importante saber que um servidor é uma espécie de “grande HD de computador”  onde os arquivos e o banco de dados de um site são armazenados. Quando o visitante acessa a página, o navegador envia uma solicitação para o servidor. 

Só depois disso é que os dados são transferidos através da rede e o site aparece na tela do dispositivo. 

No caso da hospedagem VPS, são usadas tecnologias de virtualização para que o usuário tenha um servidor digital inteiramente para ele. 

Ou seja, mesmo que a máquina esteja sendo compartilhada entre diversos usuários, o provedor de hospedagem instala uma camada virtual que divide o servidor em várias partes.

O que dá para fazer com uma VPS?

Se você optar por uma hospedagem VPS, estará utilizando um serviço que oferece diversos recursos essenciais, como memória e espaço em disco, por exemplo. Além disso, você terá “acesso root”, isto é, terá total liberdade para personalizar o servidor como quiser!

Ao contratar, você passa a ter mais autonomia para instalar softwares, configurar firewall e outras personalizações que não são possíveis em uma hospedagem compartilhada, por exemplo.

Conheça as vantagens e tire suas dúvidas sobre a hospedagem VPS

Falando em personalização, essa é apenas uma das vantagens que podem ser encontradas na hospedagem VPS. Você cansou de ter uma página que vive saindo do ar? Com o VPS, os picos de tráfego de outros usuários não afetam o seu site!

Além disso, o servidor VPS também garante mais privacidade e segurança, já que seu banco de dados e os demais arquivos ficam protegidos de outros usuários. 

Estabilidade é importante, mas contar com um servidor veloz também faz toda a diferença, não é mesmo? O fato de você não precisar dividir o mesmo servidor com outros usuários já garante muito mais velocidade para as suas operações.

Na prática, isso significa que seu site carrega mais rápido, o que é excelente para a experiência do cliente e também para o ranqueamento do e-commerce nas páginas de pesquisa. 

E mais, conforme o seu site for crescendo, você pode escolher um novo plano para suprir as suas necessidades de armazenamento!

Qual a diferença entre servidor dedicado e VPS?

É normal ter dúvidas na hora de procurar um bom serviço de hospedagem. No mercado, existem diversas outras opções de servidores à disposição, entre eles está o servidor dedicado. Mas você sabe qual a diferença entre ele e o VPS?

Um servidor dedicado nada mais é do que máquina física, que dispõe de um servidor para o site de cada usuário. Ou seja, ao contrário do servidor VPS, neste modelo não existe nenhum tipo de divisão ou compartilhamento.

Vale lembrar que toda essa comodidade tem um preço que, neste caso, pode ser alto! 

O UOL Cloud é semelhante a um VPS?  

A resposta é sim! No UOL Host, o recurso de criação de instâncias faz o aprovisionamento de VPS. O diferencial é que os recursos ficam espalhados na nuvem, ou seja, não existe relação direta do VPS com um hardware físico.

Se você está atrás de um serviço mais seguro e que facilita o seu acesso às informações, o UOL entrega uma ótima opção!

Para quem é indicado?

Esse modelo de hospedagem é indicado para sites com tráfego médio – que ultrapassam os limites de armazenamento dos planos de hospedagem compartilhada, mas que também não necessitam dos recursos de um servidor dedicado.

Ou seja, a hospedagem VPS é um recurso intermediário e com ótimo custo-benefício!

Afinal, quando usar uma VPS?

Você percebeu que seu site cresceu tanto, a ponto de não se adequar mais aos recursos de uma hospedagem compartilhada? Então a hora de migrar para um plano de VPS é agora! 

Se você trabalha com uma loja virtual e precisa oferecer um ambiente seguro para pagamentos, o servidor virtual privado também cumpre muito bem esse papel. Isso porque o VPS cria uma espécie de barreira para reduzir as temidas quebras de segurança.

Seu site costuma ter picos inesperados de tráfego? Então para que o seu cliente não dê com a cara na porta, a hospedagem VPS é muito eficiente para deixar seu site sempre ativo!

Tenha a hospedagem de sites que seu negócio precisa!

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a hospedagem VPS? Com o UOL Meu Negócio você fica por dentro de todos os recursos disponíveis para fazer a sua empresa presente no mundo virtual!

Assim como essa alternativa de hospedagem, existem várias outras opções que entregam o desempenho e a segurança que você precisa para a sua loja virtual. Que tal conhecer todas elas?

Na nossa plataforma, você tem acesso a uma hospedagem de sites com alta velocidade, total privacidade e com servidores 100% hospedados no Brasil. A única do mercado com isolamento de recursos, o que garante melhor performance para o seu site!

Quer mais benefícios? Nossa interface é intuitiva, permitindo que qualquer lojista consiga operar e configurar as hospedagens, podendo trocar de plano na hora que quiser!

E mais, estamos prontos para responder todas as suas dúvidas através de um suporte eficiente, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Garanta seu espaço na internet com quem entende de vendas! Experimente já!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…