Cloud ComputingTecnologia

Mitos e verdades sobre Cloud Computing

4 Mins read

Se você é um empreendedor que busca mais segurança para o seu negócio e uma melhor acessibilidade na rede, o Cloud Computing – ou Computação em Nuvempode ser um ótimo aliado.

As vantagens são muitas, mas por ser um termo pouco conhecido por algumas pessoas, é comum que esteja cercado de mitos que podem confundir a cabeça dos empreendedores.

Para acabar de vez com as dúvidas que podem estar impedindo o uso dessa incrível ferramenta na sua empresa, o UOL Meu Negócio traz um conteúdo especial com os mitos e verdades sobre Cloud Computing.

Para as lojas virtuais, que são totalmente dependentes de um site para funcionar, o Cloud Computing, ou Computação na Nuvem, proporciona o acesso remoto a softwares e arquivos através da internet. Ou seja, você consegue acessar os dados do seu negócio a partir de qualquer computador e em qualquer lugar do mundo.

A partir de agora, vamos desvendar tudo o que envolve essa funcionalidade. Você já deve ter se perguntado se a migração para nuvem é um processo complicado, não é mesmo? Aqui você vai saber se isso é mesmo verdade!

Será que os custos são altos? É uma tecnologia que funciona para empresas de todos os portes? E um dos pontos que mais geram curiosidade nos empreendedores, a produtividade pode ser alavancada com o uso do Cloud Computing?

As respostas para todas essas perguntas, você terá em menos de 10 minutos!

6 Mitos e verdades sobre Cloud Computing

O crescimento no uso do Cloud Computing é uma tendência que não surgiu à toa. Essa tecnologia consegue reduzir custos, aumentar o número de clientes e faturamento, diminuir a infraestrutura e proporcionar uma maior capacidade de competitividade no mercado.

Até aqui nós demos uma premissa de como essa ferramenta pode trabalhar a favor do crescimento do seu negócio, mas a partir dos próximos tópicos, você fica sabendo em detalhes todos os mitos e verdades sobre Cloud Computing.

>> Se você deseja saber as diferenças entre Hospedagem e Cloud Computing, não deixe de ler o conteúdo que mostra para que serve cada uma dessas ferramentas!

1. A migração para a nuvem é um processo difícil

Mito. A migração para a nuvem é um procedimento que pode ser feito de maneira rápida e sem nenhuma complicação. Para garantir que tudo ocorra dessa forma, contrate os serviços de uma empresa que entre tantos benefícios, também é especialista em transferência ilimitada!

Com o UOL Cloud Computing, as informações do seu negócio estarão armazenadas na nuvem em poucos minutos após a contratação. E o melhor, você terá o monitoramento da performance do servidor em tempo real.

2. Oferece mais segurança para o seu negócio

Verdade. Com a infraestrutura da nuvem, o seu negócio conta com toda a segurança e o gerenciamento de uma empresa especializada, como o UOL Cloud Computing! O que não é garantido para empreendedores que optam por um servidor local.

Nesse caso, toda a segurança dos servidores fica sob a responsabilidade de um setor de TI. Portanto, é preciso dispor de vários recursos, seja de mão de obra ou financeiro, para evitar ataques e a perda de dados.

3. Os investimentos em Cloud Computing são mais altos

Mito. Alguns empreendedores ficam presos na ideia de que a implantação da computação em nuvem exige um alto custo. Tenha em mente que a migração de dados e a manutenção não são procedimentos caros que exigirão investimentos exorbitantes.

O UOL Cloud Computing, por exemplo, tem o melhor custo benefício do mercado! Além disso, com o uso da nuvem, você não precisa montar uma infraestrutura de tecnologia com servidores locais. É possível pagar somente pelo uso, aumentando ou diminuindo a capacidade de processamento, de acordo com sua necessidade!

4. Cloud Computing irá reduzir custos nos processos da sua empresa

Verdade. A redução de despesas é uma realidade e você já teve uma pequena amostra disso no tópico anterior. Como citamos, o armazenamento na nuvem evita que o empreendedor tenha que investir em espaços exclusivos de TI, reduzindo consideravelmente os gastos.

Na prática, você não precisará gastar com equipamentos, sistemas, licenciamentos, e várias outras despesas necessárias para o funcionamento de um servidor local.

5. Apenas grandes empresas podem utilizar

Mito. O armazenamento em nuvem é conhecido por ser bem flexível e com capacidade para se adequar a empresas de todos os portes. Por conta dessa característica, é possível que até as microempresas tenham acesso aos serviços utilizados por grandes companhias.

O Cloud Computing é uma tecnologia escalável, ou seja, otimiza os processos, aumenta a produtividade e diminui o tempo gasto para realização de tarefas. Dessa forma, é totalmente viável que uma pequena empresa seja criada e cresça na nuvem, sem a necessidade de utilizar um serviço local.

>> Quer saber como trazer sua empresa para a nuvem? Acesse o nosso conteúdo completo!

6. Cloud Computing aumenta a produtividade do negócio

Verdade. Aliás, o aumento da produtividade é um dos benefícios que faz brilhar os olhos de qualquer empreendedor, não é verdade? A computação na nuvem garante mais praticidade devido a uma funcionalidade bem útil: é possível acessar seus dados de qualquer parte do planeta e em qualquer horário do dia ou da noite!

É a liberdade que o seu comércio virtual tanto precisa, sem depender de estruturas físicas e conquistando maior velocidade de acesso às informações. Dessa forma, fica mais fácil planejar as estratégias e potencializar os resultados.

Invista em Cloud Computing com UOL Meu Negócio!

Gostou de conhecer todos os mitos e verdades sobre Cloud Computing? É visível que a tecnologia da computação em nuvem está cada vez mais presente na rotina de empresas que buscam ser mais modernas, produtivas e ágeis.

Por isso, se você está pensando em inserir essa importante ferramenta no seu negócio, escolha um parceiro que ofereça transferência ilimitada, suporte com atendimento qualificado e planos flexíveis que permitam o aumento ou diminuição da capacidade do servidor, de acordo com a sua necessidade!

Tudo isso e muitos outros benefícios você encontra com o UOL Cloud Computing. Conheça um pouco mais do nosso serviço!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…