Empreendedorismo

O que é venda consignada? Veja como aplicar no seu negócio

4 Mins read

Imagine um modelo de negócio em que o fornecedor e o vendedor final ganham juntos. Esta prática já existe no mercado e, caso você ainda não conheça, vamos te apresentar uma ótima oportunidade para fechar parcerias e movimentar a economia da sua microempresa!

A venda consignada é assim, um ciclo de ganhos para quem está começando um novo negócio e não quer ter prejuízos nos primeiros (e cruciais) meses da empresa. Você se identificou com esta situação? Deseja saber mais sobre o que é venda consignada?

Se você ainda está com dúvidas sobre este modelo de vendas, o UOL Meu Negócio vai explicar em detalhes como funciona o processo de consignação de produtos:

  • O que é e como funciona a venda consignada?
    • Como vender e aplicar no seu negócio
    • Quais as vantagens da venda consignada para micro e pequenos empreendedores? 
    • Para quais desvantagens os empreendedores devem ficar atentos
    • Quais cuidados são necessários na venda consignada
  • Principais produtos de vendas consignados

Acompanhe a leitura e prepare-se para transformar as suas vendas!

O que é e como funciona a venda consignada?

A venda consignada é quando um fornecedor deixa seus produtos aos cuidados de outra empresa ou pessoa, possibilitando um alcance maior do seu consumidor.

Quando as vendas são concretizadas, o vendedor recebe uma comissão proporcional. Caso as vendas não ocorram, o microempreendedor pode devolver os produtos ao fornecedor. E o melhor, sem nenhum gasto extra!

Para quem vende, o regime de consignação é excelente, pois além de diminuir os riscos do negócio também possibilita oferecer uma maior variedade de produtos ao consumidor. 

Continue a leitura e saiba no próximo tópico como se preparar para a venda consignada de produtos.

Como vender e aplicar no seu negócio

Agora que você já sabe o que é vender no consignado, chegou a hora de compreender como essa prática pode ser aplicada na sua microempresa, seja ela física ou digital.

Afinal, exemplos de negócios que se beneficiam da venda em consignação de mercadorias não faltam!

Desde a venda consignada de roupas até a venda consignada de maquiagem, são muitos os nichos que você pode explorar para garantir o maior faturamento da sua empresa

Porém, antes de partir para a ação, é preciso conhecer alguns pontos bem importantes para você entrar com o pé direito em um dos modelos de negócio mais vantajosos do mercado.

Primeiro, procure por fornecedores que trabalhem com matérias-primas de qualidade e que já possuem credibilidade no mercado, a fim de garantir maior segurança nas futuras negociações. Em seguida, é recomendado alinhar os pontos da parceria e assinar um contrato de compromisso entre as partes.

Com o acordo firmado, você receberá as mercadorias no prazo previamente estabelecido. Em outro momento, o fornecedor entrará em contato para a devida prestação de contas das vendas realizadas. 

É neste momento que você poderá devolver os produtos que restaram no estoque, pagando apenas pelas mercadorias que foram comercializadas.

Quais as vantagens da venda consignada para micro e pequenos empreendedores? 

Para quem deseja aumentar as vendas e não ter maiores custos de investimento, a venda consignada se mostra muito eficiente. 

Isso porque, o lojista economiza com estoque, pois existe a possibilidade de realizar o pagamento ao fornecedor somente após a venda.

Além disso, o empreendedor não precisará se preocupar com o processo de produção e transporte, por exemplo, já que isso fica a cargo do fornecedor. E claro, não podemos deixar de citar o custo zero para fornecer e expor os produtos.

E mais, se você tem a intenção de testar novos nichos de produtos, a venda consignada se mostra uma ótima opção. Dessa forma, você não trabalha com apenas uma mercadoria e o seu cliente conta com novidades a todo o momento.

Para quais desvantagens os empreendedores devem ficar atentos 

O empreendedor encontra muitas vantagens na venda consignada, mas assim como em qualquer outro negócio, também é preciso ter atenção quanto às desvantagens que podem surgir ao longo do processo.

Ao vender por consignação, o empreendedor lucra apenas o valor excedente ao que é pago pelo fornecedor, o que pode limitar o lucro por unidade de produto vendido.

Também é recomendado ter atenção quanto ao valor da comissão que é acordada entre as partes. Caso esse valor não seja tão interessante, o vendedor precisará alcançar um grande volume de vendas para ter o mínimo de lucro.

Portanto, lembre-se de alinhar todos estes detalhes com o fornecedor antes de fechar qualquer negócio!

Quais cuidados são necessários na venda consignada

Agora que você já soube de algumas vantagens e desvantagens que esse modelo de venda apresenta, o UOL Meu Negócio vai apresentar alguns cuidados que devem ser tomados para você ter sucesso nas vendas!

É de extrema importância que a venda consignada de produtos faça sentido para você, como empreendedor, assim como para o seu público-alvo, que é quem de fato será responsável por trazer retorno no seu processo de vendas.

Portanto, seja qual for a sua área de atuação, é recomendado testar constantemente os produtos que você coloca à disposição do seu cliente. 

Assim, você garante a qualidade do produto que será associado à sua marca. A dica é: se coloque no lugar do seu cliente!

Assim que o fornecedor deixar os produtos sob a sua responsabilidade, qualquer defeito de fabricação que seja identificado posteriormente não poderá ser reclamado. Por isso, procure verificar o estado das mercadorias que chegam.

E claro, evite vender fiado! Quando o dono do negócio abre margem para essa “facilidade”, corre o sério risco de não receber o dinheiro. Consequentemente, pode ficar sem a mercadoria e recursos para pagar o fornecedor.

Principais produtos de vendas consignados

A venda consignada permite que o empreendedor trabalhe com os mais variados produtos e nos mais diversos setores da economia. 

Se você ainda tem dúvidas quanto ao ramo de atuação em que pode atuar, confira os principais produtos que você poderá vender por consignação:

Seja no presencial ou no online, o empreendedor nunca teve tantas possibilidades para tirar uma empresa do papel! Tem o sonho de ser dono do próprio negócio? Então o UOL Meu Negócio vai ajudar você a dar os primeiros passos.

Apresentamos o Vende Fácil, um aplicativo rápido, seguro e gratuito, para você realizar as suas vendas na internet! Tenha o controle completo da sua vida empresarial, com uma ferramenta eficiente para o cadastramento de produtos e controle do seu estoque.

Conheça agora as vantagens de usar o app e comece a divulgar o seu catálogo para quem procura o que você tem a oferecer!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…