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Entenda a diferença entre vender online e usar a internet nas vendas

4 Mins read

Se você encontrou nas vendas online a possibilidade de manter aberto seu negócio durante a pandemia, nada melhor do que continuar investindo no seu crescimento profissional. 

Para isso, preparamos este conteúdo que vai facilitar a sua jornada no mundo digital, para conquistar cada vez mais seu sucesso! 

Aqui, você vai poder tirar suas dúvidas sobre a diferença entre vender online e usar a internet nas vendas, criando estratégias mais certeiras.

Aproveite da melhor maneira possível esse conteúdo e dê um passo à frente da concorrência! 

O que é vender online?

Vender online é uma prática comercial realizada na internet, no qual empreendedores oferecem produtos e serviços sem ter, muitas vezes, contato presencial com clientes.

Deste modo, os consumidores acessam lojas virtuais, sites profissionais ou redes sociais, para comprar aquilo que desejam. 

Além disso, existem outras formas de vender pela internet, como por exemplo:

  • Marketplace, que são os shoppings virtuais
  • Whatsapp pay
  • Redes sociais com compra direta como Instagram, Facebook e Pinterest
  • Aplicativo próprio da sua empresa, como deliverys

Com tantas opções, é necessário encontrar aquelas que mais se relacionam com seus produtos e consumidores

Pensando nisso, para iniciar as vendas online é necessário:

  1. Encontrar o melhor canal de venda
  2. Analisar quais são as necessidade de seus clientes
  3. Ter uma presença online
  4. Planejar sua logística (produtos, estoque, preços, frete, etc.)

Com isso, será possível começar a vender online de maneira segura, eficiente e rápida, fazendo seu negócio crescer cada vez mais. 

Uma ótima opção é a loja virtual, que pode ser perfeita para fidelizar a clientela e aumentar suas vendas. 

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A seguir, descubra alguns fatores que tornam a internet um espaço importante para quem quer crescer no mundo dos negócios. 

A influência da internet nas vendas online

A internet é um importante espaço para apresentar tendências e modos de gerenciar um negócio. Influenciando pequenas, médias e grandes empresas a todo momento.

Desse modo, ela será grande responsável por ampliar sua visibilidade e aumentar as vendas dos negócios, principalmente por oferecer:

  • Praticidade
  • Agilidade nas etapas
  • Informações detalhadas sobre os produtos
  • Preços mais acessíveis
  • Comentários e depoimentos de clientes

Esses são alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração, se você está buscando oferecer vendas online de seus produtos e serviços

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Desperta o interesse de compra dos clientes

Você já comprou um produto apenas por ele ser apresentado de maneira diferenciada e atrativa? Esse é o poder da internet! 

Nesse sentido, é muito importante que a criatividade seja sua aliada desde o planejamento, para que você possa entregar ótimas campanhas.

Além disso, com as diferentes ferramentas para editar fotos e vídeos, entregar um bom conteúdo pode aumentar suas vendas. 

Portanto, a internet oferece que seus produtos acessem os consumidores de modo mais certeiro e direcionado. 

Amplia a visibilidade dos seus produtos e serviços

Se nas lojas físicas a divulgação de produtos e serviços fica restrito muitas vezes ao bairro ou cidade, na internet não existem barreiras

Isso se dá pelo fato que no mundo virtual você pode encontrar o que procura em poucos cliques, sem que a distância dificulte isso.

Logo, praticar as vendas online pode impulsionar o seu negócio para o sucesso, já que você vai atrair consumidores de diferentes lugares.

Desse modo, a visibilidade da sua empresa, bem como de seus produtos e serviços, será importante para o seu crescimento e expansão. 

Auxilia no relacionamento com os clientes

Outro ponto importante que a internet oferece é a possibilidade de tornar o contato com seus clientes mais exclusivo e agilizado.

Isso pode ser feito de diferentes modos, como por exemplo:

  • Via e-mail profissional do seu negócio
  • FAQ agilizado e simplificado
  • Via whatsapp ou mensagens nas redes sociais
  • Através de um chat disponível em seu site ou loja virtual

Ainda que existam ferramentas para facilitar esse relacionamento, é importante que ele seja cada vez mais humanizado.

Ou seja, que você torne o contato mais real, evitando mensagens prontas sem resolver as reais necessidades do cliente. 

Passa confiança e credibilidade

O ponto alto de vender pela internet é transmitir para seus consumidores segurança e credibilidade ao apresentar os produtos e serviços.

E isso pode ser feito de diferentes maneiras, como:

  • Apresentando produtos e serviços com imagens e vídeos de qualidade
  • Ter um registro e domínio em uma plataforma conhecida no mercado
  • Disponibilizar espaços para reclamações e sugestões
  • Prometer apenas o que pode cumprir
  • Ter seu cliente sempre no centro do seu negócio

A partir disso, a sua presença na internet será cada vez mais fortalecida, atraindo consumidores exigentes e surpreendendo suas expectativas. 

As principais diferenças entre vender online e usar a internet nas vendas

Para sua jornada nas vendas online ser cada vez mais certeira, é preciso diferenciar dois aspectos importantes, são eles: 

  1. Vender online
  2. Utilizar a internet nas vendas

Desse modo, podemos diferenciar da seguinte m:

  • Vendas online: são realizadas a partir de uma loja virtual ou espaço próprio para isso, concentrando as etapas em um único lugar. Através dela, será possível apresentar seus produtos e serviços, adicionar informações, oferecer formas de pagamento e frete. Além disso, pode ser perfeito para quem quer iniciar no mundo dos negócios, fidelizar clientes e criar credibilidade no mercado.
  • Utiliza a internet nas vendas: se você possui uma loja física, criar um site profissional, por exemplo, pode apresentar com mais força sua marca. Se você possui uma loja física de roupas femininas, por exemplo, que tal compartilhar lançamentos no instagram, catálogos no whatsapp e descontos por e-mail? Essa estratégia se chama Omnichannel e será complementar ao seu alcance dos clientes, mantendo eles informados através de sua vitrine virtual

Ainda que sejam duas práticas parecidas, elas são diferentes e devem ser levadas em consideração a partir do seu objetivo enquanto empreendedor. Vale destacar que o mundo dos negócios exige que você saiba onde o seu cliente está, oferecendo a ele diferentes canais de compra. 

Então, não perca tempo e aproveite para ter sua presença na internet com a Loja VirtUOL do UOL Meu Negócio!

E se você quer ter um endereço na internet e surpreender seus clientes, conheça o Criador de Sites do UOL Meu Negócio.

Conte com o UOL Meu Negócio para saber como vender online, fazer sua empresa crescer na internet, fidelizar clientes e realizar seus sonhos!

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