UOL Meu Negócio

Qual o melhor momento para buscar investidor financeiro?

Quer crescer e expandir seu negócio mas possui pouco capital para isso? Você sabia  que ter um investidor financeiro pode auxiliar nesse processo? Nós vamos te contar o porquê!

Alguns empreendedores acabam optando pelo empréstimo nos bancos para investir nos negócios, o que pode apresentar altos juros e não ser o melhor para quem está começando. 

Se você acredita que sua empresa tem grandes chances de transformar o mercado, atrair bons clientes e movimentar as vendas, chegou o momento de ter um investidor financeiro.

Para você conhecer mais sobre esse tipo de investimento, preparamos os seguintes tópicos:

Aproveite cada um desses pontos para continuar investindo no seu sonho de empreender e fazer da internet o seu espaço seguro de crescimento! Ótima leitura. 

O que é um investidor financeiro? 

O investidor financeiro é uma pessoa física ou instituição responsável por aplicar dinheiro em negócios, tendo como objetivo aumentar as vendas e assim gerar maior lucro.

Aliado ao dinheiro, você vai poder aproveitar a experiência, visão de mercado e outras aptidões que o investidor pode oferecer para expandir seus negócios.

Tudo isso para garantir que seu crescimento seja maior, seguro e colabore para que seus objetivos sejam alcançados. 

Um dos exemplos de empresas que recebem esses investimentos com grande frequência são as startups, que possuem o objetivo de crescimento acelerado e muitos interessados em investir.

Mas para receber esse investimento, o primeiro passo é criar um planejamento e colocar na ponta do papel aonde você quer chegar. Sem isso, independente de capital de giro ou não, as chances de você conquistar seus objetivos e concretizar as metas costumam ser mais dificultosas. 

Sendo assim, o investidor financeiro será responsável por colocar dinheiro na empresa, e capacitar a equipe para ter o retorno planejado inicialmente. 

Conheça a seguir os diferentes tipos de investimentos que existem para diferentes empresas e empreendedores que querem crescer. 

Quai os tipos de investimentos existentes para empresas

Para você convencer um investidor financeiro a investir no seu negócio, é preciso conhecer quais são as possibilidades existentes no mercado. 

Separamos alguns desses investimentos para você conhecer e decidir qual se encaixa melhor com sua empresa, eles são:

Cada uma dessas três opções pode ser aplicada em diferentes empresas, levando em consideração objetivos, produtos, serviços e o interesse do público pela marca. 

Como saber qual é o melhor tipo de investidor para o meu negócio?

Encontrar um investidor financeiro que se relacione com seu negócio pode ser mais fácil do que você imagina, contudo é preciso encontrar o que mais se relaciona com sua empresa.

Para isso, esse investidor precisa ter seus objetivos aliados com os da sua empresa, bem como compactuar dos valores  para o crescimento.

Além disso, é preciso conhecer a trajetória dos investidores para validar que ele será parceiro do seu sucesso, auxiliando na credibilidade da sua marca.

Quais os prós e contras de ter um negócio investido

Chegou o momento de conhecer alguns prós e contras que essa estratégia pode oferecer para sua empresa, a partir da atuação de um investidor financeiro. 

Aproveite cada uma delas para tomar a melhor decisão e fazer da sua empresa um referencial no mercado.

Prós

Contras

Procure construir um ambiente seguro para que essas trocas, reuniões e conversas com o investidor financeiro sejam mais tranquilas e objetivas.

Como funciona um investimento-anjo?

Um dos investimentos mais procurados pelos empreendedores é o tipo de investimento-anjo, que consiste em pessoa física que destina seu dinheiro próprio para empresas.

Geralmente, o investidor-anjo vai procurar empresas com alto potencial de crescimento, que ofereçam um diferencial competitivo no mercado e encantem os consumidores.

Esses profissionais com alto capital e longa experiência no mundo dos negócios, acabam criando pontes com novos empreendedores para tornar seus negócios mais lucrativos.

Vale destacar que o investidor financeiro que atua com essa prática, pode também compartilhar sua experiência com os empreendedores, facilitando esse crescimento, a precificação de produtos e a organização do seu negócio. 

Portanto, o investimento-anjo vai procurar nas empresas:

Como conseguir um investidor anjo para minha empresa?

Para conseguir um investidor financeiro para sua empresa e saber analisar os ganhos, conquistando o retorno sobre os investimentos é preciso:

Qual o melhor momento para procurar um investidor financeiro? 

Você já se perguntou se o seu negócio está preparado para receber o apoio de um investidor financeiro?

Para saber o melhor momento para fechar essa parceria que pode abrir diferentes portas, é preciso observar alguns pontos, como:

Com isso, não existe o momento certo para procurar um investidor financeiro, porém é necessário conhecer muito bem o seu negócio e os potenciais que ele oferece.
Portanto, continue investindo na sua empresa e conquistando mais clientes com sua presença digital, clique aqui e descubra como isso pode ser feito, com ótimo preço e segurança!