Quem já usou o Google para procurar qualquer informação no dia a dia levanta a mão! A ferramenta de pesquisa mais conhecida da internet já faz parte das nossas vidas.
Mas não é só respondendo nossas dúvidas.
A empresa, criada por Larry Page e Sergey Brin, oferece uma série de funcionalidades para facilitar a vida dos empreendedores. Venha conhecer as ferramentas do Google Workspace:
- Quais são as ferramentas do Google que podem ajudar a sua empresa
- 10 ferramentas essenciais para a organização da sua empresa
- Como usar essas funcionalidades na rotina do negócio
Leve o seu negócio para outro patamar. Confira os planos do Google Workspace no Uol Meu Negócio e invista no seu sucesso!
Ferramentas do Google: o que são e como é possível utilizá-las?
Além do uso mais conhecido por todos, responder às nossas perguntas, o Google oferece soluções para o dia a dia do empreendedor.
Isso porque, as ferramentas do Google Workspace ajudam a organizar o estoque, controlar os compromissos e, claro, deixar seu negócio com cara de empresa grande!
As ferramentas disponíveis podem ser usadas por qualquer negócio, independentemente do tamanho ou área de atuação. Com elas, é possível, por exemplo, ter um e-mail nome@suaempresa.com.br.
Não fica muito mais profissional ter um e-mail como esse?
Além disso, se você precisar consultar como anda o seu estoque enquanto está na rua, não precisa correr para a casa. Basta acessar os documentos salvos no Google Drive, que usa a nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar.
Usar toda a tecnologia e as ferramentas do Google para fazer sua empresa crescer é mais simples do que parece. Veja como é possível!
10 principais ferramentas do Google essenciais para seu negócio
O Google Workspace permite o acesso a diversos aplicativos, entre eles estão: Gmail, ferramenta de e-mail, Google Drive, espaço para armazenar documentos, Google Meet, para fazer reuniões à distância e outros.
O custo inicial é de R$ 29,90 por mês para quem quer usar o @nomedaempresa.com.br.
Vamos conhecer melhor cada ferramenta disponível no Google Workspace e como elas podem transformar a sua empresa!
1. Gmail Profissional
Quando você recebe um e-mail que vem com o nome da empresa, passa muito mais credibilidade, não é? Então chegou a sua hora de ter um e-mail profissional!
Usar o Gmail Profissional vai te dar um endereço no formato seunome@empresa.com.br.
Além de passar toda a seriedade do seu negócio, você vai usar uma das plataformas mais simples e acessadas no mundo. A partir disso, poderá enviar e-mails para fornecedores e clientes de forma mais rápida, segura e com maior autoridade.
2. Meet
O Google Meet é uma ferramenta para fazer reuniões à distância. Nos últimos anos, percebemos como é importante se manter conectado com quem não está próximo fisicamente.
Se você precisar fazer uma reunião com um fornecedor para negociar prazo de entrega ou combinar com ele um valor especial para pedidos maiores, o Google Meet permite que vocês façam uma videoconferência de forma rápida e simples.
E para facilitar a sua vida, o Google Meet pode ser conectado com o Google Agenda.
3. Agenda
Com um calendário online você consegue organizar os compromissos, datas de pagamento, prazos de entregas e as reuniões com fornecedores.
E, como adiantamos, na hora de criar o evento é possível adicionar a opção de videoconferência do Meet para que todos os convidados possam acessar a ligação de vídeo na hora combinada.
Além das reuniões com convidados, você pode adicionar lembretes como a data de pagamento do DAS, por exemplo, ou datas comemorativas.
4. Google Drive
O Google Drive é uma pasta que guarda diversos arquivos na nuvem. Fotos, contratos, pedidos e recibos ficam disponíveis para serem acessados de qualquer lugar. Além disso, podem ser compartilhados para outras pessoas visualizarem ou editarem.
Por exemplo, você pode manter uma planilha de gastos mensais no Google Drive e compartilhar o documento com o contador da empresa, assim, ele acompanha todas as movimentações.
5. Documentos e Planilhas
Com o Google Workspace, é possível criar documentos de texto e planilhas que ficarão armazenados no Google Drive.
Para deixar sua empresa ainda mais profissional, é possível, por exemplo, criar um modelo de documento com a identidade visual da empresa e usar esse arquivo para enviar orçamentos. Tudo fica salvo na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar.
As planilhas são indicadas para controlar o estoque, organizar as vendas da semana e, até mesmo, as publicações em redes sociais. Crie um documento com as datas comemorativas do ano e comece a se organizar com antecedência.
6. Google Meu Negócio
Com o Google Meu Negócio, chegou a hora de usar as ferramentas do Google para mostrar sua empresa para o mundo. Ele aparece como um card quando o usuário faz uma pesquisa relacionada com a empresa ou área de atuação.
Os dados do Google Meu Negócio também devem ser feitos usando as técnicas de SEO. Então, pense bem na hora de criar as descrições.
7. Google Shopping
O Google faz tudo mesmo, não é? Ele, inclusive, criou uma área para pesquisar apenas produtos.
O Google Shopping é uma das abas disponíveis quando o usuário faz uma pesquisa.
Para que seus produtos apareçam nesta área, é preciso se cadastrar no Google Merchant Center usando a conta do Google Workspace.
Para que o Google possa mostrar seus itens, eles precisam estar cadastrados em uma loja virtual, assim ele consegue “copiar” as informações para mostrar aos usuários.
Mais pessoas vão encontrar o que você está vendendo e a sua loja vai ficar cada vez mais conhecida!
8. Google Trends
Na hora de pensar nas estratégias de SEO e nas campanhas de anúncio, o Google também te ajuda. Com o Google Trends, você pode pesquisar e analisar as palavras-chave do seu negócio.
A ferramenta mostra os termos mais utilizados em buscas do Google. Ou seja, assim você pode saber se os clientes estão pesquisando por shampoo natural ou shampoo vegano. Sabendo disso, fica ainda mais fácil criar campanhas direcionadas.
9. Formulários
Agora que você já viu como organizar as informações do seu negócio e usar as ferramentas do Google para atingir mais pessoas, chegou a hora de avaliar os resultados.
Criar formulários gratuitos com o Google Workspace te ajuda a entender seus clientes e a relação deles com o negócio. Após cada compra, envie um link para eles responderem uma rápida pesquisa sobre o atendimento e o produto recebido.
Use as respostas para identificar pontos a serem melhorados e as forças da sua empresa.
10. Google Analytics
Se estamos falando de análise, não podemos deixar de fora o Google Analytics. Imagina descobrir quantas pessoas estão visitando sua loja virtual naquele momento? Ou saber qual a cidade do Brasil que mais acessa seu site? Isso tudo é possível com o Analytics.
A ferramenta de análise fornece inúmeros dados que podem ser transformados em estratégia. Por exemplo, se você tem um produto que é mais visitado que os outros, crie uma promoção com ele ou faça uma campanha de cross-sell (venda cruzada).
E que tal fazer uma campanha de frete grátis para aquela cidade que mais acessa o seu site? Use as ferramentas do Google Workspace para fazer sua empresa crescer e faturar mais!
>> Descubra agora mesmo como utilizar o Analytics e outras ferramentas do Google Ads, clique aqui e aproveite!
Como conciliar todas as ferramentas no dia a dia da sua empresa
Deu para perceber que com as ferramentas do Google sua empresa vai ganhar um importante aliado. Desde a organização de documentos internos, compartilhamento e gerenciamento do negócio até campanhas para aumentar o alcance.
Todas as ferramentas do Google apresentadas podem ser acessadas do computador, mas também do celular. Então, se você está na rua e precisa confirmar o valor de um produto ou a quantidade em estoque, é só abrir o aplicativo e o documento está lá.
Aproveite essas facilidades e confira agora mesmo os planos do Google Workspace no Uol Meu Negócio e invista no seu sucesso!