Vendas Online

Use pop-ups no seu site de maneira inteligente

4 Mins read

Você com certeza já se perguntou o que seria um pop-up de site, certo? O grande objetivo dos pop-ups é proporcionar uma boa experiência de navegação ao usuário, levando ele a tomar uma decisão.

Para a empresa que tem um site, é essencial usar essa estratégia com inteligência para reter o usuário a permanecer mais tempo online, gerando mais vendas. Neste artigo, você vai saber como usar os pop-ups em seu negócio digital.

O que é pop-up e para que serve em um site?

Os pop-ups de sites são páginas de navegação que servem para facilitar a integração entre uma aba e outra, levando a alguma ação dentro ou fora do site. 

Por exemplo: você acessa uma loja virtual, escolhe os produtos e adiciona no carrinho. Assim que clicar em pagar, a página é direcionada para um pop-up, ou seja, um espaço de pagamento mais seguro.

Existem vários tipos de pop-ups de site com funcionalidades diferentes, por exemplo:

  • Apresentar (e vender) um produto ou serviço
  • Aparecer em formato de anúncios e banners
  • Nos sites, eles são usados para o usuário preencher um formulário de contato, baixar algum material rico ou entrar em contato com a empresa 
  • Vender cursos que a sua empresa oferece
  • Chamar o leitor para o seu blog

Os pop-ups devem ser estratégicos e bem colocados, evitando uma experiência confusa em que o usuário fica sem saber onde clicar primeiro. 

Como utilizar os pop-ups em sua estratégia de marketing

No geral, o objetivo deles é conquistar e qualificar leads (potenciais clientes). No caso de blogs e nas estratégias de marketing no geral, os pop-ups podem ser usados para:

  • Fazer o visitante se inscrever em seu blog e promover os seus conteúdos
  • Aumentar as suas listas de contatos de e-mails (e usá-las para criar campanhas de e-mail marketing)
  • Direcionar o usuário para clicar em landing pages e ofertas de produtos

Em uma loja virtual (e até mesmo no site), os pop-ups representam mais segurança na hora de os clientes pagarem pelas compras. Ao abrir uma nova aba ou página de pagamento, entende-se que aquele ambiente é seguro e protegido de roubos de dados. 

Essa mesma iniciativa tem se estendido para os sites, no momento em que os usuários contratam os serviços de uma empresa e precisam pagar por eles. 

Tipos de pop-ups e quando utilizá-los em seu site

Ao atrair mais visitantes e futuros clientes, os pop-ups passam a ter a função de melhorar a experiência deles e trazer mais vendas ao seu negócio. Por isso, é muito importante usá-los no momento certo, de maneira que encante os seus clientes.

Vamos conhecer os principais tipos de pop-ups para site:

Scroll 

Esses pop-ups tendem a aparecer após o usuário passar um tempo de navegação no seu site. Portanto, depois que ele termina de ler um post no blog, um pop-up aparece chamando-o para baixar um material exclusivo ou conferir o próximo conteúdo.

Nesse sentido, é essencial que se crie uma estratégia de como esses pop-ups tipo scrolls aparecerão na tela do usuário e o que será oferecido. Se a empresa tiver um canal no YouTube, por exemplo, o usuário pode clicar para receber notificações quando novos vídeos forem postados. 

Timed 

Ele aparece quando o usuário permanece no site durante um tempo específico ou quando o usuário clica em uma determinada página. 

Por exemplo, após 5 minutos de permanência no site, um pop-up de “clique aqui para conferir esse produto X ou inscreva-se para receber um conteúdo exclusivo”, surge na tela.

Exit Intent

Esse pop-up aparece quando o usuário move o mouse para tentar sair da página. Eles são bastante utilizados e funcionam como um lembrete de que o visitante ainda não viu tudo na página e que precisa permanecer. 

Você já deve ter visto uma mensagem que aparece ao tentar sair de um site, algo assim: “ei, não vá embora ainda! Confira o e-book que preparamos para você no final da página”.

Click 

É usado para quando o usuário clica em uma área do site, o pop-up aparece para sugerir outra ação, que pode ser:

  • Confira mais conteúdos como esse clicando aqui
  • Inscreva-se no curso gratuito hoje! 
  • Aproveite a promoção e crie o seu site agora mesmo
  • Oferecer cupons de desconto em produtos / serviços

Essa é uma boa estratégia para quem tem blogs integrados no site e empresas de consultoria que podem oferecer cursos e outros materiais ricos. 

O que um pop-up deve oferecer?

Um pop-up de site deve ser um elo que liga o usuário à uma marca, levando ele a tomar uma decisão durante a navegação. Logo, deve ser um amigo do futuro lead e da empresa. 

Veja a seguir como o pop-up deve funcionar no seu site: 

  • Apostar na possibilidade de que o usuário baixe um conteúdo e leia mais tarde em seu celular, é algo bem moderno de se oferecer
  • Entender o perfil dos visitantes é uma ótima maneira para saber o que oferecer aos usuários: uma oferta de produto, material rico ou post de blog? Veja aqui como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para as pessoas certas  
  • Para ter resultados, teste as possibilidades. Se o usuário clicar em determinado pop-up, ele conseguirá visualizar o conteúdo proposto ou a oferta do produto que você está oferecendo?
  • No caso do pop-up de uma newsletter, ele precisa solicitar as informações mais básicas do usuário, como e-mail e nome completo para que ele tome uma atitude rápida.

O Google recomenda (e ranqueia) melhor os sites que possuem pop-ups amigáveis, ou seja, aquelas que trazem benefícios ao usuário. 

Como criar pop-ups e onde eles estão? Ao criar o seu site com o UOL Meu Negócio (confira abaixo uma oferta exclusiva), você já terá um espaço virtual otimizado para que as pop-ups funcionem corretamente. 

Depois de saber como funciona e a importância dos pop-ups em seu site, conte com o UOL Meu Negócio para transformar a forma como a sua empresa será vista no mundo digital.
Ter um site diferenciado e atrativo pode garantir o sucesso da sua empresa na internet. Conheça agora mesmo o Criador de Sites do UOL Meu Negócio e aproveite a promoção: R$29,99 nos três primeiros meses. Clique aqui e não perca essa vantagem!

Related posts
Datas SazonaisEmpreendedorismoPrimeiros passosVendas Online

Passo a passo para criar promoções de Natal lucrativas

6 Mins read
Por mais propício às vendas que um período seja, elas não vão acontecer por conta própria, não é mesmo? A solução é…
Presença digitalPrimeiros passosSoluçõesTudo para seu SiteVendas Online

Como montar loja virtual em poucos passos e alavancar seu negócio

6 Mins read
Saber como montar uma loja virtual vai muito além de escolher os produtos para vender ou um nicho para atuar, exige planejamento…
Datas SazonaisTudo para sua Loja VirtualVendas Online

Como preparar a sua loja para as vendas de Natal

6 Mins read
As vendas de Natal podem ser a diferença entre um ano positivo e um negativo para os lojistas, certo? É exatamente por…