Você com certeza já se perguntou o que seria um pop-up de site, certo? O grande objetivo dos pop-ups é proporcionar uma boa experiência de navegação ao usuário, levando ele a tomar uma decisão.
Para a empresa que tem um site, é essencial usar essa estratégia com inteligência para reter o usuário a permanecer mais tempo online, gerando mais vendas. Neste artigo, você vai saber como usar os pop-ups em seu negócio digital.
O que é pop-up e para que serve em um site?
Os pop-ups de sites são páginas de navegação que servem para facilitar a integração entre uma aba e outra, levando a alguma ação dentro ou fora do site.
Por exemplo: você acessa uma loja virtual, escolhe os produtos e adiciona no carrinho. Assim que clicar em pagar, a página é direcionada para um pop-up, ou seja, um espaço de pagamento mais seguro.
Existem vários tipos de pop-ups de site com funcionalidades diferentes, por exemplo:
- Apresentar (e vender) um produto ou serviço
- Aparecer em formato de anúncios e banners
- Nos sites, eles são usados para o usuário preencher um formulário de contato, baixar algum material rico ou entrar em contato com a empresa
- Vender cursos que a sua empresa oferece
- Chamar o leitor para o seu blog
Os pop-ups devem ser estratégicos e bem colocados, evitando uma experiência confusa em que o usuário fica sem saber onde clicar primeiro.
Como utilizar os pop-ups em sua estratégia de marketing
No geral, o objetivo deles é conquistar e qualificar leads (potenciais clientes). No caso de blogs e nas estratégias de marketing no geral, os pop-ups podem ser usados para:
- Fazer o visitante se inscrever em seu blog e promover os seus conteúdos
- Aumentar as suas listas de contatos de e-mails (e usá-las para criar campanhas de e-mail marketing)
- Direcionar o usuário para clicar em landing pages e ofertas de produtos
Em uma loja virtual (e até mesmo no site), os pop-ups representam mais segurança na hora de os clientes pagarem pelas compras. Ao abrir uma nova aba ou página de pagamento, entende-se que aquele ambiente é seguro e protegido de roubos de dados.
Essa mesma iniciativa tem se estendido para os sites, no momento em que os usuários contratam os serviços de uma empresa e precisam pagar por eles.
Tipos de pop-ups e quando utilizá-los em seu site
Ao atrair mais visitantes e futuros clientes, os pop-ups passam a ter a função de melhorar a experiência deles e trazer mais vendas ao seu negócio. Por isso, é muito importante usá-los no momento certo, de maneira que encante os seus clientes.
Vamos conhecer os principais tipos de pop-ups para site:
Scroll
Esses pop-ups tendem a aparecer após o usuário passar um tempo de navegação no seu site. Portanto, depois que ele termina de ler um post no blog, um pop-up aparece chamando-o para baixar um material exclusivo ou conferir o próximo conteúdo.
Nesse sentido, é essencial que se crie uma estratégia de como esses pop-ups tipo scrolls aparecerão na tela do usuário e o que será oferecido. Se a empresa tiver um canal no YouTube, por exemplo, o usuário pode clicar para receber notificações quando novos vídeos forem postados.
Timed
Ele aparece quando o usuário permanece no site durante um tempo específico ou quando o usuário clica em uma determinada página.
Por exemplo, após 5 minutos de permanência no site, um pop-up de “clique aqui para conferir esse produto X ou inscreva-se para receber um conteúdo exclusivo”, surge na tela.
Exit Intent
Esse pop-up aparece quando o usuário move o mouse para tentar sair da página. Eles são bastante utilizados e funcionam como um lembrete de que o visitante ainda não viu tudo na página e que precisa permanecer.
Você já deve ter visto uma mensagem que aparece ao tentar sair de um site, algo assim: “ei, não vá embora ainda! Confira o e-book que preparamos para você no final da página”.
Click
É usado para quando o usuário clica em uma área do site, o pop-up aparece para sugerir outra ação, que pode ser:
- Confira mais conteúdos como esse clicando aqui
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- Oferecer cupons de desconto em produtos / serviços
Essa é uma boa estratégia para quem tem blogs integrados no site e empresas de consultoria que podem oferecer cursos e outros materiais ricos.
O que um pop-up deve oferecer?
Um pop-up de site deve ser um elo que liga o usuário à uma marca, levando ele a tomar uma decisão durante a navegação. Logo, deve ser um amigo do futuro lead e da empresa.
Veja a seguir como o pop-up deve funcionar no seu site:
- Apostar na possibilidade de que o usuário baixe um conteúdo e leia mais tarde em seu celular, é algo bem moderno de se oferecer
- Entender o perfil dos visitantes é uma ótima maneira para saber o que oferecer aos usuários: uma oferta de produto, material rico ou post de blog? Veja aqui como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para as pessoas certas
- Para ter resultados, teste as possibilidades. Se o usuário clicar em determinado pop-up, ele conseguirá visualizar o conteúdo proposto ou a oferta do produto que você está oferecendo?
- No caso do pop-up de uma newsletter, ele precisa solicitar as informações mais básicas do usuário, como e-mail e nome completo para que ele tome uma atitude rápida.
O Google recomenda (e ranqueia) melhor os sites que possuem pop-ups amigáveis, ou seja, aquelas que trazem benefícios ao usuário.
Como criar pop-ups e onde eles estão? Ao criar o seu site com o UOL Meu Negócio (confira abaixo uma oferta exclusiva), você já terá um espaço virtual otimizado para que as pop-ups funcionem corretamente.
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