UOL Meu Negócio

Como montar sua trilha de aprendizado e se manter atualizado no mercado

Não seria bom se todo empreendedor pudesse contar com um manual de instruções que mostrasse o melhor caminho a seguir, as melhores práticas para conquistar novos clientes, e as dicas mais certeiras para vender cada vez mais?

Se você já encontrou algo do tipo por aí, desconfie! Afinal, no mundo do empreendedorismo não existe fórmula certa para o sucesso. Mas, com algumas ferramentas voltadas especialmente para o conhecimento, você cria condições bem favoráveis para se destacar.

Sabemos que em meio a tantas estratégias, é comum que o dono de um negócio se sinta um pouco perdido sobre a etapa em que ele se encontra e quais os próximos passos que devem ser dados.

Por isso, o UOL Meu Negócio traz à tona a trilha de aprendizagem, uma estratégia por vezes esquecida, mas que se for bem aplicada, traz excelentes resultados com a soma de conhecimento teórico e desenvolvimento prático.

Acompanhe o conteúdo a seguir e veja como desenvolver as competências certas para performar como nunca!

O que é trilha de aprendizagem?   

A trilha de aprendizagem é um conjunto de atividades realizadas em sequência e com o objetivo de capacitar o usuário na aprendizagem de determinado conhecimento. O “usuário” pode ser tanto um colaborador quanto o próprio empreendedor.

Ao usar o conhecimento como aliado para desenvolver competências, o dono de um negócio pode combinar as expectativas e as necessidades da sua empresa para construir a sua própria trilha de aprendizagem.

Qual a importância de investir em conhecimento contínuo?

Você sente que poderia estar mais preparado(a) para o mercado de vendas? Então saiba que nunca é tarde para investir em conhecimento! Em um universo tão competitivo, ser um profissional qualificado nunca foi tão importante.

Por exemplo, você pode ter acesso aos cursos do UOL Edtech, um ambiente que oferece uma experiência completa de aprendizagem digital para você se preparar para os desafios do mercado, para se adaptar à transformação digital e ter conhecimento contínuo para gerar melhores resultados no seu negócio.

Falando em conhecimento contínuo, é através de plataformas como essa que você encontra orientação para desenvolver suas habilidades e definir objetivos para alcançar as metas que trarão resultados positivos para a sua empresa.

Benefícios para o seu negócio

Além de proporcionar que você se mantenha atualizado(a) sobre as mais recentes tendências do mercado, uma eficiente trilha de aprendizagem pode fazer com que o seu campo de visão seja ampliado, permitindo que você enxergue, por exemplo, novas estratégias para o crescimento saudável do seu negócio.

Quer saber outros benefícios de adquirir conhecimento através de vídeoaulas, seminários, workshops e até mesmo em podcasts? É por esses meios que você pode ter acesso a meios de aprimoramento e organização, estimula a criatividade e inovação, ganha mais motivação para as suas atividades diárias, além de aumentar a sua produtividade.

Tipos e modelos de trilha de aprendizagem

Se você busca por um aprendizado com profundidade do conteúdo e que alterna a teoria com a prática, a trilha de aprendizagem é perfeita para você!

Isso porque o empreendedor consegue aprender de forma contínua, visualizando o que precisa ser feito para alcançar os seus objetivos, traçando metas e identificando possibilidades de desenvolvimento na área de atuação.

Existem três principais tipos de trilha de aprendizagem com métodos de aprendizagem distintos. Logo abaixo você pode conferir as particularidades de cada modelo e entender qual deles é mais apropriado para você. 

1 – Modelo linear

Esse modelo é um dos mais tradicionais, quando os conteúdos são disponibilizados em sequência. Ou seja, se você optar por ele vai observar que um módulo é totalmente dependente do outro — sendo necessário o cumprimento de um pré-requisito para acessar os demais conteúdos.

Percebeu que esse modelo é usado quando o assunto precisa seguir uma sequência para ser entendido? Um bom exemplo disso são os estudos que envolvem os assuntos financeiros com o uso de operações matemáticas.

E atenção! No modelo linear a sua trilha de aprendizagem só estará completa quando todas as tarefas forem concluídas.

2 – Modelo agrupado

Enquanto o modelo linear possui uma ordem pré-estabelecida, o modelo agrupado oferece maior liberdade de aprendizagem. Isso quer dizer que ao optar por esse método, você não precisará seguir uma sequência obrigatória de conteúdos.

Por outro lado, é preciso ter maturidade e responsabilidade para administrar o seu tempo e finalizar os treinamentos, já que você não terá o auxílio de um instrutor para definir a ordem das informações.

Esse modelo pode ser usado para temas que possuem muitas ramificações, como por exemplo nos assuntos ligados ao marketing. Neste caso, a trilha poderá ser considerada concluída quando você atingir uma quantidade mínima de módulos a serem estudados.

3 – Ensino à Distância 

Assim como as vendas online ganharam protagonismo nos últimos anos, o mesmo pôde ser observado nos métodos de aprendizagem. Afinal, a prática de ensinar e aprender deixou de ter como cenário obrigatório as salas de aulas físicas.

A transformação digital nos mais diversos setores também atingiu a educação. Por isso, é cada vez mais comum que empreendedores busquem novas formas de conhecimento no modelo EaD (Educação à Distância).

Além de oferecer maior praticidade — pois é possível acessar a plataforma de ensino de qualquer lugar do mundo —, realizar uma trilha de aprendizagem à distância também oferece ao empreendedor uma interface intuitiva, onde é possível acompanhar a porcentagem de andamento das atividades, por exemplo.

Como criar uma trilha de aprendizagem?

Agora que você conseguiu entender melhor a importância e os modelos de aprendizagem, chegou a hora de saber, na prática, como criar uma trilha de aprendizagem!‍

O primeiro passo é analisar quais habilidades você mais precisa desenvolver para estar alinhado com o atual momento ou com o crescimento do seu negócio.

Depois de definir em qual tema você precisa se especializar, é hora de pensar qual formato de conteúdo será mais proveitoso para o seu rendimento — você pode optar por plataformas, vídeos e webinars, por exemplo.

E claro, não esqueça de fazer uma pesquisa aprofundada sobre o curso do seu interesse, pois é fundamental investir em conteúdos e plataformas de qualidade. Por isso, é importante avaliar se a instituição é de confiança e se as avaliações feitas por outros empreendedores são positivas!

Que tal iniciar agora mesmo uma trilha de aprendizagem para fortalecer a sua imagem como empreendedor e estudar práticas que podem fazer a diferença na vida do seu consumidor?

Apresentamos a você os Cursos UOL Edtech, uma excelente oportunidade para você ter qualificação através de uma aprendizagem totalmente digital. Se atualize para os novos desafios do mercado e aprenda como trazer resultados mais positivos para as suas vendas!

Experimente agora a sua sala de aula 100% digital!