Marketing Digital

Como fazer fotos para anúncios? Aprenda a fazer um anúncio lucrativo

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É clichê falar que “uma imagem vale mais do que mil palavras”?

Sim, pode até ser. Mas não podemos negar que, para quem vende na internet, é preciso fisgar o consumidor pelos olhos.

Nesse sentido, nada melhor do que usar boas imagens para anúncios!

Aliás, essas imagens não devem apenas ser boas, precisam ser atrativas o suficiente para instigar o desejo de compra do seu potencial cliente.

Daí você que é empreendedor pode estar se perguntando: como fazer um anúncio de venda que valorize o meu produto?

Se você ainda não sabe como relacionar os elementos visuais com o seu posicionamento estratégico, o UOL Meu Negócio vai indicar as melhores ações.

Portanto, se o seu objetivo atual é fortalecer a autoridade de marca e, consequentemente alavancar as vendas, acompanhe este conteúdo até o fim!

Veja como usar e produzir as melhores imagens nos seus anúncios!

Confira como fazer as melhores imagens para anúncios

Você decidiu que a internet é o melhor caminho para expor e vender os seus produtos? Ótimo, você fez uma excelente escolha!

Mas atenção, existe uma premissa que deve estar clara na mente de quem abre uma loja virtual: na internet o consumidor não consegue tocar, sentir ou experimentar os produtos.

Ou seja, as imagens para anúncios fazem o papel de vitrine para os itens vendidos na prateleira virtual. É a partir dessas fotos que o cliente vai conhecer em detalhes o produto anunciado.

As fotos de anúncios devem representar fielmente as características de cada item. Para isso, o produto precisa estar fora da caixa, sendo exibido em diferentes ângulos, que permitam uma análise por todos os lados.

Além disso, é importante criar uma iluminação adequada e utilizar um fundo neutro nos registros – preferencialmente na cor branca.

Conseguiu ter uma noção do que pode ser feito nas imagens de anúncios de vendas?

Então vamos aprofundar ainda mais esse tema:

Tenha em mente seu objetivo e sua persona

O primeiro passo é definir o tipo de anúncio que você quer criar. Isso porque as imagens para anúncios podem ter objetivos variados.

Elas podem ser inseridas em anúncios para redes sociais (no feed ou nos Stories), em anúncios dos resultados de pesquisa orgânica, ou em sites parceiros com o uso do Google Ads.

A escolha desses canais está diretamente relacionada ao público que você quer atingir. Por isso, ao criar a sua figura de cliente ideal, fica mais fácil definir o objetivo do seu anúncio. Por exemplo:

  • Aumentar as visitas do site
  • Oferecer um desconto
  • Divulgar uma promoção específica

Fotos reais x Banco de imagem

Se você não tiver como produzir imagens próprias, jamais use fotos do Google sem autorização. Afinal, toda imagem possui direitos autorais, e usá-las pode causar um grande prejuízo para o seu negócio!

Uma boa opção para ter fotos de anúncios é com o uso dos bancos de imagem – que são sites com milhares de fotos para uso público. Assim, você pode usar imagens profissionais sem ter problemas com os direitos de uso.

Mas vale lembrar que alguns nichos pedem a produção de fotos originais. Não é uma regra, mas uma recomendação que faz a diferença na conexão entre cliente e marca.

Por exemplo: se você trabalha no ramo alimentício ou vende produtos personalizados, só uma foto real trará uma visão realista do que a sua empresa tem a vender!

A importância da humanização

Um conteúdo humanizado consegue se conectar facilmente com o cliente.

É por meio dele que as pessoas sentem emoções e estabelecem uma relação de confiança com a marca. Por isso, não pense duas vezes ao usar essa estratégia nas imagens para anúncios.

Sempre que possível, use imagens de pessoas reais interagindo com os seus produtos!

Por exemplo, se você é um empreendedor que vende jogos de videogame, experimente colocar crianças interagindo com o game. Assim, o consumidor observa a reação dos pequenos enquanto jogam, o que torna o produto muito mais humanizado.

Posicionamento estratégico do CTA

Para quem escolhe anunciar nas redes sociais ou por meio das ferramentas Ads, é comum o uso do CTA (Call to action – Botão de Ação) junto das imagens.

Nesse caso, é importante que esse elemento “converse” com as suas imagens de anúncios de vendas. Ou seja, é fundamental que não exista uma competição entre foto e texto pela atenção do usuário.

Por isso, utilize uma fonte de fácil leitura, posicione o CTA em um local de fácil visualização (geralmente nas extremidades do anúncio) e use cores que deixem o botão contrastando com a peça.

Ser simples é o melhor caminho para fazer um anúncio harmônico e que funcione!

Psicologia das cores

É fato que as cores causam um impacto, seja ele bom ou ruim. Por exemplo, se você deseja transmitir a ideia de felicidade, é no mínimo incoerente usar cores como preto ou cinza nas imagens para anúncios.

Ou seja, não saber harmonizar as cores gera uma certa estranheza a quem olha. Portanto, é fundamental escolher as cores certas de acordo com o sentimento que você deseja passar ao consumidor.

Para você ter uma boa ideia de quais cores combinam mais com os seus produtos e, consequentemente, com as fotos de anúncios, o UOL Meu Negócio separou os principais exemplos da psicologia das cores:

  • Vermelho: Por ser uma cor quente, é associada à força, poder, desejo e ação (ideal para uso em anúncios de liquidação).
  • Amarelo: é a cor da luz, associada à alegria, felicidade, inteligência e energia (geralmente é utilizada em anúncios de alimentos).
  • Azul: é normalmente associada com confiança e estabilidade (ideal para uso em anúncios de negócios corporativos).
  • Verde: é a cor que representa a natureza e simboliza o crescimento, a harmonia, o frescor, e a fertilidade (por ser uma cor fria, é muito utilizada em negócios ligados à saúde e bem-estar).

Formato certo de imagem

Além de trabalhar com fotos de anúncios com boas resoluções, é essencial ter atenção ao tamanho dessas imagens. Isso porque cada plataforma possui dimensões específicas!

Por exemplo, no Instagram e no Facebook as suas imagens para anúncios terão que seguir padrões específicos:

  • Facebook: no feed, as imagens com link devem ter 479 x 246 pixels (no computador) e no mínimo 320 pixels de largura no celular. Já nos stories, o padrão é de 1080 x 1920 pixels.
  • Instagram: no feed, as imagens devem ter 1080 x 1350 pixels. Já nos stories, o padrão é de 1080 x 1920 pixels.

Também não esqueça da plataforma Google Ads. Afinal, os tamanhos dos banners na Rede de Display criam uma comunicação mais assertiva com as personas.

São diversas variações de imagens nos anúncios e, entre as principais, destacamos:

  • Banner: 468 x 60
  • Banner grande para dispositivos móveis: 320 x 100
  • Meio-banner: 234 x 60
  • Banner vertical: 120 x 240
  • Cabeçalho grande: 970 x 90
  • Cabeçalho: 728 x 90
  • Cabeçalho para dispositivos móveis: 320 x 50
  • Botão: 125 x 125

Ferramentas de banco de imagens: as 5 melhores!

Lembra que falamos sobre o uso dos bancos de imagem?

Para que você saiba onde encontrar as melhores imagens para anúncios, o UOL Meu Negócio listou as 5 ferramentas mais utilizadas no mercado. São opções gratuitas, prontas para você baixar os arquivos em poucos segundos: 

1. Unsplash

2. Pexels

3. Pixabay

4. Flickr

5. Freepik

Dica Extra: Canva

Como o UOL Meu Negócio está sempre buscando ferramentas que facilitam o seu trabalho, deixamos uma dica extra para você!

Já conhece a ferramenta Canva para a criação de anúncios?

Com esse recurso, é possível usar layouts pré-definidos que podem ser usados no Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram. Assim, você cria imagens incríveis em questão de minutos. E o melhor, de maneira totalmente gratuita!

Agora, quer outra dica super eficiente para você divulgar suas imagens para anúncios?

Experimente hoje mesmo o UOL Anúncios! A ferramenta certa para o empreendedor que deseja anunciar em grandes sites, conquistar novos clientes e aumentar o faturamento.

É o seu caso? Então vamos juntos firmar essa parceria!

Com o UOL Anúncios você escolhe a quantidade de cliques que deseja receber. Assim, a mensalidade e o volume de cliques serão fixos, sem surpresas no fim do mês.

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