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O que é marketing sazonal?

Você sabia que o marketing sazonal pode ser uma estratégia perfeita para conquistar ainda mais seus clientes? 

Vender nas datas comemorativas pode ser importante para seu negócio. Para isso, é necessário continuar se preparando através dessa estratégia que tem movimentado os estoques de diferentes empreendedores. 

Para aproveitar as datas comemorativas da melhor maneira possível, continue acompanhando este conteúdo. Ótima leitura! 

O que é marketing sazonal?

Marketing sazonal é uma estratégia que tem como objetivo apresentar e vender produtos de modo mais certeiro nas datas comemorativas.

E para destacar seus produtos e serviços em um determinado período do ano, é necessário planejamento e organização

Ainda que essa estratégia seja direcionada apenas para uma determinada época do ano, ela pode ser interessante para todos os meses. Isso se dá pelo fato que o marketing sazonal vai identificar oportunidades estratégicas para movimentar suas vendas.

Desse modo, será possível entender quais são as datas comemorativas do ano que o seu nicho de mercado mais se relaciona. 

Assim, você vai conquistar a clientela e chamar a atenção para o seu negócio, entendendo como se comporta seu cliente e o mercado.

Vantagens de investir na estratégia de marketing sazonal

Se você está buscando investir no marketing sazonal é necessário conhecer algumas vantagens que essa estratégia pode oferecer.

Por exemplo, se o seu objetivo é garantir que os produtos de seu estoque não fiquem parados, ela será uma ótima oportunidade para isso.

Veja alguns pontos que separamos para você a seguir:

Aumento nas vendas

Através do marketing sazonal, será possível entender qual produto mais se relaciona com determinada data, evitando estoque parado e prejuízos. 

Assim, se a sua loja virtual vende roupas de praia, como será possível movimentar seu negócio no inverno?

Com o marketing sazonal você vai conseguir estabelecer novos caminhos para aumentar suas vendas, por exemplo:

  1. Criar promoções atrativas
  2. Lançar produtos
  3. Mapear as necessidades dos seus clientes

Conquista visibilidade

Outra vantagem é a possibilidade através do marketing sazonal de conquistar a visibilidade para sua empresa. Já que os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos às marcas que se preocupam com as necessidades dos consumidores.

Portanto, é através do marketing sazonal que você vai conseguir atrair os olhos dos clientes para campanhas e anúncios diferenciados. 

Tudo isso levando em consideração quais são seus produtos e serviços, e como eles se relacionam com determinadas datas comemorativas. 

Auxilia no planejamento e adaptação de problemas nas campanhas

Vale destacar ainda que o marketing sazonal é perfeito para que você possa resolver problemas e entregar o melhor ao seu cliente.

Com o planejamento, será possível adaptar com maior facilidade suas estratégias de alcance e venda dos produtos.

Logo, essa estratégia pode ser uma aliada na expansão e crescimento do seu negócio, evitando dores de cabeça indesejadas. 

Agora, vamos conhecer a seguir como realizar esse planejamento e organizar as campanhas sazonais de modo certeiro. 

Como planejar e se organizar para campanhas sazonais? 

Chegou o momento de colocar a mão na massa e tornar a estratégia de marketing sazonal sua aliada!

Para isso, veja como é possível criar estratégias, organizar seu calendário, decidir pelo melhor canal de comunicação e analisar dados abaixo. 

Elabore estratégias de divulgação com antecedência

O primeiro passo é iniciar pela elaboração das estratégias de divulgação, levando em consideração:

A partir disso será possível trilhar um caminho mais certeiro com antecedência, entregando um diferencial aos consumidores.

Portanto, aproveite para ter seu planejamento em paralelo com a construção das campanhas, sempre retornando aos pontos elencados. 

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Selecione bem as datas para a sua campanha

Na etapa de seleção das datas, você precisa ter bem delimitado qual o nicho de mercado que sua empresa atua. Isso vai facilitar na criação de estratégias mais direcionadas para o público que o seu negócio quer atingir. 

Desse modo, vale observar quais são as datas comemorativas que mais movimentam o mercado, por exemplo:

Contudo, existem outras datas importantes que ao utilizar a estratégia de marketing sazonal você pode aumentar suas vendas. 

Por isso, analise com atenção qual é a data que mais se encaixa com seus produtos e serviços, criando assim uma ótima campanha. 

Escolha bem os canais de comunicação

Feito isso, é preciso entender quais são os canais de comunicação que os seus clientes estão mais presentes.

Sendo assim, conheça quem é seu público, por onde ele acessa mais seus produtos e serviços e entregue o que ele está procurando.

Vale destacar ainda que as redes sociais são importantes para encantar seus clientes, contudo, invista também em outros meios, como: 

A partir disso, será possível encantar outros consumidores que estão procurando produtos e serviços nas datas comemorativas. 

Análise o desenvolvimento da campanha

Fazer análises de suas campanhas será algo necessário para que sua empresa continue crescendo e acertando ainda mais. E isso pode ser feito de diferentes maneiras, seja enquanto a campanha está acontecendo ou ainda após a finalização. 

O que será importante é observar os comportamentos de seus consumidores com base nas campanhas, levando em consideração: 

Esses são alguns pontos importantes para que você consiga se preparar melhor para a próxima data comemorativa com o marketing sazonal. 

Desse modo, será possível identificar:

  1. Produtos mais procurados
  2. Lucro obtido
  3. Quantos clientes novos foram atraídos
  4. Canais de venda mais utilizados
  5. Método de pagamento mais utilizado 

E para realizar tudo isso com mais facilidade, segurança e assertividade, a melhor opção é ter uma Loja Virtual em uma plataforma reconhecida no mercado.
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