Soluções

Preciso de um site? Descubra se esse investimento é para você!

5 Mins read

Todo empreendedor já se perguntou em algum momento: afinal, preciso de um site para o meu negócio? Bom, se você deseja ganhar relevância no mercado e autoridade no segmento, é fundamental investir em um site profissional.

E não importa o tamanho, local ou setor do empreendimento. A presença digital valida a existência e traz credibilidade para sua marca — especialmente no mundo real!

Quer impulsionar o crescimento da sua marca? Bom, fique sabendo que, sem um site e uma estratégia de marketing digital planejada, o seu negócio pode perder excelentes oportunidades — e o pior: corre o risco de não sobreviver no mercado!

Para ajudar você a ampliar os horizontes, o UOL Meu Negócio preparou um conteúdo didático para você entender de uma vez por todas porque é preciso ter um site para sua empresa.

Acompanhe!

Por que ter um site?

Para deixar claro como ter um site pode ajudar o seu negócio, imagine a seguinte situação: 

Você começou a vender brigadeiros caseiros e, embora faça sucesso entre seus amigos e familiares, você não sabe como atrair novos clientes. Um dia, um amigo aconselha você a criar um site, mas a ideia lhe assusta, pois parece algo caro, demorado e difícil de manter.

Apesar de não ter experiência com criação de sites, você faz algumas pesquisas e percebe que criar um site com o UOL Meu Negócio é mais fácil do que imaginava! Depois de montar e lançar o site, você percebe um aumento no interesse pelo seu negócio.

Com o tempo, você percebe que a sua página está se tornando uma importante aliada para estratégias de marketing digital.

Alguns dos principais motivos pelos quais um site pode ser importante para o sucesso da sua empresa são:

  • Ampliação de alcance: um site permite que você alcance um público maior do que apenas com uma loja física;
  • Acesso 24 horas: um site está “aberto” para os clientes acessarem a qualquer hora do dia ou da noite. Ou seja: eles podem saber sobre o seu negócio e até mesmo fazer compras mesmo quando sua empresa estiver fechada;
  • Comunicação: você pode usar um formulário de contato para o envio de comentários, além de criar uma seção de perguntas frequentes (FAQ) com as dúvidas mais comuns;
  • Competitividade: é bem provável que seus concorrentes tenham sites. Por isso, ter um site ajuda a permanecer competitivo no mercado.

De um modo geral, um site pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a expandir sua marca, atrair novos clientes e aumentar a receita da sua empresa.

Sou empreendedor local, será que preciso de um site?

É claro que sim! Pense nas pessoas que moram na sua cidade, ou até mesmo turistas, que já pesquisaram por palavras-chave do seu segmento no Google e não encontraram sua empresa. Um grande erro!

É fundamental garantir a presença digital para ser encontrado no mundo real. Afinal, vender é apenas uma das várias funcionalidades que um site pode oferecer ao seu negócio.

Normalmente, as pessoas fazem buscas nas ferramentas de pesquisa para solucionar problemas. Se você tem uma borracharia e alguém furou o pneu próximo ao local do seu estabelecimento, é bem provável que essa pessoa encontre o seu negócio pela sugestão da ferramenta do Google.

Ela pode pesquisar “borracheiro” e, utilizando a geolocalização do dispositivo, o robô de busca indica o seu estabelecimento como o mais próximo.

Tenho uma empresa pequena. Preciso de um site?

Ter um site é fundamental para dar aquele empurrãozinho nos negócios, especialmente se você está começando a empreender! Esqueça propagandas caras de TV ou de jornal. Com o marketing digital você investe menos e tem um retorno ainda maior.

O Inbound Marketing é uma excelente estratégia para começar a se destacar no digital, principalmente contra empresas grandes e consolidadas. Criar conteúdo relevante para o seu público-alvo aumenta as taxas de conversão, além de gerar dados essenciais sobre o desempenho das suas campanhas de marketing.

Já tenho Instagram e Facebook. Ainda sim preciso ter um site?

Uma página no Facebook é importante, mas não substitui toda a funcionalidade de um site. Porém, vale destacar que apenas sites com domínio próprio conseguem alcançar maior credibilidade, além de poder realizar campanhas focadas em email marketing, por exemplo.

Quem não investe em um domínio próprio, pode estar perdendo grandes oportunidades!

Pense nas redes sociais como uma rua movimentada e com alto fluxo de tráfego. Você não vai querer fechar uma compra ali, não é mesmo? Até porque isso não passa qualquer segurança ou autoridade sua para o cliente.

Se você quer fechar um negócio importante, receba o público num espaço próprio, onde você pode encantar e fidelizar as pessoas com a sua marca, sem distrações.

Confira as vantagens de ter um site profissional:

Com mais de 4,9 bilhões de pessoas conectadas à internet em todo o mundo, pesquisar informações sobre empresas e produtos online tornou-se parte da rotina de 87% dos consumidores brasileiros, segundo informações da plataforma de marketing digital Opinion Box.

Logo, quem investe em um site para o seu negócio garante valiosas oportunidades de negócio. O Uol Meu Negócio separou algumas das principais vantagens de ter um site:

  1. Captar leads: o site é uma forma eficiente de captar informações de potenciais clientes, seja através de formulários ou outras formas de contato.
  2. Gerar autoridade: um site profissional e bem estruturado ajuda a gerar autoridade para a sua marca, passando credibilidade e profissionalismo para os visitantes.
  3. Promover a marca: o site é uma excelente ferramenta para promover a marca da sua empresa, destacando seus produtos e serviços, sua história e valores.
  4. Expandir o negócio: com um site, é possível expandir o alcance do seu negócio, atingindo um público maior e gerando novas oportunidades de venda.
  5. Ser facilmente encontrado: um site otimizado para mecanismos de busca ajuda a sua empresa a ser encontrada com facilidade pelos clientes em potencial.
  6. Vender: um site também pode ser usado como uma plataforma de venda, oferecendo produtos e serviços diretamente para os clientes, aumentando a conveniência e o alcance da sua empresa.

Precisa de um site? Então garanta todas as vantagens do Criador de Sites do UOL! 

Não fique para trás na era digital! Com o Criador de Sites do UOL Meu Negócio, você cria seu site com facilidade e garante credibilidade para o seu negócio se destacar da concorrência.

Tenha suporte de um time de especialistas, autonomia em todas as etapas e registro de domínio e hospedagem inclusos.

Sinta-se parte de uma comunidade de empreendedores de sucesso que já estão colhendo frutos na internet. Não perca mais tempo, crie agora sua presença digital com planos que custam a partir de R$ 9,90/mês!

Quer saber mais sobre o assunto? Confira outros conteúdos disponíveis no blog:

>> Criador de sites: guia rápido e completo para você!
>> Criador de Sites: descubra todas as vantagens da presença online

Related posts
Soluções

Shopping UOL: confira tudo sobre o marketplace do UOL HOST

3 Mins read
Na última terça-feira, dia 23/04, o UOL HOST fez o lançamento do Shopping UOL, o seu próprio marketplace, uma nova solução para…
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…