FotografiaTipos de Negócio

Profissão fotógrafo: saiba como trabalhar com fotografia

6 Mins read

Aprenda tudo que você precisa saber para se tornar um fotógrafo profissional

O mercado de fotografia é uma das indústrias que mais se reinventaram no decorrer dos anos, e isso o tornou um segmento extremamente amplo e com muitas oportunidades de crescimento para os profissionais.

Alguns fotógrafos iniciam e seguem suas carreiras como funcionários de empresas, prestando serviços para jornais, agências de modelos, varejistas e outros negócios que precisam constantemente dos serviços de fotografia.

Mas o mercado também é um ambiente excelente para empreender. Quem escolhe atuar nessa área, muitas vezes, começa conseguindo trabalhos como freelancer e vai reunindo experiência e conhecimento técnico suficientes para iniciar um novo negócio, se essa for sua intenção.

No entanto, independentemente de seu desejo ser empreender ou seguir uma carreira como colaborador em uma empresa, especializar-se é fundamental. E vamos falar um pouco sobre isso a seguir.

>> Confira também nossas dicas para se tornar um fotógrafo freelancer!

O que é preciso estudar para se tornar um fotógrafo de sucesso?

Esta, certamente, é uma das perguntas que boa parte dos interessados na profissão de fotógrafo se faz, e a verdade é que não existe uma resposta única para ela.

Existem cursos superiores de formação em fotografia, normalmente bacharéis oferecidos pelas universidades, que dão conta de cobrir os principais aspectos históricos e técnicos da profissão fotógrafo.

O curso também pode representar uma oportunidade interessante para fazer networking com professores e outros futuros fotógrafos. Contudo, a maioria das graduações em fotografia leva 4 anos para ser concluída, e isso pode ser muito tempo para alguns profissionais.

Quem quiser uma formação que também possa ajudar na parte teórica, na criação de contatos e que seja um pouco mais enxuta pode optar por cursos livres oferecidos por instituições de ensino que atuam em diversas áreas do ensino, ou mesmo por escolas de fotografia.

Além disso, há ainda os cursos e workshops de especialização que são feitos para quem já tem o conhecimento básico ou até mesmo já atua na profissão fotógrafo e está buscando adquirir mais conhecimentos em áreas específicas, como manipulação de imagens, técnicas de estúdio e diagramação, por exemplo.

>> Quer ser um fotógrafo de sucesso? Veja aqui nossas dicas para você criar um negócio de foto de sucesso!

Áreas para trabalhar com fotografia

O mercado de fotografia é bastante segmentado, e o ideal é que quem quer investir na profissão se especialize apenas em uma das várias áreas para trabalhar com fotografia.

Isso porque os ramos dessa arte são muito diversos e os consumidores, normalmente, procuram por empresas e profissionais que tenham mais conhecimento e prática naquilo que estão buscando.

Por isso, quem se especializa mais tem mais chances de ser bem sucedido na área que escolheu.

>> Conheça algumas das principais áreas da fotografia e descubra qual delas é a ideal para você!


banner_uolmn_criadordesites_academia

Quanto ganha um fotógrafo

Naturalmente, quem está pesquisando sobre a profissão fotógrafo também quer saber como esse trabalho é remunerado, não é mesmo?

Na verdade, é difícil precisar o salário de um fotógrafo, já que existem tantos tipos de atuação e formas de trabalhar com fotografia e os valores cobrados pelos fotógrafos podem estar relacionados ao seu nível de especialização.

Mas os fotógrafos freelancers e os empreendedores costumam cobrar um valor fixo por hora ou por evento coberto, de acordo com seus próprios gastos e a média dos seus concorrentes. Então os valores mensais de remuneração de cada tipo de profissional realmente podem variar bastante.

>> Você pode saber mais sobre este assunto baixando a tabela de preços que elaboramos para nossos leitores.

6 dicas para iniciar na profissão fotógrafo

Invista em conhecimento: independentemente da área de atuação que for escolher, será fundamental investir em conhecimento, se você quiser se especializar e conquistar um lugar ao Sol no mundo da fotografia.

Adquira bons equipamentos: Os equipamentos de fotografia são responsáveis por materializar a visão do fotógrafo e representar a qualidade do seu trabalho. Por isso, quem quer trabalhar com fotografia deve buscar sempre as melhores câmeras, ferramentas de iluminação, softwares de edição, bolsas e mochilas que protejam os equipamentos no transporte. 

Busque referências: um bom fotógrafo não deve copiar o trabalho de um colega, mas se inspirar nas referências certas é fundamental para que possa criar o seu próprio estilo de fotografia. É isso o que vai te diferenciar dos outros fotógrafos e colocar o seu nome no mapa.

>> Se inspire nesses 10 sites de fotógrafos profissionais!

Construa um bom portfólio: a melhor forma de vender o seu trabalho, principalmente no início, é mostrando o que você já fez. Por isso, é fundamental construir um bom portfólio com suas melhores fotos e tê-lo sempre à mão para apresentar aos clientes.

>> Veja aqui o que é um portfólio e como montar o seu!

Faça networking: fazer contato com as pessoas certas pode alavancar o seu trabalho como fotógrafo e gerar oportunidades incríveis para que você se desenvolva. Mas, para isso, é preciso estar aberto e preparado para conhecer pessoas e empresas diferentes e criar conexões com elas. É isso o que chamamos de networking

>> Leia também Como fazer parcerias de sucesso

Capriche na divulgação: divulgar os seus trabalhos é importantíssimo para ganhar notoriedade e reconhecimento no mercado. Ter um portfólio online e divulgar algumas de suas fotografias nas redes sociais, por exemplo, são boas formas de alcançar pessoas que podem se tornar seus futuros clientes.

>> Baixe grátis o mini guia Marketing Digital para fotógrafos e aprenda a divulgar o seu trabalho

Como ser um fotógrafo profissional

Começar a trabalhar com fotografia não quer dizer, necessariamente, que você é um fotógrafo profissional.

Na verdade, não existe uma cartilha de itens que expliquem como ser fotógrafo. A questão da profissionalização está ligada tanto a questões práticas quanto a algumas mais subjetivas.

Por exemplo, ter um site informativo e com um bom portfólio pode não ser oficialmente um requisito para alguém ser considerado profissional. Mas, levando em consideração que a maioria das pessoas busca na internet antes de comprar um produto ou serviço, ter um bom site pode passar aquela primeira impressão fundamental para o cliente fechar negócio.

Quando as empresas contratam um fotógrafo como profissional para integrar o seu quadro de funcionários, elas normalmente buscam pessoas que tenham conhecimento técnico, alguma vivência na área e que possam participar desde o processo de pré-produção (que pode ser um alinhar detalhes com clientes ou a preparação do estúdio, por exemplo) até a pós-produção (que normalmente diz respeito à edição e manipulação de imagens).

Então podemos dizer que, para as empresas, um fotógrafo profissional pode ser aquele que tem êxito na hora de reunir teoria e prática em seu currículo.

Quem deseja empreender trabalhando com fotografia deve se atentar, também, para alguns aspectos técnicos. Um dos principais é a formalização da empresa.

>> Quer saber como formalizar o seu negócio e abrir uma empresa? Descubra aqui tudo o que você precisa para abrir uma empresa de fotografia como MEI.

Ter uma empresa regularizada, em dia com suas obrigações tributárias e emitindo notas fiscais para os seus clientes é uma das melhores formas de inspirar confiança e demonstrar que você é um profissional, de fato.

Outra questão que vai fazer o mercado e o público te enxergar com um verdadeiro profissional é o modo como você conduz o seu negócio.

Ter processos administrativos organizados, uma boa rotina de produção, cumprir prazos e atender o consumidor sempre de forma cordial e atenciosa são elementos fundamentais para quem quer ter sucesso na área e transmitir profissionalismo.

Em suma, quem está buscando como ser um fotógrafo, ou já atua na área e quer se profissionalizar, tem um longo caminho pela frente. O mercado é competitivo, as tendências mudam muito e se exige muito do profissional.

Mas se você seguir os passos certos adquirindo conhecimento técnico, investindo em bons equipamentos e apostando em formas de divulgar o seu trabalho, com certeza essa jornada o levará ao sucesso!

Related posts
DivulgaçãoFotografiaRedes Sociais

Como fazer fotos de produtos ficarem incríveis para as suas divulgações?

6 Mins read
Você já se sentiu atraído por algum produto ou serviço apenas pela imagem de divulgação?  Isso acontece quando as fotos de produtos…
Abertura de empresaEmpreendedorismoEmpreender na internetMercadoMercado DigitalModaPlanejamento de NegócioTipos de NegócioVendas Online

Apostar em um negócio da moda: boa ideia ou furada?

4 Mins read
Descubra como avaliar se você deveria ou não investir em um segmento que está em alta no mercado Quem quer empreender está sempre de…
Tipos de Negócio

25 temas WordPress para download grátis!

5 Mins read
Confira sugestões de templates para deixar seu site bonito e funcional O WordPress é um dos queridinhos de blogueiros, empreendedores e grandes empresas…