Redes Sociais

Guia definitivo: Como criar conteúdos para Instagram?

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Criar conteúdos para Instagram é muito benéfico às empresas. Através das redes sociais, divulgar sua marca vai trazer maior alcance, confiança e credibilidade para os clientes. 

Já pensou seu negócio alcançando diferentes públicos e vendendo mais através do instagram? 

É com o uso das redes sociais que ao criar bons conteúdos você vai, de forma gratuita, atingindo maior alcance. Empresas de diferentes tamanhos utilizam o Instagram para divulgar e fidelizar os usuários diariamente.

Porém, por mais fácil que pareça produzir conteúdos para redes sociais eles necessitam de uma organização, planejamento e dedicação do empreendedor para que seu alcance seja efetivado. 

Para isso é necessário planejar de forma clara quais conteúdos serão criados e como eles poderão atingir seus clientes. Bem como é necessário trazer novos materiais para que seus clientes sejam atraídos e possam conhecer seu negócio.

Logo, ter clareza nos conteúdos que for postar e entender qual público quer atingir vai facilitar nesse processo. Vale ressaltar que uma presença digital certeira pode acelerar o sucesso do seu negócio, seja no Instagram ou em seu site profissional!

Então, como criar bons conteúdos para o Instagram? Acompanhe nosso guia definitivo para utilizar o aplicativo de forma correta e criativa!

Por que criar conteúdos para Instagram?

Criar conteúdos através do Instagram pode ser divertido e fácil. Além disso, a plataforma possui diferentes funcionalidades para criar conteúdos que vão atrair mais clientes e fazer o seu negócio se destacar na internet. 

Atualmente, o Brasil é um dos países no mundo com maior número de contas cadastradas. Recentemente ainda está chegando na média de 70 milhões de usuários. Com tamanho alcance, o aplicativo se torna um espaço interessante para quem quer vender pela internet.

Ou seja, se você possui uma loja virtual ou site, ter sua empresa ativa no espaço das redes sociais vai facilitar para o seu negócio ser encontrado com maior facilidade. Para isso, é necessário criar estratégias de divulgação dos seus produtos. 

Além disso, utilizar a plataforma apenas para postar fotos pode ser algo que alcance pouco público. Afinal, o Instagram tornou-se espaço para criadores de conteúdo e as diferentes possibilidades de criação devem ser utilizadas.

Formatos de conteúdos para instagram

Um dos exemplos para produzir conteúdos no Instagram é a postagem de vídeos. Com a opção de criação de reels, que são vídeos de até 30 segundos, você pode apresentar seus produtos com uma comunicação mais atrativa

O Reels, por exemplo, impulsiona o seu perfil rapidamente para diferentes pessoas. A ferramenta é inspirada no aplicativo TikTok, famoso pela produção de vídeos curtos e engraçados. Porém, o Instagram prefere que você crie seus conteúdos nele, tornando o alcance mais rápido. 

Outra opção são os stories, ferramenta que grava vídeos de até 15 segundos que ficam disponíveis apenas por 24h. Com ela, você pode marcar pessoas, postar o que seus clientes estão falando da sua empresa e também criar interações, com as caixas de perguntas e enquetes, por exemplo.

Dessa forma, o Instagram vem sendo atualizado para que novos empreendedores possam criar conteúdos que facilitem o alcance de seu negócio, aumentando suas vendas. Além disso, você pode vender diretamente pelo aplicativo

Como vender pelo instagram?

É através da funcionalidade de criação de catálogo na plataforma que você poderá expor seus produtos com o preço. Dessa maneira, vai auxiliar numa aproximação da sua marca com seus clientes, caso eles necessitem de maiores informações o seu site será o espaço ideal.

Com isso, a sua loja virtual pode ser integrada diretamente com o Instagram, tornando a compra ainda mais agilizada e segura.

Essa funcionalidade é ótima, pois ao atrair os clientes para seu o perfil com seu conteúdo ele terá acesso a sua loja virtual facilmente.

Assim, o Instagram oferece facilidade para criar contato com seus consumidores e isso pode ser algo importante para o crescimento do seu negócio. No seu perfil, por exemplo, você pode adicionar informações como e-mail e telefone da sua empresa.

Quando seu cliente acessar o catálogo dos seus produtos e não encontrar algumas informações, ter seus contatos disponíveis de maneira prática pode facilitar suas vendas. Além da sua caixa de mensagens no próprio aplicativo, alguns clientes querem um contato mais formal, como e-mail ou telefone. 

Por isso, estar atento aos seus canais de comunicação e disponibilizar diferentes opções para ele pode ser a chave do sucesso de seu negócio.

Quais são os recursos de criação de conteúdo para Instagram?

Um dos pontos positivos em utilizar o Instagram para produzir conteúdo do seu negócio é a possibilidade de criação de novos materiais para apresentar sua empresa e seus produtos

Como falado anteriormente, existem diversas possibilidades para criar materiais interessantes através de: 

  • Publicação no feed
  • Stories
  • Reels
  • Transmissão ao vivo
  • IGtv

Todas essas possibilidades de criação são úteis quando o assunto é entregar conteúdos de qualidade, aproveite as funcionalidades da ferramenta e pense como seus posts podem ser facilitadores do sucesso de seu negócio.

Assim, utilize o máximo dos recursos que o Instagram apresenta, já que o impulsionamento da plataforma também é realizado para aqueles perfis que movimentam com frequência as postagens e também utilizam todas as ferramentas oferecidas. 

Criar divulgação para o seu negócio com o instagram vai atingir diferentes usuários. Uma vez que, é um dos aplicativos mais utilizados no país. Portanto, estar atento a esses dados vai facilitar a escolha das redes sociais onde cadastrar sua empresa. 

Passo a passo para começar a criar conteúdos para Instagram 

Para começar a criar conteúdos para Instagram é necessário ter uma conta. Ela pode ser feita de forma gratuita, após você baixar o aplicativo em seu celular. 

Feito isso é hora de conhecer a ferramenta:

  1. Publicação no feed: você poderá utilizar fotos da sua galeria ou tirar foto no momento, selecionando a opção “compartilhar”. Logo em seguida, escolha postar ou no feed ou no stories. Para isso, procure o ícone “+” e publique algo interessante aos seus seguidores.
  1. Stories: ao abrir o instagram, arraste para o lado direito da tela, vai abrir a opção de criação dos stories. Nele, você poderá criar vídeos ou postar fotos da sua galeria que ficarão disponíveis por 24h. 
  1. Reels: para criar reels, procure o “+” da publicação e arraste para o lado esquerdo na parte de baixo da tela para encontrar a opção. Você poderá adicionar vídeos da sua galeria ou criar no momento. Além disso, você pode adicionar filtros, músicas e textos. Ele ficará disponível na aba reels e/ou no seu feed.
  1. Transmissão ao vivo: para fazer uma live/transmissão ao vivo você precisa ir na aba de publicação “+” e encontrar o nome “ao vivo”. Ao clicar nele você poderá transmitir aos seus seguidores seu vídeo. Após a finalização, você poderá adicionar título, legenda, foto para capa caso deseje publicar ou pode excluir o vídeo. Depois de salvar ele ficará disponível no seu feed e também no seu IGtv.
  1. IGtv: o IGtv permite você postar vídeos maiores, além dos 30 segundos do reels. É nele também que ficarão disponíveis seus vídeos ao vivo após o encerramento das lives. Para publicar é só adicionar como uma publicação no ítem “+”.

Agora que você sabe onde criar seu conteúdo para instagram é chegada hora de conhecer as principais categorias de conteúdos para criar na plataforma. 

Quais são as principais categorias de conteúdos criados para Instagram? 

Existem diferentes possibilidades de conteúdos para produzir no Instagram. Usar toda sua criatividade nessa etapa vai ser importante para fazer do alcance do seu negócio ser ainda maior. 

Veja a seguir quais são as categorias possíveis de criação para o instagram:

  • Dicas e curiosidades: compartilhe dicas e curiosidades sobre seus produtos, ensine como usar e como transformar os ítens da sua loja. 
  • Conteúdos inspiradores: que tal fazer o diferencial no dia a dia dos seus clientes? Aproveite para criar conteúdos que possam trazer positividade e reflexão, evite utilizar clichês ou frases já repetidas, aproveite para trazer novidades.
  • Bastidores do seu negócio: os clientes gostam de conhecer mais da empresa que estão comprando, aproveite para mostrar desde a fabricação de seus produtos até o envio, seus fornecedores e o espaço de trabalho.
  • Sorteios e premiações: faça sorteios e premie seus clientes com lançamentos ou produtos do seu estoque, isso vai movimentar seu alcance e poder ser ótimo para atrair novos seguidores.
  • Compartilhe seus seguidores: sempre ao enviar seus produtos peça para que seus clientes, se possível, postem algum conteúdo com seus produtos, seja foto ou vídeo, marcando sua empresa. Compartilhe seus clientes, faça deles os protagonistas do seu negócio.

Confira abaixo!

Crie 05 tipos de conteúdos em menos de 10 minutos

Agora que você já tem diferentes ideias para produzir conteúdos interessantes e criativos para o Instagram do seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e produzir em até 10 minutos novos conteúdos.

Para isso, apresentamos abaixo um passo a passo que vai facilitar no momento de criação do seu conteúdo, aproveite! 

  1. Escreva 05 coisas que você gostaria de começar a fazer no Instagram a partir de agora 

Nessa etapa, você deve projetar ações para serem realizadas, como por exemplo:

  1. Atrair novos seguidores e clientes
  2. Produzir conteúdos diversos 
  3. Apresentar uma marca consciente 
  4. Vender mais
  5. Tornar minha empresa íntima dos meus clientes
  1. Escreva 05 coisas que você gostaria de parar de fazer no instagram

Agora, aproveite para se perceber e reconhecer o que está produzindo na rede social ou o que a concorrência tem postado, exemplos:

  1. Postar sem organização
  2. Ficar abalado com críticas negativas
  3. Produzir conteúdos já conhecidos pelos clientes
  4. Postar em qualquer horário com qualquer texto e sem imagem adequada
  5. Não responder clientes com frequência
  1. Escreva 05 mensagens ou categorias de conteúdos que você gostaria de comunicar no instagram 

Aqui você pode delimitar quais caminhos suas postagens poderiam seguir, como:

  1. Enquetes e dicas
  2. Premiações e sorteios
  3. Vídeos interativos
  4. Lançamento de produtos
  5. Live com clientes
  1. Defina como esses 05 conteúdos farão sentido para seus clientes:

A partir de agora é com você! Com essa estrutura anterior, defina como esses 05 conteúdos vão fazer sentido para os seus consumidores. Será que o seu público vai interagir com as publicações?

Se colocar no lugar de seu cliente é essencial para que você produza bons conteúdos e assim faça o engajamento do seu Instagram ser alto e lucrativo. 

Lembre-se que muitas vezes as pessoas estão quase escolhendo o produto, porém o diferencial da sua loja pode ser a tomada de decisão.

Assim, conhecer mais do seu cliente, quais são seus interesses e os motivos que ele está procurando sua loja vai auxiliar na produção de seus conteúdos, facilitando o alcance e dando um retorno positivo para seu negócio.

Por fim, exercite sua criatividade sempre que possível, procure novas referências de postagens, veja o que outras marcas estão produzindo de conteúdo e se inspire. Bons conteúdos geram bons resultados.

Conclusão

Viu como produzir conteúdo de qualidade para o Instagram pode transformar a sua empresa? As redes sociais são aliadas de qualquer negócio, basta utilizarmos da maneira correta, focando em organização e planejamento.

Postar conteúdos diversificados no Insta utilizando as diferentes possibilidades que ele oferece pode ser benéfico para sua empresa continuar crescendo. 

Lembre-se de usar sua criatividade sem limites. Afinal, o que os usuários querem encontrar são conteúdos cada vez mais atrativos. 

Aproveite o conteúdo e inspire-se, crie com seu celular sem sair de casa, utilize os materiais que você possuir e construa cenários lindos para vender mais e melhor os seus produtos. 

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