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7 melhores ferramentas para avaliar o desempenho do meu site (e o que fazer com o resultado)

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Você sabia que a performance do seu site pode impactar diretamente na experiência do usuário? E mais, pode afetar a venda final de seus produtos/serviços? Pois é, um site que apresenta falhas pode comprometer todo o esforço de expandir o seu negócio no digital.

Testes de performance são fundamentais para garantir que a sua plataforma online esteja pronta para receber clientes. Com essa estratégia, você descobre quais fatores contribuem ou atrapalham o sucesso dos seus resultados.

Ao fazer isso, você assegura que o seu site esteja sempre funcionando perfeitamente!

Inclusive, você pode contar com o auxílio de ferramentas que vão simplificar a identificação de falhas e sugestão de melhorias. E o melhor: existem opções gratuitas que podem ajudá-lo a alavancar de vez o seu negócio!

O UOL Meu Negócio preparou este conteúdo para ajudá-lo a monitorar a performance do seu site. Separamos sete principais ferramentas que podem auxiliá-lo nesse processo.

Não perca mais tempo e garanta a satisfação dos seus usuários!

Antes de tudo, o que é um teste de performance?

Um teste de performance é uma avaliação que verifica como o seu site ou loja virtual performa frente a uma determinada quantidade de acessos e se é capaz de oferecer uma boa experiência ao usuário.

Durante o teste, é simulada uma grande quantidade de tráfego para avaliar o comportamento da plataforma.

Existem vários pontos importantes que precisam ser medidos durante o teste:

  • Tempo de resposta do servidor
  • Estabilidade do site
  • Capacidade de lidar com o aumento repentino de acessos.

Além disso, é fundamental avaliar a velocidade de carregamento do site. Ninguém gosta de esperar muito tempo para acessar uma página, não é mesmo?

Fazer um teste de performance é importante para garantir que seus clientes tenham uma boa experiência de navegação e que suas campanhas de marketing tenham retorno.

Por isso, inclua esse tipo de teste em sua estratégia de controle de qualidade e verifique se o site está sendo um investimento ou um custo para o seu negócio!

>> Aproveite e leia: 6 mudanças essenciais para tornar seu site mais fácil de navegar

Ferramentas que facilitam a rotina

É importante destacar que não existe uma única solução que avalia o desempenho de site. Existem diferentes ferramentas que analisam o desempenho de variadas métricas e funcionalidades.

Quando utilizadas em conjunto, fornecem uma visão completa dos resultados do seu site e ajudam a identificar pontos de melhoria. Entre elas estão:

1. SEO Analyzer

Totalmente gratuito e fácil de usar! Você só precisa inserir o endereço do seu site e esperar pelo relatório ficar pronto. O SEO Analyzer aponta todos os erros que estão prejudicando o posicionamento do seu site nos resultados de busca do Google.

E o melhor de tudo: ele mostra como corrigir cada falha. É super prático!

>> Aproveite e leia: O que são e como aplicar as práticas de SEO?

2. Google PageSpeed

Essa é outra opção que também é gratuita! Ela analisa a velocidade de carregamento da sua página e identifica os motivos que podem estar deixando ele lento. Além disso, a ferramenta dá sugestões de melhorias de desempenho de site, garantindo que os clientes tenham uma experiência mais rápida e agradável de navegação.

3. Google Analytics 

Outra ferramenta gratuita do Google, ela pode ajudar a melhorar o desempenho do seu site, fornecendo:

  • Dados sobre o tráfego do seu site
  • Quantidade de visitas
  • De onde são os usuários
  • Quanto tempo ficam
  • Quais páginas são mais populares.

Com essas informações, você pode entender o que está impedindo o seu site de ficar bem posicionado no ranking do Google. E mais, consegue compreender as preferências do seu público.

A melhor parte é que o Google Analytics é fácil de instalar! É só criar uma conta, adicionar um pequeno código ao seu site e começar a monitorar o seu tráfego.

4. Google Search Console 

Você também pode acompanhar dados importantes sobre o seu site com o Google Search Console. Essa ferramenta gratuita do Google ajuda você a melhorar o desempenho de site nos resultados de busca.

Com ela, você pode monitorar o tráfego e ver quais palavras-chave as pessoas usam para encontrar seu site. Além disso, identifica links indesejados e erros de rastreamento e fornece soluções para melhorar o rankeamento da sua página no Google.

5. SEMrush

Embora não seja gratuita, a SEMrush é uma das ferramentas mais populares, com foco na competitividade e otimização inteligente. Essa solução compara sua página com a dos concorrentes, identifica problemas e apresenta relatórios completos com sugestões e soluções para melhorar o posicionamento da sua página no Google.

6. Majestic SEO

Já se perguntou como o site do seu concorrente recebe tantas visitas? Com a ferramenta Majestic, você pode descobrir as estratégias de otimização e métricas do site de outras empresas.

Basta apenas inserir o domínio da página que você deseja analisar e receber um relatório completo sobre suas principais estratégias de otimização. Incrível, não é mesmo? Há versões pagas e uma versão de teste gratuita disponível para uso.

7. Gatling 

Ajuda a prever e detectar problemas no seu site, como respostas lentas e erros. Assim, é possível agir a tempo de evitar que o seu usuário tenha uma experiência negativa. 

Embora o Gatling tenha algumas opções pagas para suporte e recursos adicionais, sua versão gratuita é bastante robusta e oferece uma funcionalidade bem ampla.

Por que investir em um teste de performance?

De forma resumida, investir em um teste de performance pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, tais como:

  • Corrigir problemas no site que vão melhorar a experiência do usuário, aumentar a taxa de conversão e diminuir a taxa de rejeição.
  • Mais velocidade, melhorando a posição do seu site nos resultados de busca do Google, além de, consequentemente, atrair mais tráfego.
  • Evitar a perda de clientes e vendas, já que muitos usuários abandonam o site quando ele demora para carregar, apresenta erros ou fica fora do ar.
  • Melhorar a reputação da sua marca, já que um site rápido e funcional passa mais confiança para o usuário.
  • Economizar dinheiro, já que é mais barato investir em um teste de performance do que em campanhas de marketing para atrair mais visitantes.

Além disso, vale lembrar que é possível recuperar vendas perdidas através de estratégias de envio de e-mail marketing! Isso desde que o consumidor tenha deixado o e-mail no momento do abandono do carrinho.

Inclusive, dados mostram que mais de 40% dos usuários abrem e-mails de carrinho abandonado, o que pode ser uma excelente oportunidade de recuperar vendas e aumentar a receita do seu negócio!

Empreenda sem dor de cabeça! 

Você não precisa mais esperar para ter sua presença digital! Crie seu site agora mesmo com o Criador de Sites do UOL Meu Negócio. Use nossos modelos prontos e tenha sua própria página online em poucos minutos.

E a melhor notícia, por um preço bem acessível: a partir de R$ 9,90/mês!

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