Manter o contato com os clientes é muito importante. E um dos meios utilizados para isso é o e-mail marketing. Por meio dele, você constrói um relacionamento com o consumidor, enviando-lhe materiais ricos e de alta relevância para ele, bem como promoções e campanhas relacionadas aos produtos.
Não basta apenas enviar emails, é preciso que eles sejam atrativos, bem construídos e com uma mensagem clara aos consumidores – o que a sua empresa vende e como os seus produtos podem ajudá-los.
O email marketing atrai mais clientes do que o Twitter e o Facebook, gerando um custo 17% menor do que outras campanhas de marketing. Isso mostra que é possível investir nessa área e obter excelentes resultados no seu negócio!
Neste artigo você vai saber porque o e-mail marketing é tão importante para o seu negócio e como usá-lo em suas campanhas para atrair, conquistar, fidelizar clientes e aumentar as vendas!
O que é email marketing?
O email marketing é uma ferramenta de publicidade de baixo custo, em que através de uma lista de contatos os emails são enviados aos clientes conforme a campanha de marketing que a empresa criou, algo que todos os empreendedores podem começar a usar e dominar!
O email tem um alcance impressionante entre os usuários, pois qualquer pessoa no mundo pode receber uma mensagem digital instantaneamente, responder e interagir com ela em tempo real.
Se você já comprou algo pela internet e recebeu emails com dicas de como comprar melhor e escolher produtos de uma empresa, então você já sabe como funciona o email marketing!
Por que devo investir em e-mail marketing para minha loja virtual?
As campanhas de email marketing têm um grande potencial, já que a maioria das pessoas tem e-mail, sendo assim é fácil de receber as informações e conteúdos produzidos pelas empresas.
Conheça agora alguns motivos para você investir em email marketing para sua loja virtual:
Tem um grande alcance
Com o envio de emails você consegue alcançar inúmeras pessoas ao mesmo tempo, sem gastar rios de dinheiro com isso.
Basta determinar a lista de contatos dos possíveis clientes de maneira prévia, para então criar uma campanha e começar o envio de e-mails.
Determine o período em que essa campanha estará no ar e depois analise os resultados: quantas pessoas retornaram o email, entraram na loja virtual e compraram?
Alcance previsível
Com o email marketing, você sabe exatamente para quem eles estão sendo enviados e quantas pessoas poderiam retornar as mensagens.
Como isso funciona para o pequeno empreendedor? Para que os consumidores conheçam o seu produto, é preciso se comunicar com eles através das redes sociais e utilizar o email marketing para criar uma boa lista de contatos.
Retorno financeiro
Por ser um meio de comunicação de baixo custo e bom retorno, o email marketing é uma das estratégias mais eficazes que as empresas têm utilizado hoje em dia. Basta ter uma boa conexão com a internet e acesso ao seu e-mail.
Então, o valor investido em uma boa internet e um e-mail de qualidade, será bem menor do que o retorno financeiro que você obterá com a campanha de email marketing, já que os clientes começarão a comprar mais os seus produtos.
Promove seus conteúdos e produtos
Para começar a fazer o email marketing para sua loja virtual, basta criar um objetivo para a sua campanha. Alguns mais utilizados são:
- Quais clientes deseja alcançar baseado em sua área de atuação (o que a sua loja virtual oferece, seja roupas masculinas, femininas, objetos de decoração, etc).
- Deve-se focar nas qualidades dos seus produtos / serviços oferecidos, apresente as vantagens.
- Quais os diferenciais da sua empresa, por que o cliente deve comprar de você e não do seu concorrente?
- Você oferece brindes e facilidades de pagamento para o seu cliente?
Transacional
O email marketing é uma ferramenta versátil. Na prática funciona da seguinte forma, caso alguma campanha não tenha bom engajamento ou você precise mudar alguma coisa, basta recriá-la e lançá-la novamente até que dê certo.
Falaremos mais sobre nos próximos tópicos.
Simples, fácil e efetivo
O email marketing é simples e fácil de começar a praticar no dia a dia, sendo totalmente efetivo para o objetivo que você deseja alcançar.
Como fazer um email marketing de sucesso
No caso dos empreendedores que têm uma loja virtual, uma das coisas que eles não querem que aconteça é o abandono de carrinhos — quando o cliente coloca produtos no seu carrinho mas não conclui a compra.
É aí que o email marketing para loja virtual entra recuperar o cliente.
Pode-se fazer uma campanha com a finalidade de promover os seus produtos e talvez o consumidor não consiga concluir a compra. Pode-se então enviar e-mails como a seguinte mensagem: “olá (nome do cliente), seus produtos ainda estão te esperando no nomedasualoja! Ficou com alguma dúvida, como podemos te ajudar?”
Esse tipo de mensagem na maioria das vezes cativa o cliente, fazendo-o voltar na sua loja virtual e concluir a compra, sendo essa uma das formas mais eficazes de fazer email marketing de sucesso. Vamos saber mais sobre o assunto?
- Realize um bom planejamento
Nada funciona sem um bom planejamento, não é mesmo? E não é diferente quando falamos sobre email marketing. Se estamos investindo tempo e dinheiro em uma campanha, é óbvio que precisamos ver esse retorno, e isso só é possível quando se tem planos.
- Defina qual é o objetivo da campanha: vender mais, atrair clientes que tenham a ver com a minha área de atuação, nutrir esse contatos com conteúdo de qualidade e etc.
- Metas: após decidir qual é o objetivo da campanha, é preciso definir as metas. Por exemplo, em um mês você deseja lançar um determinado produto, em seis meses, o objetivo é vender um valor X para investir novamente no negócio, e assim por diante
- Planejamento financeiro: coloque na ponta do lápis, o que você precisa gastar para colocar a campanha para rodar, os custos básicos (internet, energia elétrica)
- Calendário de conteúdo: é onde estarão todas as datas comemorativas do ano. Dessa forma, você consegue se planejar para cada uma delas, tais como, uma campanha para a Páscoa, de festas juninas, no Natal e etc.
- Período: por quanto tempo a sua campanha ficará no ar? O ideal é que ela fique rodando de uma semana a um mês, para que você consiga ver o que funcionou ou não e repetir a campanha
2.Planejamento de público
Chamamos também de segmentação de público, que é a parcela de pessoas que a sua empresa atinge. Todo empreendedor deve ter isso bem claro na sua mente, pois sem essas informações o resultado esperado nas vendas pode não acontecer.
3. Crie um template criativo
Você não precisa gastar dinheiro nesse processo de criar templates criativos. Os templates são imagens, modelos de postagens que têm a ver com o seu negócio.
Se a sua loja vende doces, é possível criar templates com as fotos maravilhosas dos seus produtos, aguçando a vontade de comer.
Para te ajudar nesse processo, você pode usar o Canva, que é um aplicativo gratuito de criação de fotos, postagens e materiais visuais para qualquer tema, disponível também na versão para computador.
4. Enviar, testar, analisar, aprimorar e repetir
Depois de criar a sua campanha e enviar os emails para os clientes, é hora de analisar os resultados. Se eles estão aparecendo (aumento de vendas e novos clientes), mantenha a qualidade da campanha de email marketing para sua loja virtual.
Mas, se algo não saiu como o esperado, não se preocupe! Teste outras técnicas e repita a campanha até chegar no objetivo da sua empresa.
Extra: Crie um email personalizado para a sua loja virtual
Aqui vamos dar uma dica extra para a sua campanha ser um sucesso entre os clientes! Quando você personaliza o seu e-mail, ou seja, algo que leva o nome do seu negócio, os seus clientes terão muito mais confiança em se relacionar com a sua empresa.
Em uma loja virtual, é possível brincar com as cores, escolher as melhores formas de divulgar os seus produtos e assim encontrar uma estratégia que funcione e aumente as vendas.
Com o email marketing, as chances de conseguir ótimos resultados é enorme! Que tal iniciar a sua campanha com um email personalizado?
Tipos de Email Marketing para Loja Virtual
Com o email marketing para sua loja virtual você mantém uma comunicação direta com o cliente, levando até ele novidades, conteúdos de valor, promoções, dicas e etc.
Vamos conhecer agora os tipos de email marketing mais usados no meio digital:
- Email promocional
A palavra promocional aqui, significa “promover uma oferta ou um item físico”, seja um produto ou um conteúdo inovador da sua empresa, no caso, a sua loja virtual.
Para criar um, pode-se pensar no grupo de pessoas que deseja alcançar e também na periodicidade que esses e-mails serão enviados. Ao final do período, verifique quantas pessoas foram alcançadas, quantas vendas foram fechadas e de preferência, anote isso para que você tenha controle de tudo o que deu certo.
- Email sazonal
Esse tipo de email é ideal em datas comemorativas, por isso o calendário de conteúdo pode te ajudar a criar o conteúdo em cada data. Colete o maior número de dados para criar a sua campanha, principalmente as datas comerciais do ano.
Estimule a sua sensibilidade na construção das campanhas, entenda o que o cliente está buscando, qual é o momento atual da economia e como isso afeta o seu negócio. Adaptar é sempre uma opção, é melhor você criar as estratégias certas para cada pessoa, do que elaborar uma mega campanha que não será bem aceita pelo seu público.
- Email marketing de boas-vindas
Trata-se de enviar um email ao seu potencial cliente, nutrindo-o com informações relevantes até que ele se torne um cliente de fato e fidelize com a sua empresa.
O email de boas-vindas pode ter um formato mais descontraído, convidando a pessoa a receber emails de dicas e depois passar para as ofertas dos seus produtos em si.
- Email de confirmação e acompanhamento de pedido
Esse email é ideal para confirmar a inscrição do cliente no login de sua loja virtual, ajudando-o a passar pela jornada de compra até o acompanhamento do pedido até a sua casa.
O email de confirmação e acompanhamento de pedido é importante, porque dá um norte ao usuário de quanto tempo ele deve esperar para que a sua mercadoria chegue.
São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença na criação de email marketing. Nesse sentido, quanto mais informações você adiciona e se aproxima do seu público, mais fácil será desenvolver uma campanha de sucesso.
- Email para clientes inativos
Aqui os empreendedores podem criar emails que chamem uma pessoa que deixou de interagir, de volta para a base de contatos.
- Pergunte a eles quais conteúdos a pessoa gostaria de receber, se prefere textos com vídeos e etc
- Envie emails com endereço de grupos, como por exemplo @financeiro ou @contato
- Verifique se a pessoa aceitou o email, se respondeu e etc
Ferramenta de Email Marketing para Loja Virtual
Para te ajudar a fazer email marketing para sua loja virtual, o UOL Meu Negócio tem uma ferramenta completa de disparo de emails, pronta para você usar e aplicar na sua empresa!
Com ela, você reúne a lista de contatos em um só lugar, podendo integrar com a sua loja ou site — fácil de consultar e usar nas próximas campanhas.
Para criar o seu, basta entrar no site do UOL Meu Negócio, escolher um dos planos que mais se encaixam com a sua empresa no momento, e pronto!
Depois, no painel do cliente você acompanha em tempo real as suas campanhas de email marketing UOL, verificando quantos foram entregues, quantos abriram e os cliques que foram revertidos em vendas — que é o objetivo da campanha.
Os templates prontos do UOL permitem que você personalize a sua campanha como quiser, dando um ar muito mais profissional. E então, vamos começar a criar campanhas de email marketing personalizados para a sua loja virtual?